Web Radio Cultura Crato

domingo, 21 de julho de 2024

Ceará tem avisos de vendaval e de baixa umidade do ar para mais de 100 cidades, incluindo Acopiara

 


Foto: Nicolas Paulino
O Ceará está sob área de perigo potencial de ventos de 40km/h a 60km/h em, pelo menos, 152 municípios, até, incluindo Acopiara, até a segunda-feira (22), conforme um aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outra informação aponta a possibilidade de baixa umidade do ar em 82 cidades

Em relação ao vendaval, o Inmet pondera que há baixo risco de queda de galhos de árvores. Ainda assim, a orientação é não se abrigar debaixo de plantas ou estacionar próximo de torres de transmissão ou placas de propaganda.

Com informações do Diário do Nordeste

Jornalista cearense lança livro infantil sobre fósseis

 


Foto Gabriela Feitosa/g1
Uma história encantada sobre o Cariri, memórias, cultura, família e fósseis: a jornalista cearense Bianca Alencar lança neste dia 20 de julho o livro 'O Tesouro Encantado'.

O livro conta as aventuras de Pedro, que descobre um fóssil guardado pela sua avó Ana, e parte em busca da resposta: ele deve revelar o artefato histórico ou deixar o tesouro para Ana, que tem um apego afetivo pelo material?

Com foco no público infantil, o projeto tem ilustrações de Edusá e é um mergulho nas memórias e interesses da escritora.

"Quando comecei as minhas primeiras reportagens sobre fósseis, me chamou a atenção porque eu já tinha visto vários na minha infância e não fazia ideia do que era aquilo. Já fui em casa de família que usava como tampão de ralo de banheiro, peso de porta. Sempre que colocava uma matéria dessa no ar, minha mãe comentava: quando eu era criança, eu e meu irmão brincávamos de rachar pedras no meio e ver quem achava o animal mais interessante", comentou Biana com o g1.

A jornalista é editora do CETV1, jornal da TV Verdes Mares, e também apresentadora do Nordeste Rural. Com família de Santana do Cariri, ela traz frequentemente pautas sobre a região. A vontade de falar sobre fósseis precisou ultrapassar as telinhas e ganhar um ar de ficção:

O Tesouro Encantando' fala também sobre a família de Biana. A avó Ana e o netinho Pedro são inspirados em sua mãe e seu filho - e até ganharam o mesmo nome. Já a 'pegada' jornalística fica por conta dos fósseis mesmo, um tema que tem ganhado espaço com as repatriações recentes de materiais levados de forma irregular para outros países. Para isso, a escritora também fez questão de ter a consultoria de paleontólogos.

"Outra coisa que me inquietava muito era a frustração das crianças e dos adolescentes ao chegar em um museu e não encontrar os dinossauros montados como ossos, encontravam pedras. Tinha esse desejo de, de algum modo, fazer nascer nas crianças e adolescentes esse senso de responsabilidade com aquele material que é retirado do Cariri e vai para outros país. Tive cuidado de colocar na narrativa um fóssil que existe de verdade, que não é glamuroso. Não é um dinossauro o fóssil que o personagem encontra", detalhou.

Com informações do G1 Cearà.

Nenhum comentário:

Postar um comentário