Web Radio Cultura Crato

sábado, 19 de outubro de 2013

Policial que evitou roubo de moto na Zona Leste de SP é condecorado

Policial que evitou roubo de moto na Zona Leste de SP é condecorado








Criminoso foi atingido por policial militar (Foto: Reprodução/Youtube)
O policial militar que evitou o roubo de uma motocicleta no último sábado (12/10), no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, foi condecorado nesta sexta-feira (18/10) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau - o grau mais alto de honraria que a Polícia Militar concede a profissionais que se destacam em atos de bravura. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. 

Segundo comunicado, o oficial está afastado há alguns dias para a realização de uma cirurgia que já estava marcada. Segundo a SSP, ele continua exercendo suas funções na corporação e não sofreu nenhuma punição por sua ação durante o crime.

A imagem do assalto e da intervenção policial foi gravada pela vítima, por meio de uma câmera acoplada ao capacete. O vídeo se tornou um dos mais vistos na internet ao longo da semana. Para o Comando da PM, "as imagens mostram uma ação legítima, praticada segundo o procedimento operacional padrão e a postura do oficial em seu horário de folga, pondo em risco a própria vida, demonstra profissionalismo e devoção à causa pública".

Fonte: Época

Juazeiro do Norte-CE: Polícia faz apreensão de quase 15 mil CDs e DVDs

André Costa///(Foto: Chinês/Agência Miséria)
A polícia apreendeu nesta sexta-feira, quase 15 mil CDs e DVDs pirateados (Foto: Chinês/Agência Miséria)
A Polícia Militar de Juazeiro do Norte apreendeu nesta sexta-feira, 18, quase 15 mil CDs e DVDs pirateados durante operação simultânea em três locais distintos da cidade. A maior quantidade apreendida foi no shopping popular conhecido como Feirinha da Troca, no Bairro João Cabral.Ao mesmo instante, outra equipe da Força Tática de Apoio apreendia diversas caixas com mídias pirateadas nos Mercados Central e do Pirajá. Ninguém foi detido durante a operação comandada pelo Cabo Silva.
Caixas de som foram apreendidas após denúncia (Foto: Chinês/Agência Miséria)

OUTRO – Por volta das 15 horas, militares do Ronda do Quarteirão receberam uma denúncia acerca de um “veículo com som abusivo” na Rua José Ferreira Duarte, bairro Vila Fátima. Segundo a denunciante, próximo ao local supracitado, “existe uma escola, onde alunos e funcionários se sentem prejudicados com o alto volume”.

De acordo com os policiais, o proprietário do carro, de 37 anos, “não acatou a ordem de desligar o som, sendo, por este motivo, conduzido à 20ª Delegacia Regional”.

Jovem é sequestrada e obrigada a entrar em carro no Parana

Andressa Urach faz show seminua: ‘Não tenho vergonha do meu corpo’

Com o corpo pitado e usando apenas um tapa-sexo, a loira fez apresentação sensual na madrugada desta quinta-feira, 17, em Goiânia.

do EGO, no Rio
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Instagram/ Reprodução)Andressa Urach
Andressa Urach fez show seminua na madrugada desta quinta-feira, 17, em Goiânia. Com o corpo pitado e usando apenas um tapa-sexo, a vice do Miss Bumbum fez uma apresentação sensual em uma boate na capital goiana. "Não tenho vergonha do meu corpo e não tenho preconceitos. Saio assim no carnaval. Me senti desfilando no carnaval. Amei!", declarou Andressa antes do striptease.

Andressa ganhará R$ 200 mil por dois dias de apresentação na boate em Goiânia. O local é o mesmo que foi processado por Andressa por usar de forma indevida uma imagem sua no passado. "Na época eles me pagaram a indenização", contou Andressa. Antes do show, a modelo ficou na dúvida sobre como subiria ao palco. "Meu assessor ainda está vendo se faço uma pintura artística nas partes íntimas. Mas não tenho problema nenhum em expor minha nudez. Amo meu corpo", disse Andressa antes da apresentação.
Os R$ 200 mil serão usados por Andressa para ajudá-la a quitar o novo apartamento que comprou para a família morar com ela em São Paulo. "Vendi a cobertura que tinha no Rio, onde minha mãe morava com meu filho e meu irmão, e vou levá-los para morar comigo. Arthur não vê a hora de ir viver do meu ladinho!".
"Me perguntaram o que faço da vida... Respondi: 'Faço sucesso!' Vim ao mundo para brilhar. Não tenho vergonha do meu corpo e nem preconceitos. Vivo a vida intensamente e só me arrependo do que não fiz, afinal a vida é uma só e ela foi feita para ser vivida Falem bem ou falem mal, mas falem sobre mim. Esse é meu lema! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é 'muito' para ser insignificante", escreveu Andressa no Instagram após a apresentação.
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Instagram/ Reprodução)Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Divulgação)Andressa se prepara para apresentação
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Divulgação)Andressa Urach em Goiânia
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Divulgação)Andressa teve o corpo pintado
Andressa Urach se prepara para apresentação em Goiânia (Foto: Divulgação)Andressa Urach

‘Amor à vida’: Edith revela a César que Félix jogou Paulinha no lixo

Edith (Bárbara Paz) joga a bomba no colo de César (Antonio Fagundes)
Edith (Bárbara Paz) joga a bomba no colo de César (Antonio Fagundes) Foto: João Cotta / Rede Globo / Divulgação
Marcelle Carvalho

Félix (Mateus Solano) mal assumirá a presidência do San Magno e já verá seus dias de rei sob perigo, em “Amor à vida”. Seu maior segredo, o de ter jogado Paulinha (Klara Castanho) recém nascida no lixo, será descoberto e o cerco começará a se fechar sobre ele.
Tudo começa quando o vilão desmascara Edith (Bárbara Paz) ao revelar, num jantar de família, que Jonathan (Thalles Cabral) é filho de César (Antonio Fagundes). Sem nada a perder, a estilista ainda põe mais fogo na reunião, ao contar que foi garota de programa, que o médico era seu cliente e que ele a contratou para “dar um jeito” em Félix.
Indignada, Pilar (Susana Vieira) acusa o médico e Edith de terem mentido a vida toda. E se surpreende com a atitude da nora. “Você não teve competência nem pra segurar o César. Eu devia ter insistido em ficar com César, sou muito mais mulher que você e essa Aline (Vanessa Giácomo)”.
Irada, a socialite dá uma surra na estilista, que é expulsa de casa pelo marido. Mas ele nem desconfia de que está assinando sua sentença.
- Uma mulher humilhada é capaz de tudo. Ela estava vivendo um conto de fadas com Félix quando ele resolveu retomar o casamento. Mas a vida lhe deu uma rasteira e ela age com as armas que tem - diz Bárbara Paz.
Vingativa, Edith conta a César que Félix jogou a filha de Paloma (Paolla Oliveira) na lixeira. A princípio, o médico não acredita, mas fica com uma pulga atrás da orelha. Tanto que vai atrás de Bruno (Malvino Salvador) para saber como ele achou Paulinha. “Eu a encontrei recém-nascida ainda, tão pequenininha, jogada numa caçamba de lixo”. Sem saber que ambos suspeitam de Félix, genro e sogro trocam informações sobre o caso.
Enquanto isso, Márcia (Elizabeth Savala) reconhece o dono do bar onde a pediatra teve a criança e descobre que, mesmo ele tendo virado pastor, nunca esqueceu daquela noite, muito menos do homem de terno que entrou no local atrás da moça grávida. A ex-chacrete conta a história a Bruno, que vai conversar com César. Os dois, então, revelam que acreditam ter sido mesmo Félix o culpado e decidem desmascará-lo. “Eu preciso que o senhor me consiga boas fotos do Félix para o pastor reconhecer”, pede o corretor. E os dois prometem só contar a verdade a Paloma quando tiverem provas para denunciar o vilão.


extra.globo.com/

Policiais Militares são assaltados no posto policial da PMDF

Cinco bandidos armados e encapuzados renderam os policiais e levaram suas armas, vindo a ferir com coronhadas um dos policiais do posto que acabavam de assumir o plantão.
Por volta das 19:30 horas, na cidade do DVO, cinco bandidos encapuzados invadiram o Posto Policial da PMDF, rendendo os dois policiais de plantão, Sgt C. e Sgt A., roubando as duas armas dos policiais e ferindo um dos policiais com várias coronhadas. Os policiais foram socorridos ao Hospital Regional de Santa Maria onde o Sgt C. levou vários pontos na cabeça.
Os policiais acabavam de assumir o serviço e foram surpreendidos pelos 5 (cinco) assaltantes que determinaram aos mesmos que se deitassem ao solo. Um sexto elemento dava cobertura os comparsas em um ASTRA PRATA com placa fria (provavelmente produto de furto e já recuperado).
Nas proximidades do Posto existe um campo de futebol onde várias pessoas jogavam bola e um policial, ao perceber a movimentação, correu em direção ao local vindo a trocar tiros com o grupo. No veículo apreendido foi encontrado marcas de sangue tudo levando a crer que algum dos elementos foi atingido.
Segundo informações preliminares, um dos elementos já foi detido e três outros se encontram encurralados numa residência da cidade do Céu Azul onde fizeram reféns os moradores da mesma. A polícia está negociando a rendição dos bandidos.
Por Tenente Poliglota...

GREVE: Primeiro dia de greve no Detran é marcado por discussão entre usuários e servidores

Pelo menos quatro das seis unidades do órgão em Fortaleza estão com serviços de vistoria, examespráticos, entre outros, paralisados
O primeiro dia de greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) foi marcado por discussão entre usuários e servidores, na entrada da sede do órgão, no bairro Maraponga, em Fortaleza.
Discussão entre usuários e servidores foi motivada por atendimento supostamente emergencial de vistoria de veículo  Foto: Adriano Queiroz
Algumas pessoas que esperavam atendimento do lado de fora do Detran-CE, na manhã esta quinta-feira (17), começaram a reclamar por conta da autorização para entrada de um veículo para vistoria. Houve desentendimento e hostilidade entre usuários e funcionários do órgão. 
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado Ceará (Sindetran-CE), o caso foi um atendimento de emergência, mas o serviço continua paralisado e foi comunicado na segunda-feira (14). De acordo com o Detran, pelo menos quatro unidades na Capital estão com os atendimentos de vistoria e os exames práticos de direção, entre outros, paralisados, incluindo a sede, além das unidades dos bairros São Gerardo, Guararapes e Aldeota. 
Apenas as unidades do Conjunto Ceará e da Avenida José Bastos estariam funcionando normalmente, embora o movimento grevista negue a informação quanto à primeira. "Estão parados também os servidores da Casa do Cidadão, além dos postos de Caucaia e Russas. Atividades como vistoria deveículos, exames práticos, provas de legislação, perícia e emplacamento externo estão suspensas", informou a sindicalista Eliene Uchôa. 
Ela reafirmou que a greve foi motivada pela reivindicação da categoria à respeito da aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e que as propostas apresentadas em reunião realizada com a superintendência do Detran, na quarta-feira (16), ainda estão aquém da expectativa do servidores.
"A proposta não está validada nem pela Seplag, nem pela PGE, com a criação de um cargo com as mesmas atribuições nossas e prevendo um salário de R$ 2.374, quando a média salarial nossa é de R$ 849", queixou-se.
A assessoria do Detran-CE, no entanto, rebate a crítica dos grevistas e informa que o "plano proposto atende a todas as reivindicações da categoria, exceto as que não tem amparo legal. Não dá para triplicar salários ".
Em nota divulgada, um pouco mais cedo, o órgão acrescenta que "a gratificação por produtividade será reajustada de 100% para 160% do salário-base".
Fonte: Diário do Nordeste

Cenas fortes: fotos logo após a execução de promotor

Imagens fortes circulam pelo WhatsApp de momentos após a execução do promotor Thiago Faria de Godoy Magalhães, de 36 anos, assassinado na manhã de terça-feira (15/10), na PE 300, entre as cidades de Itaíba e Águas Belas, no Pernambuco. 

Ele atuava como promotor de Justiça no município de Itaíba, no agreste pernambucano. Os delegados Joselito Kelner e Josineide Confessor acompanham as buscas com o apoio da Polícia federal, além da rodoviária, civil e militar do Pernambuco. Até um helicóptero está sendo utilizado. A polícia deu, nesta quarta-feira (16/10), detalhes do assassinato do promotor Thiago Faria Soares e divulgou a foto do homem suspeito de ser o mandante do crime. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, que seria o antigo dono da fazenda arrematada pela noiva da vítima, em Águas Belas, teve a prisão temporária decretada e continua foragido da polícia. Ele é conhecido como 'Zé Maria de Mané Pedo' e também é suspeito de ter envolvimento em outros crimes na região. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa na sede da secretaria de Defesa Social, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O suspeito de ter cometido o crime, identificado como Edmacy Cruz Ubirajara, foi preso na noite da terça-feira (15), após se apresentar com um advogado às autoridades, informou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio. O secretário explicou que o homem já era procurado pela polícia por outros crimes, tendo sido dedtido durante a noite porque já havia contra ele um mandado em aberto por roubo. Edmacy foi levado à delegacia de Águas Belas. O advogado de defesa dele, que é filho de José Maria, também esteve no local na manhã desta quarta (16) e falou da inocência do seu pai. 

Fonte: cuiabatudonahora / Com informações do G1 Pernambuco

PF faz operação em 14 Estados contra diplomas falsos de medicina

Policiais federais participam na manhã desta sexta-feira da Operação Esculápio em 14 Estados: Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. A ação combate um esquema de uso de diplomas e documentos falsos de medicina no País. 
Ao todo, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de Mato Grosso. De acordo com o delegado responsável pela investigação, Guilherme Augusto Campos Torres Nunes, a denúncia foi feita pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). "São diplomas que foram comprados na Bolívia e seriam usados para a pessoa clinicar no Brasil e há a suspeita de que alguns teriam solicitado o ingresso no Mais Médico", informou, explicando que o programa do governo federal não autoriza o ingresso de profissionais formados na Bolívia. 
Os detentores dos diplomas falsos teriam se inscrito no Revalida - exame que autoriza a atuação de médicos graduados no exterior no País. Em contato com as universidades bolivianas Universidad Nacional Ecológica (UNE), Universidad Técnico Privada Cosmos (Unitepc) e Universidad Mayor de San Simon (UMSS), a UFMT confirmou que dentre os inscritos, 41 nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições. 
Ao analisar os documentos encaminhados pela universidade mato-grossense, a Polícia Federal constatou que, destes 41, 29 foram representados por cinco advogados ou despachantes, que teriam sub-rogado outras pessoas para realizar a inscrição dos supostos médicos. Os investigados responderão pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. "O próximo passo vai ser interrogar e juntar a documentação para indiciá-los por falsidade e identificar o fraudador na Bolívia com base nos interrogatórios que estamos fazendo, para em seguida acionarmos as autoridades cabíveis", completou Nunes. 
A operação foi batizada em razão de que Esculápio é o Deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana. 
Fonte: Terra
foto ilustrativa

PAI DÁ CACHAÇA A CRIANÇA ANTES DE MATÁ-LA POR NÃO PAGAR PENSÃO

Um homem de 34 anos foi preso suspeito de ter matado a própria filha na cidade de São Mateus, no norte do Espírito Santo. A menina tinha 10 anos e foi morta no dia 4 de outubro, mas a polícia só conseguiu prender o suspeito na quinta-feira (17). O delegado Marcelo Cruz disse acreditar que o homem cometeu o crime para não pagar pensão.
Segundo a polícia, o corpo de Amanda Santos Ferreira foi encontrado em uma cova rasa. A garota foi morta estrangulada e tinha ferimentos por todo o corpo.

Gilberto Carlos de Sá Ferreira confessou o homicídio durante depoimento à polícia. Ele contou que estava desempregado e que a mãe da menina ficava ligando para pedir o dinheiro da pensão. O homem afirmou ainda que obrigou a filha a tomar cachaça, depois a estrangulou, machucou o corpo com uma pá e enterrou em uma cova rasa.

Ele afirmou que não se entregou antes porque estava com medo de ser morto no presídio. Ferreira está detido no Centro de Detenção Provisória de São Mateus e foi indiciado por homicídio e ocultação de cadáver.

De acordo com o delegado, a mãe relatou que a menina desapareceu depois que foi até um mercado comprar pão. A mulher chegou a pedir as imagens ao estabelecimento e a filha nunca chegou ao destino. O pai participou das buscas até que a polícia passou a desconfiar que ele tivesse envolvimento.

Fonte: R7

ADOLESCENTE É ESFAQUEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO NA PRAÇA DO QUADRILHÓDROMO

Por volta das 19hs 30 de hoje(18/10), um adolescente de 16 anos levou uma facada nas costas em tentativa de assalto na praça do Quadrilhódromo.
O acusado pelo feito é outro adolescente de 17 anos, de iniciais E.F.B.S, que já foi visto no local realizando assaltos, assim informaram testemunhas em depoimento no cartório da central de flagrantes. De acordo com as informações, o acusado tentou assaltar um grupo de skatistas, não conseguindo, acabou sacando a faca e furando o adolescente. Populares que presenciaram a cena do crime conseguiram capturar o acusado, deram-lhe uma tremenda surra, o entregando em seguida à policia, que o conduziu até a central de flagrantes. A vítima foi socorrida e encaminhada ao pronto socorro do Heda. Não corre perigo de morte.




Fonte;Jr.Catita/Portal Do Catita

POLICIA MILITAR DE MASSAPÊ E AGENTES PENITENCIÁRIOS APREENDEM CELULARES NA CADEIA PÚBLICA DE MASSAPÊ

Na manhã desta sexta-feira 18/10/13, por volta das 08:30 min, a policia militar sob o comando do Major Valberto Melo, tendo como auxiliar o ST Sérgio, juntamente com agentes penitenciários realizaram uma vistoria na Cadeia Pública de Massapê.
Participaram da vistoria os PPMM, CB Antonildo, CB Edinardo, SD Roberto, SD Lobato, SD Albuquerque, SD Aragão, SD Samy, SD Araújo, SD Silva, SD Carlos, SD Sausa, SD Medeiros e SD Marisdelton, bem como o diretor da Cadeia, Cavalcante, e o agente prisional João Mesquita. Na ocasião foram apreendidos 09 (nove) telefones celulares, 05 (cinco) carregadores, 02 (dois) cossocos, 03 (três) cachimbos, 03 (três) tesouras, 02 (duas) bobinas de motor, 01 (um) prego, 01 (um) lâmina, 01 (um) papelote de maconha, 01 (um) colher e 20 (vinte) comprimidos. O material será enviado para o Poder Judiciário local.


Material apreendido

Portal A Desgraça com informações Policia Militar de Massapê

HOMEM LEVA UM TIRO NA CABEÇA APÓS TENTATIVA DE ASSALTO NO JARDIM IPÊ

Na noite de ontem, 17 de outubro de 2013, por volta das 21h:53mim, socorristas do Siate foram acionados para deslocarem até a Rua Guaraciaba, no Bairro Jardim Ipê,
para darem atendimento a uma vítima de disparos de arma de fogo. No local, os socorristas foram surpreendidos com a vítima conversando, onde informou que uma pessoa desconhecida lhe deu voz de roubo, e em dado momento efetuou um único disparo de arma de fogo na cabeça. O tiro entrou na testa e saiu na nuca, tendo grande exposição de massa encefálica. Inexplicavelmente a vítima estava consciente e orientada, sendo encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Municipal. Policiais Militares realizaram buscas, pois havia a informação que o assaltante teria corrido em direção a um matagal existente próximo ao local. A vítima foi identificada como sendo Cesar Alexandro Fuentes, de 48 anos. O GDE (Grupo de Diligências Especiais) da Policia Civil deverá assumir as investigações. Fotos: Enrique Alliana




Fonte;Tribuna Popular Online

Ladrão passa mal e morre de infarto ao tentar fugir da polícia








Ladrão passa mal e infarta durante fuga em SP (Foto: Reprodução/Record)
Um ladrão sofreu um infarto e morreu ao tentar fugir da polícia na zona leste de São Paulo. O homem que tinha 25 anos havia roubado um veículo dos Correios, ao lado de outras duas pessoas.

Na fuga o motorista perdeu o controle da direção e bateu no portão de uma casa na rua Corveta Jequitinhonha. Após a colisão os suspeitos fugiram à pe e a poucos metros dali, um deles morreu após sofrer um ataque cardíaco.

A ocorrência foi encaminhado ao 63º Distrito Policial e o homem que morreu havia deixado aprisão há apenas 5 meses.

Fonte: Diário do Nordeste

70% dos homicídios no Ceará não têm autoria definida








A alteração do local do crime é um dos fatos que mais prejudicam as investigações, segundo o delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Francisco Petrarca. Outro problema, para ele, é a falta de punição (Foto: Alex Costa)
No Ceará, os homicídios relacionados a 70% dos inquéritos policiais não têm autoria definida. O Estado não chega nem a 50% de crimes solucionados, quando o ideal seria apurar e resolver todos. As informações são do coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), do Ministério Público do Estado, promotor Iran Sírio.

Segundo ele, os autos de prisão partem, na maior parte das vezes, de flagrantes. "Investiga-se muito pouco. Além disso, os inquéritos, quando são instaurados, demoram. E, quanto mais demoram, as provas vão perdendo força, resultando em casos inconclusos. Mais pedidos de arquivamento, menos denúncias por parte da sociedade e mais impunidade", aponta.

A precariedade nas investigações geram falhas operacionais na etapa de instauração dos inquéritos. Há também crimes já prescritos. Além disso, o promotor revela que há muita subnotificação. A maneira como as investigações são conduzidas é questionável. Muitas vezes, o local do crime sofre alteração. "O primeiro que deve examinar o cadáver é o perito, mas nem sempre isso acontece porque outras pessoas mexem no corpo e acabam modificando o cenário, que é o primeiro passo para desvendar um crime".

O delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Francisco Petrarca Ielo Neto, destaca a alteração do local do crime como a questão que mais prejudica as investigações e onde o esquema de desvendar crimes ainda precisa avançar. Para ele, outro problema é a falta de punição. "A Justiça até consegue estipular a autoria dos crimes, mas não pune", critica.

Como forma de promover o aprimoramento necessário aos técnicos a fim de conduzir os inquéritos, a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, o curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio. A finalidade foi a de aperfeiçoar agentes da investigação criminal, como peritos, policiais, delegados, juízes, promotores, ou seja, integrantes do Sistema de Segurança Pública e da Justiça. O curso também serviu para promover a integração operacional e o aprimoramento da metodologia de investigação criminal.

Para Sírio, a sociedade requer respostas e a segurança pública precisa ter essas respostas para dar. Ação recorrente no Estado é também o arquivamento de crimes. Muito por descaso, mas também por falta de provas ou má condução da investigação. "Todo homicídio deve ser apurado e todo fato delituoso precisa ser tratado da mesma forma, seja ele queima de arquivo ou de qualquer outro tipo", observa.

De acordo com a promotora de Justiça da Bahia e membro auxiliar do Ministério Público Estadual, Ana Rita Nascimento, o investimento para fazer com que mais crimes sejam solucionados é a gestão para o planejamento estratégico e não priorizar recursos. "Capacitar pessoal, suprir vagas e não comprar armas, mas gerir as verbas de forma saudável", lista. Ela acredita que o Estado está se apercebendo disso. Ela aponta a impunidade como causa da criminalidade.

Redução

Embora a maioria dos processos não tenha solução, o Ceará reduziu em 52% os inquéritos de homicídios instaurados até 2007. Do estoque de 1.037 processos, resultaram ativos apenas 493. Com a reabertura das investigações, 130 inquéritos proporcionaram a oferta de denúncias.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Fonte: Diário do Nordeste

Papa promete empenho na reabilitação de Padre Cícero








O bispo do Crato, dom Fernando Panico, participou de audiência com o papa Francisco no Vaticano e voltou otimista sobre os pedidos (Foto: Tuno Vieira)
A viagem era para Roma, na Itália, mas bem que o local poderia se chamar esperança. Após audiência com o papa Francisco, o bispo da cidade do Crato, Dom Fernando Panico, voltou cheio de boas notícias sobre a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, Mártir da Castidade (assassinada há 13 anos) e sobre a reabilitação de Padre Cicero.

Entusiasmado, falou com carinho do papa Francisco. "Estive com ele duas vezes, uma saudação e outra audição. Foi uma experiência maravilhosa, durante 20 minutos, me escutou e prometeu celeridade no processo da reabilitação do Padre Cicero", conta dom Panico.

Ele acrescenta que aproveitou a conversa para entregar ao Papa, em mãos, uma carta sobre a realidade do Padre Cicero e as romarias. Mostrou para Francisco, inclusive, um retrato da imagem do "Padim" em um ônibus com a foto bem grande do papa com um chapéu de palha.

"Eu vi do Papa muito interesse. Ele disse também que, durante a Jornada da Juventude, foi informado sobre o caso. Pedi que se possível, por ocasião do centenário da Arquidiocese em 2014, a reabilitação já esteja pronta. O Papa disse que meu pedido era, sim, legitimo", diz.

Menina Benigna

Uma outra demanda da viagem era o processo de beatificação da menina Benigna. Sobre isso, dom Panico informou que entregou, na congregação dos santos, toda documentação. "Estamos seguros de que a segunda parte deste estudo será realizado em mãos de competentes. Averiguaram que esta tudo em ordem. Vamos aguardar o tempo necessário do estudo", finaliza.

Fonte: Diário do Nordeste

Fortaleza-CE: Mecânico fuzilado dentro de oficina








Logo que avistou o criminoso, a vítima, que estava próximo ao balcão da loja, correu para a parte de trás do prédio, mas foi perseguido e morto (Foto: JL Rosa)
O auxiliar de mecânico Yuri de Oliveira Ferreira, 18, foi assassinado, na manhã de ontem, com vários tiros de pistola calibre ponto 40, quando estava no local de trabalho, uma oficina e loja de moto-peças localizada na Avenida Carneiro de Mendonça, 1502-A, defronte ao Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube.

O crime foi cometido por um desconhecido que desceu de uma motocicleta. De acordo comas investigações preliminares, o piloto do veículo ficou parado na esquina enquanto o garupeiro desceu e se encaminhou ao estabelecimento comercial.

Logo que avistou o criminoso, a vítima, que estava próximo ao balcão da loja, correu para a parte de trás do prédio, mas foi perseguido e morto.

O capitão PM Weberton informou que Yuri Ferreira, residia na Rua E, casa 10, no conjunto Vila Velha, na Zona Oeste da capital cearense. Segundo o oficial, o rapaz, quando menor, envolveu-se em muita atividades criminosas, no entanto, quando chegou à maioridade, procurou sair do mundo do crime.

InvestigaçãoPara a Polícia, o fato de Yuri Ferreira ter corrido logo que viu o executor deixa claro que ele conhecia o criminoso e que tinha ao local de trabalho dele para matá-lo. Uma equipe do 5º DP (Parangaba) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram ao local do crime. Yuri Ferreira trabalhava há pouco tempo no estabelecimento. 

Fonte: Diário do Nordeste

Polícia Federal investiga dois cearenses por falsificações de diplomas médicos








Documentos enviados pela UFMT constataram irregularidade na revalidação de diversos inscritos (Foto: Divulgação)
A Polícia Federal investiga dois cearenses suspeitos de fraudar diplomas de medicina emitidos na Bolívia. A investigação faz parte da operação "Esculápio", deflagrada na manhã de ontem, que identificou falsificação nos diplomas de 41 médicos formados no exterior que pretendiam atuar no País.

Na lista da PF, estão um homem de Jaguaribe e outro de Brejo Santo. Nenhum mandado de prisão foi emitido pela Justiça, somente de busca e apreensão. Os suspeitos serão chamados para depor e podem ser acusados de uso de documento fraudado e falsidade ideológica.

Dos 41 investigados, todos eram brasileiros e dois já clinicavam. Eles estão espalhados por 14 Estados brasileiros (São Paulo, Acre, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul).

Não se sabe se algum deles ingressou no programa Mais Médicos, do governo federal, que envia profissionais às áreas mais carentes do País.

Os médicos identificados prestaram um exame de revalidação do diploma na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que verificou o problema na documentação. O exame não era o Revalida, teste oficial do governo federal, mas uma prova própria da UFMT.

Os suspeitos diziam ter se formado em três universidades da Bolívia (Universidad Nacional Ecológica, Universidad Técnico Privada Cosmos e Universidad Mayor de San Simon), mas as instituições disseram que eles nunca foram alunos ou não concluíram o curso.

A UFMT acionou a PF, que verificou que 70% deles se inscreveram no teste representados por cinco advogados ou despachantes. Essas pessoas também serão investigadas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que alguns suspeitos de integrar esquema de fraude de diplomas e documentos falsos de medicina obtiveram permissão na Justiça para tentar participar do programa Mais Médicos. No programa, o governo federal contrata profissionais formados fora do País sem necessidade de revalidação, para atuar no interior com salário de R$ 10 mil.

As ordens judiciais, contudo, foram derrubadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e, de acordo com Cardozo, essas pessoas não conseguiram entrar no programa.

Mais cedo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que mesmo os médicos formados regularmente na Bolívia são impedidos de participar pelo fato de o país vizinho ter relação de médico por habitantes abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cardozo, no entanto, detalhou que alguns tentaram entrar no Mais Médicos por meio de ordem judicial. "Algumas delas tinham o desejo de, com ordem judicial, adentrar ao programa Mais Médicos. Por que com ordem judicial? Porque o programa Mais Médicos tem restrições e as pessoas não poderiam participar do programa, então queriam, através da obtenção desses diplomas, se valer de decisões judiciais para ingressarem", disse Cardozo.

O ministro da Justiça acrescentou que as decisões favoráveis da Justiça foram derrubadas pela AGU e reforçou que a investigação não traz nenhum prejuízo para o programa de governo. "Pelo contrário, até ajuda o programa Mais Médicos", declarou. "Nós estamos evitando que concursos públicos não sejam burlados, que procedimentos e programas estatais sejam burlados por criminosos".

CFM defende Revalida para dificultar falsificação

Brasília.
 O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, disse ontem que a diversidade de formas para revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil facilita falsificações como as descobertas na Operação Esculápio, da Polícia Federal. Ele defendeu a adoção do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) por todas as instituições.

"Temos hoje, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, uma autonomia universitária que permite a escolas que não estão no Revalida fazer revalidações. Isso pode possibilitar que quadrilhas se utilizem desse processo diversificado para fazer fraudes que põem em risco a saúde do povo brasileiro", disse. Para ele, "o Revalida será ideal se for adotado por todas as universidades".

O vice-presidente do CFM criticou também o fato de as universidades certificarem um número muito maior de profissionais do que o próprio exame nacional. "Nós tivemos um índice de 65 diplomas revalidados em 2011 no programa Revalida, enquanto a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revalidou 302 diplomas", observou Carlos Vital.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário