Jean Coelho e Allan da Mota Rebello tiveram as dispensas divulgadas no Diário Oficial da União
O diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jean Coelho, foi demitido nesta terça-feira (31), conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Também foi dispensado o diretor de inteligência, Allan da Mota Rebello.
A saída deles ocorre uma semana depois da morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, vir à tona. O homem foi amarrado e posto no porta-malas de uma viatura da corporação, transformada por agentes em uma "câmara de gás", em uma alegada tentativa de contê-lo durante uma abordagem de trânsito. A vítima morreu. Imagens do ocorrido foram divulgadas em redes sociais e causaram comoção. A relação entre a dispensa dos diretores e esse caso não foi esclarecida pelo governo.
Em nota, a PRF havia informado que, durante a abordagem da equipe, Genivaldo reagiu de forma agressiva e precisou ser contido com técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo. O órgão disse ainda que abriu procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos, que foram afastados.
Além da apuração aberta na esfera criminal, para acompanhar as investigações sobre a responsabilidade dos policiais pela morte de Genivaldo, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão abriu uma apuração no âmbito cível sobre "violações aos direitos dos cidadãos e, em especial, aos direitos das pessoas com deficiência". Segundo a família de Genivaldo, o homem sofria de esquizofrenia e fazia uso de medicamentos há 20 anos.
Jovem morre após choque elétrico durante montagem de palco de festa junina no Ceará
O montador de palcos Mateus de Oliveira Barros, de 20 anos, morreu na última segunda-feira
O montador de palcos Mateus de Oliveira Barros, de 20 anos, morreu no final da tarde da última segunda-feira (30), enquanto trabalhava no centro de Penaforte. Ele residia em Salgueiro (PE) e estava montando um palco perto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde. O mesmo teve contato com um fio da rede de alta tensão e caiu de uma altura de sete metros, sendo socorrido às pressas ao hospital local, mas não resistiu.
O município de Penaforte está vivenciando a tradicional festa de Coroação de Nossa Senhora, que remonta há 70 anos, e o palco acolhe os artistas nos eventos sociais. Ainda na noite desta segunda-feira, houve shows com artistas da terra os quais prestaram homenagens póstumas a Mateus.
Palco estava sendo montado perto da Igreja Matriz de Penaforte
Açude Orós - Segundo maior do Ceará, mais que dobra de volume neste ano de 2022
A última vez que o Orós sangrou, foi em 2011 - À época, o açude começou o ano com 60% - Cinco meses depois, o reservatório conquistou mais 40% de recarga e sangrou no dia 19 de maio
O Açude Orós, que já ocupou o posto de maior reservatório do Estado até 2002, ano que foi construído o Castanhão, atingiu duas expressivas marcas neste ano: o reservatório mais que dobrou em 2022 e atingiu volume que não era alcançado desde 2014.
O reservatório ultrapassou o índice de 49% de volume hídrico acumulado. Esta é a primeira vez que um dos três gigantes (Castanhão, Orós e Banabuíu) das águas supera tal índice em oito anos. Em 1º de janeiro de 2022, o Orós possuía apenas 22,49%. Ou seja, em pouco mais de quatro meses, o reservatório passou para quase 50% (49,4%).
Castanhão - 20 de julho de 2013 > 50,49%
Orós - 21 de junho de 2014 > 50,57%
Banabuiú - 07 de dezembro de 2012 > 50,12%
Os dados foram levantados com base nos números do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Nenhum comentário:
Postar um comentário