Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Desemprego cai com melhora no mercado de trabalho do Ceará

 


Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A taxa de desemprego do Ceará caiu 1,1 ponto percentual no segundo trimestre deste ano, para 7,5%, tanto em comparação a igual trimestre de 2023 quanto ao trimestre imediatamente anterior.

Os dados são da 28ª edição do Termômetro do Mercado de Trabalho, elaborado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Para o analista de políticas públicas e autor do trabalho, Daniel Suliano, os impactos no desemprego são reflexos de uma melhora dinâmica no mercado de trabalho do Ceará.

Segundo Daniel, a taxa de desocupação ou desemprego é calculada a partir do número de ocupados e das pessoas que "tomaram providências efetivas em busca de ocupação".

Houve, assim, um aumento no número de ocupados e uma queda entre aqueles que fizeram uma busca por ocupação, explica.

Este é o quarto menor patamar desde o início da série histórica, que teve início no primeiro trimestre de 2012.

Além disso, o desemprego se mantém abaixo de um dígito desde o terceiro trimestre de 2022, quando detinha uma taxa de 8,6%.

"Valores comparáveis apenas ao período que antecedeu ao impacto da crise econômica de 2015 e 2016", conforme relata Daniel no estudo.

Com informações do O Povo.

Banco Central do Brasil anuncia novas regras para funcionamento do Pix no celular

Foto Shutterstock
O Banco Central anunciou algumas mudanças que entrarão em vigor a partir de 1° de novembro para reforçar a segurança do Pix em celulares. A principal alteração afeta transações realizadas em smartphones e computadores não previamente cadastrados no banco.

O valor máximo permitido das transferências por meios não cadastrados será de R$ 200. Também será estabelecido que, quando um cliente trocar para um celular desconhecido, o limite diário para transações via Pix será limitado a R$ 1.000.

Conforme o Banco Central, o principal objetivo é dificultar que criminosos consigam realizar pagamentos através do Pix em dispositivos diferentes dos já utilizados pelo cliente.

As alterações, que aprimoram os mecanismos de segurança foram formalizadas na Resolução BCB nº 403, disponível no site da instituição

Nenhum comentário:

Postar um comentário