Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 19 de março de 2019

Famílias têm casas alagadas e precisam dormir na rua após chuva transbordar canal no Crato

Famílias tiveram casas alagadas e precisaram dormir na rua após o canal do Rio Granjeiro transbordar em meio à chuva no Crato, Região do Cariri. A Prefeitura estuda possibilidade de decreto de emergência no município e a cidade tenta se livrar da lama e sujeira nesta manhã. Choveu 120 milímetros de 7h de segunda-feira até 7h desta terça-feira (19),na cidade. Um rapaz que tentou atravessar uma passarela a cavalo, em outro ponto do município, foi arrastado e morreu.

"Eu pensava em sair de casa porque não aguentava mais conviver com essa situação. Eu ouvi o barulho, vi os carros descendo, eu nunca tinha visto isso na minha vida" disse a autônoma Antônia Rodrigues. 

crato

A catadora de resíduos recicláveis e mãe de cinco filhos, Edileusa Gomes, passou a noite na calçada com medo que seus filhos fossem levados pela correnteza. A mãe que já mora há 20 anos próximo ao canal sempre teve medo, mas depois das chuvas desta segunda-feira pretende mudar de casa e encontrar um lugar para poder conseguir dormir.
Reparos

Em frente à sede da prefeitura municipal, a rua virou um "rio" e apresenta muita lama na manhã desta terça-feira(19). Os trabalhadores já começaram a fazer os reparos na via. Comerciantes usaram as primeiras horas do dia para limpar os estabelecimentos.
Decreto de emergência

O secretário de infraestrutura do Crato, José Muniz, disse na manhã desta terça-feira para a equipe do Sistema Verdes Mares que a prefeitura está estudando a possibilidade de fazer um decreto de emergência no município. Ainda de acordo com o secretário, a prioridade no momento é de atender as famílias e levantar os danos.
Retirada das famílias

Uma equipe de assistentes sociais está realizando o trabalho para sensibilizar e tentar retirar as famílias que ainda querem permanecer na área de risco. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimere de Melo Silva, a área de risco do Canal já é mapeada.

A coordenadora disse também que houve falha no sistema de alerta. "Nos pegou de surpresa, nós temos um sistema de alarme e não foi repassado pra gente que ia ter esse transtorno", disse.

Dados de chuva

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o maior volume de chuvas no Ceará foi registrado no município do Crato, no Posto Lameiro, com o registro de 120 milímetros. Os dados parciais foram divulgados às 7h25min,desta terça-feira (19). Com informações do Diário do Nordeste.

Chove em 48 municípios do Ceará no dia do padroeiro do Estado, São José

O boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou até as 8h desta terça-feira chuva em 48 municípios cearenses. Hoje, é comemorado Dia de São José, padroeiro do Estado, vinculado a uma boa quadra chuvosa.

A cidade do Crato recebeu 120 milímetros de chuva, o que fez o canal do Rio Granjeiro, principal afluente da Região do Cariri, transbordar. Com isso, um grande volume de lama invadiu esta cidade.

Fortaleza amanhece nublado, mas agora tem sol forte.

Em tempo

Confira as 10 maiores chuvas:

Crato (Posto: Lameiro) : 120.0 mm

Itarema (Posto: Carvoeiro) : 75.0 mm

Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 71.0 mm

Orós (Posto: Guassussê) : 51.0 mm

Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 48.0 mm

Quixadá (Posto: Tapuiara) : 48.0 mm

Crateús (Posto: Irapua) : 44.0 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Iborepi) : 39.0 mm

Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 37.0 mm

Ocara (Posto: Açude Batente) : 32.0 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário