![]() |
Foto O Povo |
O Estado do Ceará registrou chuvas em 38 municípios entre às 7 horas da quarta-feira, 26, e às 7 horas desta quinta-feira, 27, conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os maiores acumulados foram registrados nas cidades de Acaraú (47 mm), Canindé (41 mm) e Alto Santo (40,6 mm).
Em Fortaleza, moradores registraram alagamentos em um trecho da CE-040, próximo ao Centro das Tapioqueiras, na manhã desta quinta-feira, 27. O acumulado provocou lentidão no trânsito da região.
Em nota, a Defesa Civil de Fortaleza informa que durante o plantão noturno, das 18 horas dessa quarta-feira, 26, às 6 horas desta quinta-feira, 27, atendeu a três ocorrências de risco de desabamento, todas sem gravidade. Os atendimentos aconteceram nos bairros Aeroporto, Quintino Cunha e Sapiranga.
As precipitações ocorrem um dia após o fim do aviso de ondas de calor, emitido pela Fundação, que previa temperaturas máximas acima da média, variando de 1°C a 3°C além do esperado.
Conforme o órgão, uma onda de calor é caracterizada por três dias seguidos de extremos de calor, quando as temperaturas máximas chegam a mais de 1°C que o esperado para o período.
Com informações do O Povo.
Quixeramobim recebe empresários para discutir implantação do Porto Seco na região
![]() |
Foto Divulgação/SDE |
Quixeramobim recebeu, na última semana, a Caravana Porto Seco. Na ocasião, empresários estiveram no município do interior cearense para discutir a implantação do Porto Seco José Dias de Macedo. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Afrânio Feitosa, o momento marca, de fato, o início do empreendimento.
A previsão é de que o terminal esteja conectado ao Porto do Pecém, por meio da Transnordestina, até o ano de 2027. A expectativa é de que cerca de 10 mil empregos diretos sejam gerados até 2028.
No evento, realizado pela empresa Value Global, holding dona da Value Port Terminals, estiveram presentes, além de representantes da J. Macêdo, diversos empresários do exterior. Ainda de acordo com Feitosa, a obra vai transformar Quixeramobim, Ceará e o nordeste brasileiro.
O terminal leva o nome do empresário fundador da J. Macêdo, empresa que atua no mercado de moagem de trigo. Na ocasião, esteve presente Amarílio Macedo, representante do Conselho de Administração da companhia. Ele, aliás, ressaltou que, atualmente, o crescimento econômico do Ceará ocorre no litoral, e que prevê uma mudança da prioridade de investimento com a chegada do porto seco, tornando o Sertão Central “o melhor lugar para investir”.
“Vai gerar um impulso tão grande no Sertão Central que, não vou exagerar dizendo que vai rivalizar com o litoral, mas vai dar uma autonomia e independência muito grande ao investimento aqui”, disse.
O projeto prevê o fortalecimento de setores como a bacia leiteira, a indústria de calçados e a mineração. No último 16 de janeiro, prefeitos da região, empresários e autoridades estaduais se reuniram no Encontro de Prefeitos da Região do Sertão Central, no qual houve discussão sobre o Porto Seco. Estiveram presentes gestores de Madalena, Piquet Carneiro, Banabuiú, Milhã, Pedra Branca, Ibaretama, Senador Pompeu e Solonópole.
Com informações do Site Opinião CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário