Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Bandeira vermelha deixará alimentos mais caros no Ceará ainda neste mês

 

Foto Fabiane de Paula

Desde o último domingo (1º), que as contas de luz no Brasil estão sob a bandeira vermelha patamar 2. A energia elétrica está mais cara neste mês de setembro, com um aumento de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com isso, os setores da economia já projetam um aumento de preço de produtos repassados ao consumidor final.

O economista Alex Araújo afirma que esse tipo de aumento de valores nas contas de energia, por conta da sistemática de bandeiras, afeta os consumidores domésticos e pequenos consumidores empresariais. Isso porque os grandes consumidores empresariais adquirem a energia no mercado livre. "Dessa forma, o impacto tende a ser maior no orçamento familiar".

Sobre os efeitos dessa medida na inflação, ele explica que como a maioria dos indicadores de inflação se concentram na inflação ao consumidor, o impacto será sentido diretamente. Araújo também reforça que conforme a Pesquisa de Orçamento Familiar, do IBGE, 16,3% do orçamento das famílias cearenses estão comprometidos com serviços de utilidade pública, tendo a energia elétrica o maior peso.

"Os mais afetados serão os mais pobres, que possuem o orçamento com mais limitadores e não têm alternativas para reduzir o consumo por possuírem poucos equipamentos elétricos que possam ser desligados ou recursos para ter equipamentos de autogeração de energia", comenta.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário