Web Radio Cultura Crato

domingo, 11 de novembro de 2018

Mais 457 policiais são formados no Curso Especial de Policiamento com Motocicletas para atuar no BPRaio

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta última sexta-feira (9), mais 14 turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas. Agora são mais 457 policiais habilitados para atuar no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Para participar do curso de 278 horas/aula, os policiais passaram por um rigoroso processo seletivo que incluiu avaliação do histórico funcional, teste de aptidão física e exame de capacidade técnica. Vencida esta etapa, os aprovados na seleção iniciaram as instruções que ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano. Cada turma cumpriu seis semanas de intensa e rigorosa rotina de atividades com treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais.

“É um curso extremamente severo com atividades teóricas e, na sua maioria, práticas que levam o aluno ao mais alto grau de profissionalismo nas instruções. Hoje nós temos aqui no nosso Batalhão 120 motocicletas, que nós não a usamos em atividades operacionais, apenas nos cursos. Isso é um fator fundamental que nenhuma outra polícia detém, para que a gente possa realmente capacitar o policial a altura do que a gente precisa”, destacou o comandante do BPRaio, coronel Márcio Oliveira que, também coordena o curso.



O comandante do Batalhão ressaltou ainda a eficiência desta modalidade de policiamento. “A motocicleta, ela tem um poder ofensivo bem maior que a viatura de quatro rodas, por poder penetrar em áreas de difícil acesso a essas viaturas. A mobilidade, a flexibilidade, a rapidez, a facilidade de embarque e desembarque, todas essas características trazem excelentes resultados no contexto da segurança pública, quer seja na contribuição com a redução dos índices, no aumento de ocorrências positivas de prisões e apreensões, bem como, na elevação da sensação de segurança real demonstrada nas áreas onde eles estão operando”, pontuou o oficial.

A solenidade de formatura aconteceu no ginásio da Aesp e contou com a presença do secretário executivo da Academia, Nartan Andrade; do comandante do BPRaio, coronel Márcio Oliveira; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Marcos Sena, e do coronel do Exército Brasileiro, Weber Salmito Campos, além de formandos, familiares, instrutores e outras autoridades da segurança pública.

BPRaio

O Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) tem 14 anos de existência e conta 1.340 motocicletas e 74 viaturas de quatro rodas. Atualmente, o BPRaio tem 41 bases fixas instaladas por todo o Ceará e um efetivo de 2.324 policiais militares.

Mais atuantes em facções, mulheres são vítimas de homicídio com mais frequência

Um fenômeno crescente nos últimos anos, que chegou ao auge no ano corrente, é a participação de mulheres em facções criminosas, o que elevou o número de pessoas do sexo feminino que são vítimas de homicídio. Entre as Áreas Integradas de Segurança (AIS), os maiores números de mulheres mortas estão na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no período de 2015 a outubro de 2018, conforme números obtido pelo G1 com Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em Fortaleza, a Área Integrada de Segurança 6 (onde ficam os bairros Amadeu Furtado, Antônio Bezerra, Autran Nunes, Bela Vista, Bonsucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube, Padre Andrade, Parque Araxá, Parquelândia, Pici, Presidente Kennedy, Quintino Cunha e Rodolfo Teófilo) apresenta o pior número: 68 mortes de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário