Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Sistema para monitoramento de incêndios em tempo real no Cariri será lançado em outubro

Seis incêndios são registrados pelo Corpo de Bombeiros na região de Iguatu

Em fase de testes, o monitor já estima que 2.135 incêndios devam atingir o Cariri até o fim deste ano.
Rogério Brito (Foto: Reprodução)https://www.miseria.com.br/

Incêndio atinge vegetação em Várzea Alegre, às margens da BR-060

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) prepara o lançamento de um sistema de monitoramento de queimadas no Cariri. O Monitor de Queimadas, como foi batizado, vai coletar dados em tempo real sobre focos de incêndios e áreas de risco na região. A plataforma será lançada em outubro próximo.

Em fase de testes, o monitor já estima que 2.135 incêndios devam atingir o Cariri até o fim deste ano. Até o momento, a plataforma contabilizou 919 queimadas na região. De acordo com o professor Fabrício Freitas, os dados são captados e tratados por meio de inteligência artificial, sem ligação com os números coletados pelo Corpo de Bombeiros.

“[No monitor] a gente tem as chances de queimadas na região, mostra o índice de prováveis foco de incêndio. Esses dados são trazidos do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], e a gente faz esse tratamento local”, explica o coordenador, em entrevista à TV Verdes Mares Cariri.

Em julho, o projeto foi apresentado na Universidade Rice (Rice University), no Texas, Estados Unidos. Os desenvolvedores apontaram as contribuições dessa iniciativa na área de desenvolvimento de aplicações inteligentes, bem como o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa LISIA, da UFCA.

PF cumpre mais de 140 mandados em operação contra abuso sexual de crianças


Mandados foram cumpridos em todo país.
Cícero Dantas   https://www.miseria.com.br/
Foto: Rafa Neddermeyer
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nessa quarta-feira (25), a Operação Terabyte, voltada ao combate de criminosos que atuam em todo o país, principalmente por meio da internet, para armazenar e compartilhar material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Até o momento, de acordo com a PF, mais de 60 pessoas foram detidas no país. Cerca de 144 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 24 unidades da federação e, segundo a investigação, além de produzir o material, os criminosos vendiam as imagens.

A Operação Terabyte conta com o trabalho de mais de 750 policiais, entre federais e civis. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos.

De acordo com a corporação, de dezembro de 2023 a agosto de 2024, foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes. A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

Veja onde foram feitas as prisões e quantas pessoas foram detidas em cada estado:

  1. São Paulo: 9
  2. Distrito Federal: 5
  3. Santa Catarina: 5
  4. Rio de Janeiro: 4
  5. Rio Grande do Sul: 4
  6. Ceará: 3
  7. Mato Grosso do Sul: 3
  8. Pará: 3
  9. Pernambuco: 3
  10. Alagoas: 2
  11. Espírito Santo: 2
  12. Paraná: 2
  13. Rio Grande do Norte: 2
  14. Rondônia: 2
  15. Roraima: 2
  16. Acre: 1
  17. Amapá: 1
  18. Bahia: 1
  19. Goiás: 1
  20. Maranhã: 1
  21. Minas Gerais: 1
  22. Mato Grosso: 1
  23. Piauí: 1
  24. Sergipe: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário