Web Radio Cultura Crato

domingo, 18 de agosto de 2024

Elon Musk comenta saída do X do Brasil: "Moraes é uma desgr*ça"

 


O proprietário da rede social X, Elon Musk, comentou a decisão de fechar o escritório da empresa no Brasil por se recusar a acatar ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o empresário, o magistrado é uma “desgraça total para a Justiça” brasileira.

Elon disse que as determinações do ministro violam as leis e defendeu não ter escolha a não ser encerrar as atividades do X em solo brasileiro.

– Devido às exigências da “Justiça” @Alexandre no Brasil que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, não tem escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil – escreveu.

Musk também compartilhou a nota da Global Government Affairs comunicando o fim das atividades no Brasil. O texto relata que Moraes ameaçou de prisão o representante legal da empresa, caso não houvesse o bloqueio de perfis investigados.

– Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal – diz a nota.

– Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil – acrescenta.

Fonte: Pleno News via  https://www.sobral24horas.com/2024/08/elon-musk-comenta-saida-do-x-do-brasil.html

Elon Musk anuncia encerramento do X no Brasil após ameaças de prisão de Alexandre de Moraes

 Decisão da plataforma de rede social ocorre em resposta a ordem judicial e ameaças de prisão a funcionários no país.


A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou o fechamento de seus escritórios no Brasil após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar com prisão o representante legal da empresa no país. A ameaça foi feita em uma ordem judicial secreta, conforme comunicado divulgado pela plataforma.

Segundo o comunicado, a ordem de Moraes exigia que a plataforma cumprisse determinações de bloqueio de conteúdo que, segundo a empresa, equivaleriam a censura. A plataforma alega que, apesar de ter recorrido repetidamente ao STF contra essas ordens, não recebeu resposta e que o público brasileiro não foi informado sobre tais decisões. A X afirmou ainda que sua equipe local não tem controle ou responsabilidade sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma, o que tornaria a ameaça de prisão de seus funcionários injustificada.

Em resposta à situação, a empresa decidiu encerrar imediatamente suas operações no Brasil, justificando a decisão como uma medida para proteger a segurança de seus funcionários. "Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes", afirmou o comunicado. A rede social, no entanto, continuará disponível para os usuários brasileiros, apesar do fechamento dos escritórios.

A X encerra seu comunicado fazendo um alerta sobre as ações do ministro, sugerindo que suas atitudes são incompatíveis com os princípios de um governo democrático e coloca em xeque o futuro da democracia no Brasil. "O povo brasileiro tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes", conclui a nota.

Fonte: Folha do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário