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quarta-feira, 28 de agosto de 2024

IPCA-15 registra alta impulsionado pelo aumento no preço da gasolina

 


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, foi de 0,19% em agosto, 0,11 ponto porcentual abaixo da taxa de julho (0,30%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta terça-feira, 27.

Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumulou 4,35%, abaixo dos 4,45% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2023, a taxa foi de 0,28%.

IPCA-15: 8 dos 9 grupos pesquisados tiveram alta da inflação em agosto
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em agosto. A maior variação e o maior impacto positivo vieram de Transportes (0,83% e 0,17 p.p), seguido por Educação (0,75% e 0,05 p.p.).

Nos transportes, o resultado foi influenciado pela gasolina. Os demais combustíveis (3,47%) também tiveram alta de preços: etanol (5,81%), gás veicular (1,31%) e óleo diesel (0,85%). Por outro lado, as passagens aéreas registraram queda nos preços (-4,63%).

O grupo Alimentação e bebidas (-0,8%) apresentou queda pelo segundo mês consecutivo. As demais variações ficaram entre o 0,09% de Comunicação e o 0,71% de Artigos de Residência.

Quanto aos índices regionais, oito áreas tiveram alta em agosto, informou o IBGE. A maior variação foi observada em Recife (0,50%), em razão da alta da gasolina (6,01%). Já o menor resultado ocorreu em Salvador (-0,11%), que registrou queda nos preços do tomate (-30,33%) e da cebola (-13,73%).

Para o cálculo do IPCA-15, o IBGE coletou os preços entre 16 de julho e 14 de agosto de 2024 (referência) e os comparou com aqueles vigentes de 15 de junho a 15 de julho de 2024 (base).

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

Segundo o IBGE, a metodologia utilizada é a mesma do IPCA; a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Fonte: Revista Oeste  via https://www.sobral24horas.com/2024/08/ipca-15-registra-alta-impulsionado-pelo.html

ELEIÇÕES 2024 - Horário eleitoral gratuito começa a ser transmitido na TV e no rádio nesta sexta-feira

 As propagandas serão exibidas até o dia 3 de outubro

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa nesta sexta-feira (30) em todo o território brasileiro, segundo o calendário das eleições municipais de 2024. As propagandas serão exibidas até o dia 3 de outubro. Nas localidades com segundo turno (no caso do Ceará, as cidades de Fortaleza e Caucaia), os anúncios vão ser transmitidos nas emissoras de 11 a 25 de outubro.
Com veiculação diária nas emissoras, de segunda a domingo, o horário eleitoral tem duração total de 70 minutos, que são distribuídos em blocos ao longo do dia. Cada partido, federação ou coligação tem o direito de exibir inserções com duração de 30 a 60 segundos. A divisão do tempo de propaganda dos candidatos segue uma proporção, em que 60% do tempo deverá ser dedicado ao cargo de prefeito e 40% ao de vereador.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que, para o cargo de prefeito, as emissoras devem exibir a propaganda eleitoral obrigatória dos candidatos de segunda a sábado. As transmissões deverão ocorrer no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, enquanto na televisão será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Propaganda eleitoral nas ruas e na internet - A propaganda eleitoral nas ruas e na internet para as eleições de 2024 foi autorizada a partir de 16 de agosto. Com a liberação, os candidatos já podem realizar a distribuição de folhetos e adesivos, além de promover carreatas e comícios. Apesar disso, é proibido fixar propaganda em bens públicos, distribuir brindes como camisetas e cestas básicas e realizar showmícios.
Na internet, a propaganda também já está liberada. Os candidatos podem utilizar sites, redes sociais e enviar mensagens aos eleitores.
Nas eleições deste ano, novas normas e resoluções da Justiça Eleitoral estão intensificando o monitoramento do comportamento dos candidatos nas redes sociais. Entre as principais novidades, destacam-se o controle das transmissões ao vivo durante a campanha e a regulamentação do uso de inteligência artificial na propaganda política.

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