Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Caminhão-tanque explode no Pará e deixa equipe do SBT ferida

 

 

Um caminhão-tanque explodiu na BR-010, no Pará, nesta quarta-feira (03), e deixou ao menos seis pessoas feridas, entre elas integrantes da equipe do SBT que trabalhavam no momento em que ocorreu o acidente.

A rodovia fica localizada entre os municípios de Paragominas e Ulianópolis. As imagens foram gravadas por pessoas que estavam passando pelo local. Ao perceberem o veículo que transportava gás em chamas, as pessoas correram para fugir da explosão.


O SBT informa que a equipe, composta pelo repórter Alan Neres, o repórter cinematográfico Wellington Moura, e o auxiliar técnico Márcio Lopes ficaram feridos, receberam atendimento médico, e estão fora de perigo.

Além deles, a explosão também atingiu bombeiros militares que tentavam apagar o fogo do veículo antes da explosão acontecer. As roupas especiais e equipamentos de proteção ajudaram os militares, que tiveram apenas queimaduras de primeiro grau.

Com a explosão, o caminhão-tanque ficou completamente destruído. Apesar dos feridos, ninguém morreu no acidente.

Mais de 17 mil famílias podem receber nova antena parabólica digital no Ceará; saiba como se inscrever

 


Cerca de 17,6 mil famílias de baixa renda de 16 municípios do Ceará podem ter direito a receber gratuitamente a nova antena parabólica digital. A ação é realizada pela Siga Antenado, entidade responsável por ajudar a população durante o processo de migração do sinal de TV analógico para o digital.

No momento, o agendamento foi aberto nas cidades de Ararendá, Catunda, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Ereré, Ibicuitinga, Ipaporanga, Madalena, Milhã, Piquet Carneiro, Potiretama, Salitre, São João do Jaguaribe, Solonópole e Tarrafas. Agora com as novas cidades convocadas, a entidade passa a estar presente em 135 municípios cearenses, podendo beneficiar cerca de 517 mil famílias.

A substituição de antenas é necessária pois, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Portanto, aqueles que não fizerem a substituição adotando a nova parabólica digital não vão mais conseguir assistir à televisão.

Como solicitar o novo equipamento ?Tem direito a nova parabólica digital quem estiver inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.

Aqueles que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital, espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura não precisam fazer a troca.

Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

Fonte: GC Mais

Pedestre e motociclista morrem em acidente na CE-065, em Maracanaú

 

O motociclista tentou frear, mas devido à alta velocidade e à curta distância, não conseguiu evitar a colisão.
Foto: Reprodução https://www.miseria.com.br/

Na tarde desta quarta-feira (3), um trágico acidente de trânsito ocorreu na Avenida Padre José Holanda do Vale, em Maracanaú, resultando na morte de um pedestre e de um motociclista. O garupeiro da moto foi levado ao hospital com escoriações pelo corpo, mas não corre risco de vida.

Segundo relatos de testemunhas, o pedestre estava almoçando em um restaurante na avenida quando percebeu que havia esquecido a carteira no carro. Ao tentar atravessar a avenida para recuperar o item, ele foi atropelado pelo motociclista que seguia em direção à CE 065. O motociclista tentou frear, mas devido à alta velocidade e à curta distância, não conseguiu evitar a colisão.

A Avenida Padre José Holanda do Vale é conhecida pela alta incidência de acidentes de trânsito. A ausência de faixas de pedestres, semáforos e passarelas torna a travessia extremamente perigosa para os pedestres, que são obrigados a se arriscar para cruzar a via.

Comerciantes locais relataram que já fizeram várias reclamações sobre a situação, mas até o momento, nenhuma medida foi tomada pelas autoridades para melhorar a segurança no local.

O Detran selecionou algumas dicas que devem ser adotadas no dia a dia para garantir a segurança.

gcmais.com

Incêndio atinge depósito de rede de lojas de calçados em Juazeiro do Norte

O incêndio começou por volta das 18h, segundo funcionários da rede de lojas atingida.

Paulo Junior   https://www.miseria.com.br/
Foto: Paulo Junior

No final da tarde desta quarta-feira (3) um incêndio de grandes proporções atingiu o depósito de uma rede de lojas de calçados. O prédio, localizado na rua Alencar Peixoto, no centro de Juazeiro do do Norte, apresentou as primeiras chamas por volta das 18h, quando vizinhos do local identificaram a situação e acionaram os responsáveis e os Corpo de Bombeiros.

As chamas se espelharam rapidamente e em determinado momento podiam ser vistas à distância. Contudo, com a ação do Corpo de Bombeiros, a situação foi controlada. Informações colhidas pelo Portal Miséria com funcionários da rede de calçados atingida apontam que não houve nenhum ferido. Segundo relatado, no momento em que o fogo começou não havia nenhum funcionário no ambiente. Portanto, o prejuízo foi apenas material.

Foto: Reprodução

Destaca-se que a situação exigiu que um trecho da rua São Pedro fosse interditada. O logradouro é o principal centro comercial de Juazeiro do Norte e neste horário costuma ter um intenso volume de veículos transitando. A interdição da via foi executada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Frisa-se que agentes da Polícia Militar também foram deslocados para o endereço do incêndio, a fim de auxiliar no isolamento do espaço.

A situação fez com que comerciantes vizinhos ao local atingido retirassem parte do estoque de suas lojas, com receio de o fogo se alastrasse e alcançasse seus estabelecimentos. Reitera-se que neste momento as chamas estão sob controle.

Menor de 15 anos morre no HRC após queda de moto e cadáveres encontrados em Jardim, Crato e Potengi

  Cinco corpos foram recolhidos nas últimas horas pelo rabecão no Cariri

Demontier Tenório  https://www.miseria.com.br/

Ruan morreu no HRC em Juazeiro após acidente em Iguatu (Foto: Guto Vital)

Cinco corpos foram recolhidos nas últimas horas pelo rabecão no Cariri, incluindo da mulher vítima de latrocínio em Juazeiro. Por volta das 7 horas desta quarta-feira o adolescente Francisco Ruan Moreira da Silva, que completaria 15 anos no próximo dia 23 de julho, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele morava no Sítio Quixoar dos Dinos em Iguatu e, na madrugada do último dia 23 de março, se envolveu num acidente com moto na estrada do Sítio Cardoso II naquele município.

Antes, por volta das 9 horas desta terça-feira, foi encontrado o corpo do agricultor Irisvan José Gomes, de 50 anos, que residia no Sítio Aroeira na zona rural de Jardim. Estava perto de um riacho até sem água no Sítio Gitirana naquele município e sua filha foi quem encontrou. O cadáver não apresentava marcas de violência e Irisvan costumava ingerir bebidas alcoólicas e estava próximo a um recipiente de aguardente. Pode ter sofrido um coma alcoólico ou infarto.

Já às 19 horas, ainda na terça-feira, foi encontrado o corpo do aposentado José Pereira Filho, de 74 anos de idade. Este residia no Sítio Quebra (Distrito de Ponta da Serra) na zona rural de Crato e o cadáver estava dentro de casa em avançado estado de decomposição e bastante putrefeito. No imóvel não existia marcas de arrombamento e, também, deve ter sido vítima de morte natural.

Finalmente, por volta das cinco horas da madrugada desta quarta-feira, um homem se deparou com o irmão morto na cama ao seu lado em Potengi. Era Reginaldo José de Oliveira, de 48 anos, que morava na Rua Francisco Guedes no centro da cidade. No imóvel moram ainda sua mãe e uma irmã. O mesmo não tinha marcas de violência, era alcoólatra e, vez por outra, se queixava de dores abdominais, porém não buscava atendimento médico.

Junho teve cinco homicídios em Juazeiro e o ano é 11% mais violento

Com cinco homicídios em diferentes bairros, o mês de junho teve três assassinatos a menos que maio

Demontier Tenório(Foto: Reprodução)https://www.miseria.com.br/

“Andrezim” foi morto a tiros n bairro Vila Três Marias e Daniel no Tenente Coelho no Aeroporto 

Com cinco homicídios em diferentes bairros, o mês de junho teve três assassinatos a menos que maio ou 37,5% de decréscimo. Já na comparação com junho de 2023 foi a mesma quantidade com outros cinco homicídios. Assim, são quatro homicídios em janeiro, seis em fevereiro, 18 em março, nove em abril, oito em maio e cinco no mês passado.

Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, em junho os bairros onde houve o registro de homicídios foram Vila Três Marias, Socorro, Aeroporto, Tiradentes e Frei Damião com um cada. Já no acumulado do ano, o bairro João Cabral segue como o mais violento com dez homicídios de um total de 50 ou exatamente 20% da matança em Juazeiro.

O mês de junho fez o ano permanecer um pouco mais violento. Em 2023, eram 45 homicídios contra 50 este ano ou cinco a mais representando um acréscimo de 11% na violência. Eis a relação dos homicídios registrados no decorrer do mês passado em Juazeiro:

Dia 16 – Cícero André Pereira da Silva, de 38 anos, o “Andrezim” que residia na Vila Dom Bosco (Santa Tereza) em Juazeiro, foi morto a tiros após bolão de vaquejada no Parque Santa Rita na Rua Junilha Fernandes de Morais (Bairro Vila Três Marias). Ele respondia por furtos, roubos, tráfico de drogas, crime de trânsito, porte de arma e já tinha matado Cirineu Barros Feitosa (2008) e Francisco Alves da Costa Neto, o “Amendoim” (2018).

Dia 19 – Stefhany Alves de Oliveira, de 22 anos, que residia na Rua Maria Antonia de Oliveira (Frei Damião), morreu no HRC. No dia 13 de junho, ela tinha sido baleada na cabeça na Praça do Memorial Padre Cícero no bairro do Socorro. A mesma respondia por tráfico de drogas e aparecia em procedimentos como testemunha de um homicídio e porte de arma de fogo.

Dia 22 – Daniel Justino de Cazais, de 21 anos, foi morto a tiros na sua casa no Minha Casa Minha Vida do Tenente Coelho II na Rua Ana Rita de Sousa no bairro Aeroporto. Ele respondia procedimentos por furtos simples, arrombamentos, assalto e os acusados fugiram numa motocicleta após o crime

Dia 24 – Lázaro Charles da Silva, de 28 anos, que residia na Rua Frei Damião (Tiradentes) morreu após ser esfaqueado durante bebedeira e discussão com uma pessoa apelidada por “Joinha” na Rua Artesão Manoel de Barros naquele bairro. Ele era socorrido numa moto e não resistiu quando foi ao solo na Avenida Maria Ednir Mendonça no bairro José Geraldo da Cruz. Lázaro respondia por tráfico de drogas.

Dia 29 – Wallisson Ramos de Brito, de 32 anos, que residia no Sítio Barro Vermelho em Barbalha, foi morto a tiros na Baixa da Raposa (Frei Damião) em Juazeiro. Ele respondia por violência doméstica, ameaça, lesão corporal, crime de trânsito, furto, tráfico e porte ilegal de arma de fogo. No dia 25 de setembro de 2010, no Aeroporto, tentou matar a facadas José Edvan Oliveira Silva, de 42 anos, por motivos passionais.

Governo do Ceará sanciona lei de paridade salarial dos policiais civis do Estado

 

 A paridade garante a igualdade de remuneração entre os servidores ativos e aposentados.

Maurício Júnior  https://www.miseria.com.br/
Foto: Hiane Braun / Casa Civil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sancionou a Lei de Paridade dos Policiais Civis, nesta quarta-feira (3). A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença de agentes das Forças de Segurança do Estado e outras autoridades.

Vale destacar que a paridade garante a igualdade de remuneração entre os servidores ativos e aposentados. Nessa perspectiva, a lei sancionada deve assegurar que os proventos de aposentadoria da categoria de policiais civis sejam vistos na mesma proporção, bem como na mesma data, em que acontecem modificações na remuneração dos servidores em atividades.

O governo estadual destaca que a paridade será concedida aos servidores que ingressaram na Instituição até 2019. O anúncio da paridade salarial foi anunciada no último dia 25 de junho.

Além dessa lei, Elmano disse que serão lançados concursos a fim de ampliar o efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do Ceará. “Eu, daqui a um tempo, vou anunciar a quantidade de vagas que nós vamos fazer de concurso para todas as Forças de Segurança do Estado do Ceará”, afirmou o governador.

Caminhoneiro é sequestrado, baleado em confronto com a PM e morre após quatro dias no IJF

 A família de Eneas da Costa Silva alega que houve negligência no hospital - O IJF nega ter ocorrido "prática de negligência, imperícia ou imprudência"

Eneas da Costa Silva, sequestrado e baleado durante troca de tiros com a PM

Um caminhoneiro morreu, no último domingo (30), após passar quatro dias internado no Instituto Doutor José Frota (IJF). Eneas da Costa Silva, de 39 anos, foi sequestrado no Bairro Canindezinho, em Fortaleza, na última quarta-feira (26), enquanto trabalhava. Eneas, que dirigia o veículo, foi baleado durante troca de tiros da Polícia Militar com os suspeitos do sequestro.
A vítima, inicialmente, foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em seguida transferida para o IJF.
A família de Eneas alega que houve negligência hospitalar, e a unidade municipal nega ter ocorrido "prática de negligência, imperícia ou imprudência".
"Uma pessoa ser sequestrada, você passa a informação para a polícia e a polícia atira, só mata o refém. E é jogado no IJF por dois dias. Depois de dois dias, é que foram atender praticamente e ele já não tinha mais jeito. Ele entrou só com um ferimento de bala, depois de dois dias descobriram que ele tinha mais um ferimento. Isso é um descaso muito grande", relata Denise Gomes, esposa da vítima.

DESCOBERTA DE NOVA PERFURAÇÃO - No sábado (29), Eneas precisou fazer uma hemodiálise, porque os rins estavam parados.
"Explicaram para ela (para esposa de Eneas) que ele tinha levado um tiro. O médico logo corrigiu que ele levou mais um tiro abaixo da linha da cintura. Como que um paciente chega no hospital com a gravidade que ele chega, faz uma tomografia com contraste na sexta-feira, no final do dia? Até então, a gente tava ciente que era um tiro, e aí vão passar para os parentes que eram dois tiros".

ROUBO DE CARGA E SEQUESTRO DE CAMINHONEIRO - A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou, em nota, que uma viatura da 2ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de roubo de carga, na última quarta-feira (26) à noite.
A PMCE ainda descreve que um suspeito saiu do veículo atirando contra os agentes e fugiu em seguida. Outro suspeito foi capturado na ação com revólver calibre 38, além de quatro munições e duas picotadas.
"No veículo, também havia um homem ferido, identificado como motorista do caminhão que transportava a carga tomada de assalto. A vítima foi socorrida para unidade hospitalar. O suspeito foi conduzido até a Delegacia Metropolitana de Aquiraz para os procedimentos legais".

Receita Federal apreende encomenda postal com R$ 6 mil em cédulas falsas

 Material foi apreendido durante fiscalização no Terminal de Cargas do Aeroporto

A Receita Federal, por meio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, na 3ª Região Fiscal, apreendeu nesta quarta-feira (3), uma encomenda postal, proveniente de Brasília, com destino à Fortaleza, com R$ 6 mil em cédulas falsas. A ação foi realizada durante fiscalização realizada no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense.
As cédulas estavam divididas em 120 notas falsificadas no valor de R$ 50,00. O dinheiro falso será entregue às autoridades policiais, que farão o devido processo criminal.
A atuação da Receita Federal na repressão ao contrabando e descaminho e tráfico de entorpecentes visa primordialmente a proteção da sociedade, tanto no aspecto relacionado à manutenção dos empregos gerados pela indústria nacional quanto no que diz respeito à proteção da saúde e da vida das pessoas, além de acabar com o enriquecimento pelas organizações criminosas.

Justiça do Ceará rejeita cancelamento de shows de Wesley Safadão e Padre Fábio de Melo, em Crateús

Foto Reprodução e Divulgação
A Justiça do Ceará negou o pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) para cancelar parcialmente o evento “Crateús 192 anos”, que conta com shows marcados dos artistas Wesley Safadão e Padre Fábio de Melo. Alegando gasto desproporcional, o MP recorreu da decisão judicial, nesta última terça-feira, 2, pedindo novamente a suspensão parcial das festividades.

Ao solicitar o cancelamento, o MP entrou com um Agravo de Instrumento, alegando que os gastos públicos com a festividade são desproporcionais à atual situação financeira de Crateús.

Segundo o órgão, a festa custará R$ 1,4 milhão somente com contratos com artistas que incluem, além de Safadão e Fábio de Melo, apresentações de Anderson Freire, Gil Mendes, Jonatha & Christiano, Forró Real e da banda É o Tchan. Esta última seria a única cujo pagamento já teria sido efetivado pela Prefeitura.O Juízo recusou o pedido de cancelamento, concluindo que provocaria mais despesas. A favor da realização, foi alegada ausência de vícios nas contratações diretas dos artistas e aparente equilíbrio das contas públicas, além da capacidade financeira do ente público e recorrência na decretação da situação de emergência em razão da estiagem.

A decisão foi recorrida pelo MPCE, que entrou com outro agravo, desta vez em caráter de urgência em segunda instância, ou seja, direcionado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

O órgão volta a pedir à Justiça a suspensão parcial do evento. Além disso, pede que a Prefeitura seja impedida de pagar os artistas, com exceção da banda É o Tchan, cujo pagamento já teria sido efetivado.

Ação ocorre um dia antes do início da festa, prevista para começar nesta quarta-feira, 3 e se estender até o dia 6 de julho

Com informações do O Povo.

Deputados do Ceará aprovam ampliação na jornada de médicos da Secretaria da Saúde de 20 horas para 40 horas

 


Foto Antonio Rodrigues
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que permite a ampliação da jornada de trabalho de médicos servidores da Secretaria da Saúde (Sesa) de 20h para 40h semanais, conforme necessidade. 

O aumento da carga horária poderá ocorrer de forma temporária ou permanente, de acordo com a demanda a ser atendida pela Secretaria. Para tal, é imprescindível a aprovação prévia do Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf) do Estado, já que a mudança de jornada dar-se-á em "casos de necessidade excepcional do serviço".

Médicos especialistas e com lotação específica não estarão isentos da contemplação. As despesas pela ampliação da carga horária de trabalho dos servidores serão custeadas pelo orçamento da própria Sesa.

A medida começou a tramitar na Alece no dia 20 de junho, mas só foi aprovada nesta quinta. Agora, o texto segue para sanção do governador Elmano de Freitas (PT).

Com informações do Diário do Nordeste

Jovem de 28 anos é morto a tiros no bairro Altiplano, em Iguatu

 

Um jovem de 28 anos, identificado apenas por Lucas, foi morto a tiros no início da tarde desta quarta-feira (3), na Rua 12, no bairro Altiplano, em Iguatu. As informações são do Site Iguatu Notícias

Segundo relatos, Lucas tinha acabado de sair de casa - em frente ao local do crime - e aguardava a sua esposa sentado numa motocicleta, quando foi abordado.

De acordo com relatos, dois indivíduos ainda não identificados, se aproximaram e efetuaram os disparos de arma de fogo. Lucas morreu no local. Sua companheira nada sofreu.

As polícias Militar e Civil estiveram no local e acionaram o IML, que recolheu o corpo para a Perícia Forense de Iguatu.

Até o momento não há informações sobre os autores do homicídio e nem a motivação. Com a morte de Lucas, Iguatu chega a 14 homicídios em 2024.

Entregador tem rosto cortado por linha com cerol no Ceará

 


Foto Reprodução/TV Verdes Mares
Um entregador de aplicativo sofreu um corte no rosto por uma linha de pipa com cerol (vidro moído e cola) quando andava de moto em Pacatuba, na Grande Fortaleza. O entregador teve ferimentos e precisou de atendimento médico.

Vitor Borges ia fazer uma entrega quando foi atingido pela linha de cerol, no domingo (30). Ele sofreu ferimentos no nariz e quase teve os olhos atingidos. Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico.

"Muitas marcas no rosto, nos meus olhos, nariz. Precisei levar alguns pontos, fiquei muito machucado. É preciso conscientização das pessoas não fazer o uso do cerol. Você pode estar tirando a vida de um cidadão, um pai de família, que saiu para trabalhar e trazer seu sustento. Pode acarretar um acidente fatal. Poderia ter morrido", afirmou.

Com informações do G1 Ceará.

Corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado carbonizado na zona rural de Saboeiro

 

O corpo de um jovem, de 16 anos, que estava desaparecido, foi encontrado por populares carbonizado na zona rural de Saboeiro.As informações são do Site Iguatu Notícias.

Segundo informações, a vítima, identificada por Lucas Pereira, que residia em Cariús, havia saído de casa na tarde da última quinta-feira, dia 27 de junho com destino a Saboeiro e desde então não teria dado mais notícias.

O jovem foi reconhecido pelos parentes através de duas tatuagens que ele tinha no corpo. Investigações preliminares apontam que o Lucas teria sido assassinado por disparos de arma de fogo e logo em seguida teria tido o corpo incendiado.

A Polícia Civil vai investigar o caso.