Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Menos de 10% dos adolescentes receberam a segunda dose da vacina contra a dengue no Ceará

 


Foto Witsawat.S / Shutterstock
Menos de 10% dos adolescentes cearenses receberam a segunda dose da vacina contra a dengue, segundo apontam dados preliminares do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). Ao todo, 61,7 mil doses foram recebidas para aplicação da primeira etapa de imunização em todo o Ceará, mas apenas 15,6 mil delas foram administradas. A queda é ainda maior na segunda dose, já que apenas pouco mais de mil pessoas retornaram. 

No Brasil, 2,2 milhões de vacinas contra a dengue já foram aplicadas, mas só existem registros para 636 mil segundas doses. O dado revela que menos da metade das pessoas buscaram a dose adicional, reforçando que apenas 28,9% estão completamente imunizadas.

O imunizante, inclusive, foi incorporado de forma inédita no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta da Saúde aponta que 6,4 milhões de registros da doença já foram realizados em 2024, enquanto mais de 5,3 mil óbitos foram confirmados. A proteção completa contra casos graves, que acabam levando a hospitalizações, só é garantida com as duas doses da vacina.

Em 2024, o público-alvo da campanha é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalização por dengue logo após de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A distribuição das vacinas utilizou critérios seguindo recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS. Foram priorizados as regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Também foram consideradas as altas taxas nos últimos meses.

Com informações do Diário do Nordeste.

Clientes da Enel Ceará podem solicitar ligação nova e troca de titularidade pelo WhatsApp

Foto Diário do Nordeste 
Clientes da Enel Ceará podem agora solicitar serviços de Ligação Nova e Troca de Titularidade pelo WhatsApp. Os serviços, que incluem a primeira ligação de um imóvel e a troca do nome da conta de energia, estão disponíveis pelo número (21) 99601-9608 ou pelo link: [WhatsApp da Enel Ceará].

Essa nova funcionalidade permite que os processos sejam realizados de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de deslocamento e simplificando o atendimento ao cliente.

Com a digitalização, a Enel busca tornar a experiência do usuário mais prática e eficiente. “Antes da digitalização, os clientes tinham que ligar para o Call Center, seguir com a requisição via e-mail ou ir a uma loja física para fazer a troca de titularidade. Agora, todo o processo é online e simples”, afirmou Ruy Magno, responsável pela área de Atendimento ao Cliente da Enel Ceará.

Antes de acessar o serviço pelo WhatsApp, os clientes devem consultar as condições e documentos necessários no site da Enel, garantindo que possam concluir todo o processo em um único atendimento.

Com informações do Portal GC Mais.

Ceará registra 2,8 mil doadores de medula óssea no primeiro semestre de 2024

Foto Governo do Ceará
O Ceará teve um crescimento significativo no número de doadores de medula óssea registrados no primeiro semestre de 2024. Foram 2.895 novos cadastros no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), um aumento expressivo em comparação aos 1.905 cadastros realizados no mesmo período do ano anterior. Esse avanço coloca o estado em destaque na contribuição para o aumento do número de doadores no Brasil.

Em âmbito nacional, o Redome registrou 74.677 novos doadores voluntários nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de mais de 16 mil pessoas em relação ao ano anterior. Em 2023, o total de cadastros no mesmo período foi de 58.308. Além disso, até junho de 2024, foram realizados 224 transplantes de medula óssea para pacientes brasileiros e 46 para pacientes internacionais. O número de transplantes realizados com doadores não-aparentados no Brasil em 2023 chegou a 369, e 100 produtos de doadores brasileiros foram enviados para o exterior.

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado no último sábado (21), trouxe à tona a importância do registro como doador e o impacto que esse gesto pode ter na vida dos pacientes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), muitos pacientes dependem de doadores não-aparentados, pois a chance de compatibilidade entre irmãos é de apenas 25%. Quando o doador e o paciente são do mesmo país, a probabilidade de encontrar uma correspondência compatível é maior, o que reforça a importância dos cadastros no Redome.

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a doação de medula óssea é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. “Ao fortalecer o cadastro de doadores, o SUS amplia suas possibilidades de oferecer um tratamento eficaz e gratuito a quem precisa, garantindo acesso à saúde de qualidade para todos. A colaboração da população nesse processo é essencial, pois cada doador registrado pode ser a cura para muitos, contribuindo para a equidade no acesso aos cuidados de saúde no país”, afirmou.

Com informações do Portal GC Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário