A partir de hoje (1º), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em novo formato. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.
Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.
As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.
A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.
Varíola dos macacos: hipótese mais forte em suspeita do Ceará é catapora, diz especialista que acompanha o caso
O caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará pode ser diagnosticado como varicela, popularmente conhecida como catapora. Esta é a avaliação de Vilani Matos, coordenadora de vigilância epidemiológica e prevenção em saúde da Secretaria estadual (Sesa), que disse que essa seria a "hipótese mais forte". Ela participou de uma live da Escola de Saúde Pública do estado (ESP-CE) nesta terça-feira (31), junto a médica infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Christianne Takeda.
A Sesa informou, nesta segunda-feira (30), que recebeu a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) de um residente de Fortaleza. Este é um dos dois casos suspeitos no Brasil, sendo o segundo em Santa Catarina.
"Esse paciente nunca teve catapora, então ele com certeza não recebeu vacina, porque é recente. A gente vai investigando para quando o resultado chegar. A gente precisa aguardar o resultado do laboratório, mesmo tendo todas essas evidências [que não se trata de varíola dos macacos]", diz a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário