Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Privatização dos Correios deve ser interrompida “logo na saída” do novo mandato


A proposta de privatização dos Correios deve ser uma das primeiras a ser revertida logo no início do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Essa será a recomendação do grupo técnico de Comunicações do gabinete de transição, segundo o coordenador da equipe e ex-ministro da pasta, Paulo Bernardo. Para ele, interromper o processo de privatização dos Correios é uma prioridade e tem que ser feito “logo na saída”, no início do mandato de Lula.

“Vamos fazer um levantamento e recomendar. A nossa ideia é recomendar acabar com essa ideia de privatizar os Correios”, afirmou Bernardo a jornalistas nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – a sede do gabinete de transição, em Brasília.

A proposta já está em discussão interna no grupo técnico da transição, que tem encontro marcado para a próxima terça-feira (22) com uma equipe dos Correios.

Até agora, já foram realizadas reuniões com a secretaria-executiva e com a secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, além da Anatel. “Tem que fazer uma avaliação de tudo que está sendo feito”, disse o ex-ministro.

Paulo Bernardo comandou a pasta das Comunicações no primeiro mandato de Dilma Rousseff. No entanto, afirmou nesta sexta (18) que não voltará a ocupar o cargo a partir de 1º de janeiro. Bernardo também foi ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão de Lula.

UNIFICAÇÃO DA EBC DEVE SER REVOGADA

Outra proposta que está em discussão avançada no grupo de Comunicações da transição é a revogação de um decreto que unificou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de forma a dividir novamente a parte de comunicação estatal e a de comunicação pública – como era na gestão do PT, quando a empresa foi criada.

“A EBC tinha uma vertente que é a TV pública (TV Brasil), e tinha a vertente que era a comunicação do governo, a chamada NBR. E foi tudo juntado”, lembrou Paulo Bernardo. “É uma única empresa, e nós achamos que tem que separar. É só revogar, porque foi feito por decreto.”

Pai morre após passar 2 horas em fila para matricular filha em escola

Um homem de 35 anos morreu após infartar enquanto esperava em uma fila para matricular a filha em uma escola municipal de Itajaí (SC) na tarde de ontem.

Segundo a NSC TV, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, Lourival Gonçalves da Cruz chegou à fila por volta das 15h e teve um mal súbito às 17h.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ser acionado, mas não conseguiu salvar Lourival. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, a vítima tinha histórico de problemas cardíacos.

As matrículas da rede pública de Itajaí começaram às 7h30 de hoje, mas o homem foi um dos pais que chegou à Escola Básica Professora Thereza Bezerra de Athayde, no bairro dos Espinheiros, um dia antes para garantir a vaga.

Apesar de as vagas serem garantidas para todas as crianças do município, alguns pais formaram filas antes da hora para que as crianças frequentassem escolas específicas, mais próximas de casa.

(Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário