Web Radio Cultura Crato

domingo, 29 de setembro de 2024

Ônibus de passeio com idosos tomba em serra no Ceará e deixa feridos

 


Foto Reprodução
Um ônibus de passeio, com cerca de 46 passageiros e um motorista, tombou e deixou feridos, neste sábado (28). O acidente aconteceu na CE-065, em Guaramiranga, município na região serrana do Ceará. Não há registro de mortos. O grupo saiu do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza.

Vídeos feito por testemunhas (veja acima) mostram o ônibus tombado na via, e algumas pessoas recebendo atendimento médico. O veículo estava fretado para o Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), que dá aula de educação física de baixo impacto para idosos.

O Samu Ceará enviou sete ambulâncias, sendo cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e duas Unidade de Suporte Avançado (USA). Ao todo 16 profissionais trabalharam no salvamento. O acidente vitimou 30 pessoas, e foram levadas para unidades de saúde do Maciço de Baturité. Destas, 28 com escoriações e conscientes e duas vítimas graves.

Os bombeiros informaram que grande parte dos passageiros eram idosos. Eles estavam indo para o Mosteiro dos Jesuítas, no município de Guaramiranga. Cerca de 20 vítimas tiveram suspeita de fratura de costela, fratura de clavícula e fratura de braço esquerdo.

O ônibus se chocou contra um poste, que caiu na via. Alguns fios elétricos também foram espalhados na pista. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e o Samu Ceará. As vítimas que estavam sentadas nas poltronas do lado onde o ônibus tombou tiveram ferimentos mais graves. Cerca de cinco pessoas tiveram ferimentos leves.

As vítimas foram resgatadas pela guarnição de salvamento do Corpo de Bombeiros de Baturité. Todas foram conduzidas para os hospitais da região em ambulâncias do Samu e dos municípios vizinhos. Algumas vítimas foram transferidas para o Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará tem queda de novos casos de febre do oropouche há quatro semanas

Foto Lauren Bishop/CDC/Divulgação
O número de novos casos confirmados de febre do oropouche (FO) no Ceará apresenta queda há quatro semanas consecutivas. É o que informa o Boletim Epidemiológico da Febre do Oropouche publicado nessa últimas sexta-feira, 27, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Foram registrados 230 casos com resultado positivo no Estado. Queda começou a ser registrada na primeira semana de setembro.

A maioria dos casos confirmados constam no sistema na semana epidemiológica 32 (de 4 a 10 de agosto) e na SE 33 (de 11 a 17 de agosto), com 35 e 36 casos, respectivamente.

Houve queda progressiva nas semanas subsequentes. A SE 34 e 35, foram 10 e quatro casos, nessa ordem. Nas SE 36 e 37, dois casos, cada. Nesta semana, não houve confirmação de casos da doença.

Dos casos confirmados, seis são gestantes. As cidades com casos confirmados são: Aratuba (48), Pacoti (36), Mulungu (28), Capistrano (62), Baturité (26), Palmácia (3) e Redenção (27). Conforme o levantamento, a maioria dos pacientes reside ou frequenta a zona rural de seus municípios.

Dos 230 casos confirmados, 56,5% (130) são do sexo masculino. A maioria dos pacientes tem mais de 20 anos. Contudo, foram confirmados casos em quase todas as faixas etárias, de acordo com a Sesa.

O primeiro caso da doença no Estado foi confirmado pela secretaria em 21 de junho deste ano.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário