Web Radio Cultura Crato

sábado, 18 de março de 2023

Deslizamento em Aratuba: corpos de mãe e filho de 2 anos foram encontrados abraçados

 


Logo após um deslizamento que ocasionou o desabamento de duas casas em Aratuba, no interior do Ceará, na tarde de quinta-feira, 16, familiares e vizinhos correram até o local para tentar socorrer as vítimas. Enquanto tentava tirar a lama para encontrar as pessoas soterradas, o agricultor e parente das vítimas, Marcos Martins Oliveira, 42, encontrou os corpos de Antônia Samara Santos, 21, e o filho dela, João Gabriel Santos, 2, abraçados.

“Doeu, viu. Eu nunca pensei em passar por uma situação dessa”, disse Marcos. Ele conta que a família está muito entristecida e surpresa com a tragédia.

Por volta de meio-dia, um homem avisou do desabamento das casas e pediu ajuda para os vizinhos. Quando Marcos chegou, diversas pessoas já auxiliavam as vítimas nos escombros.

Marcos relata que o pai de Antônio Guilherme Martins, 8, outra vítima que morreu no deslizamento, gritava pedindo para localizarem o filho dele. O homem também estava em uma das casas que foi soterrada, mas sobreviveu. “A gente cavava com a pá, com as mãos também”, conta Marcos.

Claudiana Ribeiro dos Santos, irmã de Samara, conta que ajudou a cavar para encontrar a familiar. “A gente cavava, chamava por ela, para ver se encontrava. Era a gente cavando e levando choque. Quanto mais a gente puxava barro com a mão, mais barro caía em cima dela. Ela já estava sem vida”, afirma.

A irmã da vítima explica que, apesar de a casa ser localizada na margem da encosta, não imaginava que a família estaria em risco. “A gente nunca ia imaginar que ia acontecer um negócio desse”, disse.

Pelo menos 45 pessoas ficaram desalojadas e foram realocadas para hotéis pela prefeitura da cidade. Próximo da encosta onde houve o deslizamento, 17 casas foram interditadas pela Defesa Civil do Estado.

O velório das vítimas ocorreu nesta sexta-feira, 17, na capela da Paróquia São Francisco de Paula, no centro de Aratuba. Guilherme, João Gabriel e Samara foram enterrados por volta das 12h30min.

Fonte: O Povo

 

Mulher vai ao hospital com gripe e tem as duas pernas amputadas


No Reino Unido, uma mulher apareceu no hospital com sintomas de gripe, mas sua condição se agravou tanto que ela ficou internada por dois meses na UTI e apresentou sepse (um estado em que pode ocorrer uma incapacidade do sistema circulatório em fornecer fluxo sanguíneo adequado para atender às necessidades metabólicas dos tecidos e órgãos vitais). Com isso, a paciente teve as pernas amputadas.

Em dezembro de 2022, a professora primária Julianna Bransden, de 44 anos, estava se sentindo mal a ponto de não conseguir levantar a cabeça do travesseiro. Como ela não conseguia ficar sentada por horas para esperar atendimento no pronto-socorro, demorou até que buscasse ajuda.

A situação se arrastou até o momento em que a família chamou uma ambulância. No hospital, a paciente foi tratada de choque séptico e falência de órgãos, precisou de suporte de vida e observação constante. No total, Julianna passou 18 dias em coma. Os médicos explicam que ela desenvolveu sepse como resultado de uma forma agressiva de pneumonia provocada pela gripe.

Segundo o veículo britânico The Independent, Julianna está atualmente sendo tratada no Hospital Withybush, tendo saído dos cuidados intensivos apenas no início deste mês.

O que é sepse?

Segundo o Ministério da Saúde, a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

Os grupos que têm mais risco de adquirir sepse são os prematuros, crianças abaixo de um ano, idosos acima de 65 anos, pacientes com câncer, pacientes com doenças crônicas e usuários de álcool e drogas ou pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas.

A Pasta diz que, embora não existam sintomas específicos para a sepse, as pessoas que costumam apresentar febre, taquicardia, fraqueza, pressão baixa, diminuição da quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou confusão (principalmente os idosos) devem procurar o médico imediatamente.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário