Web Radio Cultura Crato

domingo, 28 de julho de 2024

Ceará registra a prisão de 226 pessoas por furto ou receptação de fios elétricos no primeiro semestre

 


Foto Divulgação/SSPDS-CE
O Ceará registrou a prisão de 226 pessoas suspeitas de furto, roubo ou receptação de cabos e fios elétricos e ópticos entre janeiro e junho de 2024. O índice representa um aumento de 6,1% no número de detenções no mesmo período do ano passado, quando foram capturados 213 indivíduos. 

O crescimento foi ainda maior em Fortaleza. Somente no primeiro semestre, 158 pessoas foram capturadas por esse motivo na capital cearense, uma alta de 22,48% quando comparada às prisões no mesmo período do ano passado, que totalizaram 129 suspeitos.

É o que apontam os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

O furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública, além do crime de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros, enfatiza a Pasta.

Conforme a Secretaria, o trabalho de identificação e prisão dos criminosos acontece com o auxílio de tecnologias, como o Sistema Agilis, que apoia as ações policiais por meio de inteligência artificial aliada às câmeras de videomonitoramento, e o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), que faz o acompanhamento em tempo real.

Outra frente de atuação dos agentes se dá em sucatas. De acordo com a SSPDS, há constantes fiscalizações nesse tipo de estabelecimento para verificar a ocorrência de receptação de fios e cabos, além de operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Com informações do Diário do Nordeste

Balconista de farmácia é morto com golpes de faca no pescoço, em Várzea Alegre

Foto Divulgação
 

Um homem de 30 anos foi morto na madrugada deste sábado (27), em Várzea Alegre, interior do Ceará.

Carlos Romário Silveira Costa era balconista de farmácia e foi atingido com um golpe de faca no pescoço, na Rua Raimundo de Moraes Pinho. A motivação pode ser ciúme.

Segundo relato da guarnição da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, ao chegar no local o homem já estava morto, com uma lesão de arma branca do lado esquerdo do pescoço.

Ao seu lado uma mulher pedia socorro. Ela seria ex-namorada de Carlos. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada ao local e constatou o óbito.

Segundo populares, teria sido o ex-namorado mais recente da mulher o autor do golpe de faca. O relacionamento teria acabado recentemente e o homem não estaria aceitando essa condição.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias do homicídio doloso.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Iguatu, unidade plantonista da PCCE responsável pela área.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário