A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) anunciou que a partir desta segunda-feira (4), a vacinação contra a poliomielite não será mais feita com o imunizante oral, chamado de ‘gotinha’. De acordo com a pasta, a mudança no esquema vacinal tem sido feita desde setembro, com a orientação de recolhimento dos imunizantes em gotas. A substituição para a vacina injetável é respaldada pelo Ministério da Saúde.
Segundo Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização do Ceará, o imunobiológico injetável é seguro, pois utiliza apenas partículas do vírus. Há mais de 30 anos, graças às campanhas nacionais de vacinação, a doença não é registrada no país. “Apesar disso, é importante que as pessoas continuem vacinando para a proteção contra essa doença, que é muito grave, especialmente nas crianças”, alerta.
O novo esquema vacinal contra a poliomielite será realizado na seguinte sequência: a 1ª dose será aplicada em crianças de 2 meses, a 2ª dose em crianças de 4 meses, a 3ª dose em crianças de 6 meses e a dose de reforço em crianças de 15 meses.
Mesmo com a alteração, o mascote Zé Gotinha, amado pelas crianças e símbolo da imunização no Brasil, continuará presente nas campanhas no Estado. “Muitos perguntam se o nosso querido Zé Gotinha vai sumir, mas ele vai continuar presente, a fim de reforçar sempre a importância de manter o esquema vacinal em dias”, afirma a coordenadora.
De acordo com a SESA, no sábado (9), os municípios serão orientados a realizar busca ativa nas crianças que ainda não receberam a dose de reforço.
Tentativa de homicídio à bala em Nova Olinda na noite deste domingo
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste domingo no município de Nova Olinda. Por volta das 19 horas Antônio Jussenildo dos Santos Vieira, de 37 anos, foi lesionado a tiros perto de sua casa na Rua Nossa Senhora de Aparecida (Bairro Terreiro Duro) naquele município. Segundo testemunhas, o crime foi praticado por duas homens que fugiram numa moto.
A polícia tomou conhecimento pelo hospital de Nova Olinda para onde a vítima foi socorrida e, momentos depois, transferida ao São Camilo de Crato. A patrulha da PM com os Sargentos Helaecio e Isidorio e o Soldado Araújo soube que a vítima foi lesionada com três tiros nas coxas e nas nádegas e diligenciou à procura dos acusados, mas ninguém foi preso. Jussenildo não responde procedimentos criminais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário