Foto Shutterstock |
Já ouviu falar em pneumonia silenciosa? O termo é usado para a doença causada, principalmente, pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, responsável por internações na Ásia e Estados Unidos, no último ano, e, mais recentemente, no Brasil. Apesar do nome pouco disseminado, a infecção não é novidade para os profissionais da saúde e possui tratamento estabelecido.
Ainda não há um monitoramento dessa bactéria por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já que a pneumonia causada pela Mycoplasma não é de notificação compulsória. Contudo, é possível identificar a doença por meio de exames laboratoriais.
Robério Leite, infectologista pediátrico, explica que testes de Swab (cotonete) similares aos usados para a Covid podem confirmar a infecção pela bactéria, mas o método ainda não é economicamente acessível.
“Temos realmente visto bem claro o aumento de casos em São Paulo. Aqui, o sistema de saúde pública ainda não captou essa situação, embora a gente tenha visto na saúde suplementar o aumento de casos em crianças”, detalha.
Com informações do Diário do Nordeste.
Abono salarial começa a ser pago, nesta segunda-feira, aos trabalhadores brasileiros nascidos em setembro e outubro
A partir de hoje, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil pagarão o abono salarial do PIS/Pasep de 2024 (ano-base 2022) aos trabalhadores nascidos em setembro e outubro. E os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário, em 27 de dezembro de 2024.
Em 2024, o calendário de pagamento do abono salarial, referente ano-base 2022, foi unificado pelo mês de nascimento tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto servidores públicos. A liberação — de R$ 118 até R$ 1.412 (um salário mínimo) — acontece de acordo com o mês de nascimento do beneficiário e de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base.
A liberação do benefício é feita de forma escalonada. Os que têm conta-corrente ou poupança na Caixa e no BB recebem o dinheiro diretamente em conta. No caso da Caixa, quem não possui conta no banco tem o valor depositado em poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O valor do benefício vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Neste caso, é considerado o ano de 2022. Mas só tem direito ao benefício os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base.
A consulta para saber se tem direito ao abono e os valores a receber pode ser feita no aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br. Os trabalhadores também podem consultar se possuem valores a receber de anos anteriores. Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode ainda baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador. Nele, é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas.
O aplicativo está disponível para Android na Play Store, e na App Store. Outra opção é ligar para 158. Além disso, o número da Caixa para saber sobre o PIS é 0800-726-0207.
Com informações do Ceará Agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário