Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 28 de março de 2023

Vacinação contra a gripe para crianças começa nesta segunda-feira no Ceará

 


A vacinação contra a gripe para o público infantil nos municípios do Ceará começou nesta segunda-feira (27). Serão vacinadas crianças a partir de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde (MS) iniciará em 10 de abril, contudo, devido ao aumento de casos de gripe no período de chuvas, a aplicação da vacina foi antecipada no estado.

Ao todo, 284 mil doses já foram distribuídas aos 184 municípios cearenses. A iniciativa objetiva contemplar, pelo menos, 90% do público-alvo.

Influenza ou gripe é uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae e se divide nos tipos A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a acarretar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar casos mais leves. A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

Ceará tem 38 açudes sangrando e 49 reservatórios com volume acima de 90%


O Ceará tem 38 açudes sangrando nesta segunda-feira (27), segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O estado tem 49 açudes com volume acima de 90% e 57 reservatórios com volume inferior a 30%.

Os dois últimos reservatórios a sangrarem foram o Jatobá em Milhã e Patu em Senador Pompeu. Ambos estão localizados no Sertão Central do Estado.

Os reservatórios do Ceará estão com o maior volume desde 2013, de acordo com dados da Cogerh. O volume global de todos os açudes monitorados pela companhia está atualmente em 35,5%, o melhor volume computado no mês de março dos últimos 10 anos. As bacias do estado com maior volume são a do Litoral (97%), Coreaú (93%) e Acaraú (75%).

A bacia com pior volume é do Banabuiú, com 15%. Nesta bacia está localizado o Açude Banabuiú que no momento se encontra com apenas 12%.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 22% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário