Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Cidade do interior do Ceará perde metade dos empregos formais em indústrias com fechamento de 4 fábricas

 


Foto Reprodução/Google Maps.
O município de Pentecoste, localizado a 90 km de Fortaleza, perdeu metade dos postos de trabalho na indústria após o desligamento de 528 trabalhadores. A demissão em massa ocorreu com o fechamento de quatro fábricas de calçados na cidade. 

Em abril deste ano, Pentecoste contava com 2.276 postos de trabalho formais. A indústria do município tinha ao todo 1.079 empregos.

As informações consideram os dados mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Indústria calçadista tem forte presença em Pentecoste

De acordo com o Perfil dos Municípios, do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a indústria de calçados e couros, no ano passado, foi responsável por cerca de 80% dos empregos formais de Pentecoste.

Em 2025, o município tinha cinco indústrias de calçados, que empregavam 939 pessoas. Pentecoste tinha 1.182 trabalhadores formais.

Para o economista Alex Araújo, essa demissão em massa reforça um problema crônico de municípios dependentes de um único empregador ou setor.

"Quando há forte concentração produtiva, um único evento empresarial pode produzir impactos macroeconômicos relevantes para todo o município. Neste caso, haverá perda relevante de massa crítica industrial, com desperdício de mão-de-obra especializada, desorganização da rede de fornecedores locais e de serviços técnicos", classifica.

"Haverá ainda perda de conhecimento produtivo acumulado. A perda da indústria gera efeitos nocivos sobre a diversificação econômica, com impactos na administração pública, comércio e serviços", completa o economista.

Com informações do Diário do Nordeste.

Japão empata com a Suécia e enfrenta o Brasil no mata-mata da Copa do Mundo

Foto Divulgação/ Fifa
Japão e Suécia empataram em 1x1 em Dallas, nos Estados Unidos, pela 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo 2026. 

A seleção asiática saiu na frente com Maeda, mas Elanga empatou para os suecos. O goleiro Suzuki, do Japão, fez 3 grandes defesas para evitar a vitória sueca no fim do jogo.

Com o resultado, o Japão avançou em 2º do Grupo F com 5 pontos e enfrentará o Brasil nos 16 anos de Final. Já a Suécia, ficou com 4 pontos e se classificou em 3º lugar, precisando aguardar o fim da 1ª Fase para conhecer seu adversário.

O Japão enfrenta o Brasil na segunda-feira (29), às 14 horas, em Houston, nos Estados Unidos. A Suécia ainda aguarda adversário, assim como horário, dia e local do jogo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário