Web Radio Cultura Crato

sábado, 2 de março de 2019

Ceará tem previsão de chuvas dentro da média até o fim da quadra chuvosa


O prognóstico para as chuvas no Ceará até o fim da atual quadra indica perspectiva maior de precipitações dentro da média histórica. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na tarde desta quinta-feira, 28.

As chances de a chuva ficaram em torno da normal climatológica são de 40%. Chuvas abaixo da média têm 35% de chances de ocorrer. Acima da normal climatológica têm 25% de possibilidade.

O novo prognóstico abrange os meses de março, abril e maio. A tendência é a mesma apontada para o período de fevereiro, março e abril, que também tinha 40% de possibilidade de as chuvas ficarem dentro da média histórica. A quadra chuvosa no Ceará vai de fevereiro a maio.

Para os meses de março a maio, a média histórica é de 482 milímetros de chuva. Os parâmetros para cada classificação são:

Abaixo da média: 0 a 398mm

Em torno da média: 398 a 566.1mm

Acima da média: acima de 566.1mm

Em fevereiro, as chuvas estão acima da média histórica. Até esta quinta-feira, 28, as chuvas estão 52,4% acima do previsto para o mês. O litoral de Fortaleza e Norte têm as maiores médias. No Cariri, todavia, estão abaixo da média.

O prognóstico foi feito a partir de análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros). Também foram considerados modelos numéricos globais e regionais e dados estatísticos de instituições de meteorologia do Brasil e do Exterior, além da própria Funceme.

O cenário atual apresenta índices positivos, com El Niño de fraca intensidade. Conforme indicado no prognóstico anterior, o centro-norte do Estado tende a ter mais chuvas em relação à média. No centro-sul, a projeção é de menos chuvas, proporcionalmente à média.

Com informações O Povo

Agências bancárias só voltam a abrir na quarta-feira (6) às 12h

Esta sexta-feira (1º), véspera de feriado prolongado de carnaval, é o último dia de funcionamento normal dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4),e na terça-feira (5).

Na quarta-feira de cinzas (6), os bancos abrirão a partir do meio-dia, com exceção do estado do Rio de Janeiro no qual, em função da Lei 8217 que estabelece feriado estadual, não há expediente em 6 de março.

A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.

Já para aqueles clientes que passarão a semana inteira viajando e não dispensam a ida a uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejado. Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário