Paloma Gurgel foi presa ontem, em Fortaleza, ao desacatar agentes penitenciários
Um bate-boca entre uma advogada e agentes penitenciários se transformou em um caso de Polícia e a revelação da ação de advogados com o crime organizado e as ordens para a onda de ataques no estado. Durante o incidente, a advogada Paloma Gurgel acabou presa. Em um áudio postado nas redes sociais, logo após ser solta através de fiança, ele acusou o secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, de comandar torturas e de ter montado uma tática para que presos de facções rivais no Ceará se matassem dentro dos presídios, como aconteceu no Rio Grande do Norte.
A confusão envolvendo Paloma Gurgel e agentes penitenciários ocorreu na noite desta quinta-feira (26) no momento em que eles escoltavam um preso (cliente dela) para uma consulta em uma clínica médica localizada na Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima. A advogada afirma na clínica foi ameaçada de morte, com arma de fogo apontada em sua direção. Na discussão, recebeu voz de prisão e, em resposta, também deu voz de prisão ao agente. A Polícia Militar e representantes da OAB-Ceará foram chamados e conduziram os dois para a Delegacia Geral.
A advogada diz que se recusou a ser levada numa viatura do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), ocupada pelos agentes. No áudio, ela diz que foi agredida fisicamente e submetida a exame de corpo de delito na sede da Perícia Forense do Estado (Pefoce).
Na gravação, Paloma Gurgel acusa diretamente o secretário Mauro Albuquerque de comandar torturas contra presos no Ceará, repetindo, segundo ela, o que ocorreu quando ele exercia cargo semelhante no estado do Rio Grande do Norte.
“Todo mundo sabe o histórico desse secretário. Todo mundo sabe o que está acontecendo nesta cidade desde que ele entrou (assumiu o cargo). Já são dois episódios de ataques. Ele pensou que o povo (detentos de facções rivais) ia se matar, como se matou lá em Natal. Era a tática dele, mas não deu certo aqui. Ao contrário, várias investigações da (Polícia) Federal afirmam que foi feito um acordo de paz pelas facções devido ele ter juntado os presos (de facções rivais) nas mesmas alas, como ele disse que ia fazer”.
Ouça o áudio:
freelance24horas.
POLÍCIA CIVIL FAZ MEGAOPERAÇÃO NESTA SEXTA - FEIRA PARA PRENDER ENVOLVIDOS NOS ATAQUES ( VEJA LISTA DOS ULTIMOS ATENTADO)
Os detidos durante a operação estão sendo encaminhados à sede do DHPP, no bairro de Fátima
Após o registro de mais 14 ataques criminosos nas últimas 24 horas, totalizado 78 atentados desde o último fim de semana, a Polícia Civil deflagrou, na manhã de hoje (27), uma megaoperação em vários bairros da Capital e cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com o objetivo de prender criminosos integrantes da facção Guardiões do Estado (GDE), que vêm protagonizando os atos de vandalismo.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão emitidos pela Justiça a pedido da Polícia Civil, através das unidades especializadas que investigam os atentados, como a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). São cerca de 120 inspetores, escrivães e delegados e 30 viaturas empregados na operação. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas dá apoio aos policiais nas incursões em favelas e comunidades da periferia da cidade.
Vários bandidos que estavam sendo procurados já foram capturas e estão sendo encaminhados ao Complexo das Delegacias Especializadas (Code) e ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ambos no Bairro de Fátima. As diligências se estendem aos Municípios de Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, além de Horizonte e Pacajus.
A ação policial foi batizada de “Operação Eirene”, fazendo uma alusão à deusa grega que personifica a paz.
Ataques recentes
Nas últimas 24 horas, foram registrados 14 ataques criminosos no Ceará, sendo 11 casos na quinta-feira (26) e três já nesta sexta (27).
Veja os ataques criminosos no Ceará nas últimas 24 horas:
QUINTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO
1 – Incêndio a uma oficina de móveis, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza
2 – Incêndio de uma caçamba, no Lixão da cidade de Pacajus
3 – Incêndio criminoso a um caminhão coletor de lixo no bairro Veneza, em Iguatu
4 – Micro-ônibus e ônibus incendiados na localidade de Quatro Bocas, em Paracuru
5 – Incêndio a uma viatura da Polícia Militar no Destacamento da PM na cidade de Aratuba
6 – Tentativa de incêndio a ambulâncias na Base do Samu, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza
7 – Incêndio criminoso na Câmara Municipal de Pindoretama
8 – Veículo incendiado na Praia do Pacheco, no Município de Caucaia
9 – Atentado contra uma equipe do Serviço Reservado (Inteligência) nas proximidades do Condomínio da Santa, em Caucaia. Uma rajada de tiros disparada contra os agentes
10 – Veículo de uma auto-escola incendiado na Rua Padre Roma, no bairro Aerolândia
11 – Ataque a um ônibus na Rua Elcias Lopes, no bairro Montese, em Fortaleza
SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO
1 – Incêndio a uma passarela do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na esquina das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, no bairro Cocó, em Fortaleza
2 – Caminhão incendiado na cidade de São Luiz do Curu
3 – Posto de Saúde da cidade de Paramoti atacado na madrugada
freelance24horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário