Os seis primeiros dias do ano de 2022, já somam 422 casos, que comparados aos números do quarto trimestre do ano passado, a primeira semana de 2022, teve um aumento de 250%.
Os meses de outubro, novembro e dezembro de 2021 contabilizaram juntos um total de 121 casos confirmados de convid-19. Os seis primeiros dias do ano de 2022, já somam 422 casos, que comparados aos números do quarto trimestre do ano passado, a primeira semana de 2022, teve um aumento de 250%. No mês de outubro de 2021, 33 pessoas testaram positivo, o mês de novembro 32 e dezembro, 56.
O mês de dezembro já denunciava o aumento comparado a outubro e novembro quando o número de casos quase dobrou. A média de casos do dia 1º ao dia 6 de janeiro de 2022 é de 70 casos por dia, 3400% maior que a média do quarto trimestre de 2021 que é de 1,3 casos por dia. Os cálculos foram feitos de acordo com os números da plataforma da Prefeitura de Sobral, @falasaudesobral que tem atualização diária.
O Portal Paraíso visitou quatro postos de saúde que confirmaram um aumento significativo de pacientes com síndrome gripal, à procura de testes para convid-19. Dona Francisca, Francisca, moradora do bairro Sinhá Saboia disse que em sua casa todos sentiram sintomas leves de gripe. “A gente fez o teste, mas deu negativo. Meu medo é de pegar covid no posto porque todo dia está lotado. Procuro ficar o mais distante possível das pessoas”, disse a dona de casa.
A enfermeira Jakeline Neris, subgerente do Centro de Saúde da Família da Coelce, Dr. Grijalba Mendes Carneiro, disse que a demanda aumentou a partir da última semana de dezembro. De acordo com Jakeline Neris, houve um aumento de aproximadamente 80% de pacientes com sintomas de gripe no posto.
“Devido ao aumento significativo de pessoas procurando o posto com esses sintomas a nossa gerente disponibilizou uma sala e um médico exclusivamente para atender estes pacientes a fim de melhorar o atendimento. É importante ressaltar que a pessoa que está bem de saúde deve vir ao posto somente se for necessário, pois estamos vendo dois ou três jovens acompanhando parentes para consulta. Apenas um é necessário caso o paciente realmente não tenha condições de vir só” disse a subgerente do posta da Coelce.
Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso
Já são 8 mortos pelo desabamento de rocha, e bombeiros retomam buscas
O Corpo de Bombeiros retomou as buscas, na manhã deste domingo (9), em Capitólio, Minas Gerais. Duas pessoas continuam desaparecidas, depois do desabamento de um paredão do cânion. Já foram encontrados os corpos de oito pessoas mortas na tragédia.
As operações começaram por volta das 5h da manhã. As equipes de busca são formadas por 11 mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e 50 militares da Marinha do Brasil.
Na tragédia, oito pessoas morreram e trinta e duas ficaram feridas. Tanto as vítimas fatais, como as desaparecidas estavam na mesma lancha, denominada “Jesus”.
Inicialmente, a estimativa era de 20 desaparecidos, porém dez pessoas foram localizadas por telefone, oito morreram e três continuam desaparecidas.
A queda do paredão ocorreu por volta do meio-dia deste sábado (8) e atingiu quatro barcos com turistas. As vítimas foram levadas para hospitais das cidades de Passos, Piumhi e São José da Barra. De acordo com informações da corporação, vinte e sete pessoas já foram atendidas em unidades de saúde e liberadas.
O governador do estado, Romeu Zema vai comparecer ao local do acidente, ontem ele lamentou a tragédia: “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.
Ontem, a Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que um inquérito será aberto para descobrir os motivos da tragédia.
Nota da Marinha
A Marinha do Brasil informa vai abrir um inquérito para apurar causas, circunstâncias do acidente.
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
(Diário do Poder)
Nenhum comentário:
Postar um comentário