Web Radio Cultura Crato

sábado, 8 de março de 2025

Governo do Ceará inicia reconhecimento facial de torcedores na Arena Castelão

 


Foto Governo do Estado
Começou nesta sexta-feira (7), o processo de cadastro do reconhecimento facial dos torcedores para os jogos da final do Campeonato Cearense, nos dias 15 e 22 de março, na Arena Castelão, em Fortaleza. A medida foi anunciada em fevereiro como uma forma de combater a violência nos estádios.

A partir destes dois jogos, todos os outros são exigir o reconhecimento facial para acessar o estádio.Os equipamentos de reconhecimento ficarão nos mesmos locais onde hoje os torcedores têm acesso usando ingressos ou cartões de sócio torcedor. As catracas antigas permanecerão, mas com o acréscimo dos equipamentos de leitura para reconhecimento facial.

"Haverá câmeras de segurança espalhadas no entorno e dentro do Castelão, além das catracas para reconhecimento facial nos locais de acesso”, explicou Francisco Barbosa, presidente da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice), responsável pela instalação da tecnologia no estágio.

A obrigatoriedade do reconhecimento facial para acessar o Castelão foi anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de de Freitas, no início de fevereiro, após vários episódios de brigas entre torcidas organizadas do Ceará Sporting Clube e do Fortaleza Esporte Clube.

Poucos dias após o anúncio, 113 torcedores dos dois times foram presos após uma briga generalizada na avenida Osório de Paiva, quando estavam a caminho do estádio para o Clássico-Rei. Na confusão, oss grupos atiraram paus e pedras uns contra os outros e disparam rojões em direções opostas.

Como fazer o cadastro

O cadastro da biometria facial dos torcedores será realizado em uma plataforma online, criada pela Etice. Acesse aqui.

Confira as recomendações para realizar o cadastramento facial:

Para escanear seu rosto, escolha um local bem iluminado

Evite usar acessórios como chapéus e óculos

Insira seus dados corretamente, incluindo um e-mail válido

Tenha em mãos um documento oficial com foto (RG ou CNH)

Passaporte é obrigatório para estrangeiros

As informações colhidas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes para serem usadas no ato de compra do ingresso.

Com informações do G1 Ceará.

Janeiro e fevereiro de 2025 registraram queda de 69% em casos de dengue no Brasil

Foto Shammiknr / Pixabay
Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil registrou uma redução de 69,25% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento corresponde às semanas epidemiológicas 1 a 9, compreendendo o intervalo de 29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025.

De acordo com o painel de monitoramento da pasta, nos primeiros meses deste ano, foram contabilizados 493 mil casos prováveis da doença, 217 óbitos confirmados e 477 mortes em investigação. No mesmo período de 2024, o país havia registrado 1,6 milhão de casos prováveis, 1.356 óbitos confirmados e 85 em análise. 

A região Sudeste concentra a maior parte dos casos, com 1 milhão de registros em janeiro e fevereiro de 2024 contra 360 mil este ano. O estado de São Paulo lidera os números atuais, com 285 mil casos prováveis, representando mais da metade do total do país. E contabiliza também 168 das 217 mortes confirmadas este ano.

Combate contra a dengue

Desde a ativação do Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), em 8 de janeiro, o Ministério da Saúde intensificou ações para conter o avanço das arboviroses . Entre as principais estratégias adotadas estão:

•Visitas técnicas a estados e municípios para reforçar a vigilância e o controle da doença;

•Distribuição de 4,5 milhões de testes de diagnóstico para dengue, priorizando localidades com menor acesso a laboratórios;

Com informações do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário