Com as chuvas acumuladas dos últimos dias, sobe para nove o número de açudes no Ceará que estão com 100% da capacidade. O açude São José I, localizado no município de Boa Viagem sangrou no início desta semana, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: São José, em Boa Viagem; Itaúna, em Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Batente, em Ocara; Maranguapinho, em Maranguape; Cocó, em Fortaleza; Acaraú Mirim, em Massapê; Germinal, em Palmácia; e Tijuquinha no município de Baturité.
Catorze açudes do Ceará estão com capacidade acima de 90%. Noventa e nove açudes estão com volume inferior a 30%.
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,54% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,38% do volume máximo. Com informações do G1 Ceará.
Chove em 86 municípios cearenses nesta terça-feira
Chove em quase metade do Ceará, nesta terça-feira (5),de Carnaval, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi registrada em Fortim, no Litoral Leste do Estado, a 135 quilômetros de Fortaleza, com 52 milímetros. Ainda na mesma região, choveu 51.8 milímetros em Icapuí.
Outras 84 cidades cearenses também registraram chuvas, as maiores em Caririaçu (46 mm), Granjeiro (41.4 mm), Crateús (38 mm), Hidrolândia (35 mm), (Ipu 34 mm), Ipueiras (34 mm), Viçosa do Ceará (32.6 mm) e Aurora (31 mm).
Em Fortaleza choveu 13.6 milímetros em Messejana, 7.2 milímetros na Água Fria e 4.3 milímetros no Castelão.
Para esta quarta-feira (6), a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva em Fortaleza, com mínima de 24°C e máxima de 32°C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário