Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará criam meias com tecido que pode ajudar no tratamento do pé diabético

 


Foto Ribamar Neto/UFC
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu um tecido de fibra de carbono com um liberador de óxido nítrico (NO), substância que tem funções anti-inflamatórias, antimicrobianas e de redução de dor. Modelado em formato de meias, o item tem potencial para ser utilizado no tratamento do pé diabético, uma das complicações mais comuns do diabetes mellitus.

Em abril deste ano, a criação recebeu a carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Ela indica que esse material é novo, inventivo e tem aplicação industrial”, afirma um dos autores da iniciativa, Pedro Martins da Silva Filho, que trabalhou na pesquisa durante o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química (PGQUIM) da UFC.

Segundo informações da Agência UFC, essa é a patente de número 57 da Universidade, sendo a 9ª do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e a 18ª do Centro de Ciências. O trabalho dos pesquisadores da UFC também foi aprovado no edital do Programa Centelha, que visa estimular o empreendedorismo inovador.

Para a criação desse produto, a equipe realizou a adsorção — fixação de moléculas de um fluido a uma superfície sólida — do composto químico nitroprussiato sobre o tecido. Em seguida, foi preciso verificar a capacidade de a fibra liberar óxido nítrico e reter cianeto, dois subprodutos da decomposição do nitroprussiato.

Com informações do Diário do Nordeste.

Menino de 3 anos com autismo morre afogado em lagoa no Ceará após sair sozinho de casa

Foto Arquivo pessoal
Um garoto de 3 anos com autismo morreu afogado em uma lagoa após sair de casa sozinho, sem os familiares perceberem, no Bairro Arianópolis, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta última vez quarta-feira (21).

Segundo Regiane Camelo de Lima, mãe do pequeno Jhonatan Adrian Camelo da Silva, ela estava trabalhando em um banco e a criança, que é não verbal, estava em casa com a avó e a irmã.

No momento que a avó foi olhar uma roupa na máquina de lavar, ele retirou o cadeado que estava aberto no portão e saiu da residência sem que as duas percebessem.

"Minha filha me ligou umas três horas da tarde dizendo que o Jhonatan havia sumido e elas estavam a procura dele. Aí pedi para sair mais cedo do trabalho. A gente pensou que ele estivesse na casa de alguém, saí procurando pela vizinhança, batendo de porta em porta", relatou Regiane Camelo abalada.

Ainda conforme a mãe, o menino ficou cerca de duas horas desaparecido até ser localizado pelo tio em uma lagoa que fica nas proximidades da residência da família.

Atendimento e tentativa de reanimação

Jhonatan foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da Jurema, onde os socorristas tentaram fazer a reanimação, mas ele não sobreviveu.

O garoto era o caçula de quatro irmãos e estudava na Creche Municipal Nedi Edson Queiroz, que cancelou as aulas desta quinta-feira (22) por conta da morte do aluno.

"Recebemos com grande tristeza a notícia do falecimento do nosso aluno Jhonatan Adrian, no Infantil 3A. A equipe que forma o Nedi Edson Queiroz apresenta suas condolências e se solidariza com os familiares", diz a nota.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário