Foto Thiago Gadelha |
Foto Thiago Gadelha |
A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a vantagem de 15 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) na simulação de segundo turno. O petista tem 54%, e o presidente, 39%.
Lula tem a chance de matar a fatura no domingo (2), já que marca 50% dos votos válidos, excluindo nulos, brancos e indecisos, que é como o Tribunal Superior Eleitoral fecha a conta do pleito. Mas há outros fatores, além de mudanças de última hora do eleitorado, como a abstenção, para serem levados em conta.
A vantagem de Lula já foi de 20 pontos percentuais, em dezembro passado, mas se manteve estável ao longo da campanha. A margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O índice de confiança é de 95%.
Recentemente, na busca pelo voto útil para tentar evitar a segunda rodada, Lula investiu principalmente sobre o eleitorado de Ciro Gomes (PDT), que está empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB).
Não conseguiu até aqui uma sangria decisiva e colheu a tradicional cólera do pedetista. A análise da migração de votos de Ciro para Lula num segundo turno mostra que talvez o efeito possa ser contrário para o petista, como já havia sido aferido no levantamento passado.
Para tentar atrair esses eleitores e também os indecisos, Lula também procurou se apresentar como um nome capaz de unir uma frente suprapartidária contra Bolsonaro, condensando o esforço em uma fotografia na semana retrasada com oito ex-presidenciáveis o apoiando.
É o que revela a mais recente pesquisa do Datafolha, que ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta-feira (29). Ela foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Folhapress
A apresentadora Anne Barretto desmaiou durante uma transmissão ao vivo da TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (29). A jornalista comandava um debate entre os candidatos a governador.
O debate foi interrompido quando ela desabou no chão, causando um grande barulho no estúdio. As câmeras não mostraram o momento da queda, uma vez que estavam focadas no candidato Danilo Cabral (PSB), que estava dando uma réplica a Miguel Coelho (União Brasil).
A jornalista foi atendida às pressas no estúdio e a transmissão ficou fora do ar por cerca de 10 minutos. Ao ser retomado, o debate passou a ser comandado pelo colunista Igor Maciel, do Jornal do Commercio, que pertence ao mesmo grupo da TV Jornal.
Após ganhar repercussão, a emissora se pronunciou sobre o ocorrido. “Durante o debate dos candidatos a governador na TV Jornal, a apresentadora Anne Barretto teve uma indisposição e já foi atendida”, diz nota publicada nas redes sociais. “O debate seguiu sendo mediado pelo colunista Igor Maciel. Desejamos pronta recuperação a Anne Barretto.”
De acordo com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, dono da TV Jornal e do Jornal do Commercio, a jornalista teve um mal-estar causado por queda de pressão. Após receber os primeiros socorros ainda na emissora, ela foi levada para o Real Hospital Português, em Recife.
A empresa diz que a apresentadora precisou levar dois pontos no queixo. Após o susto, ela passa bem.
Fonte: Folhapress
Foto Reuters |
Levantamento priorizou os votos válidos, que excluem brancos e nulos
Nova rodada de pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (29), mostra, a três dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de votos válidos no primeiro turno da eleição presidencial. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece na sequência com 36% dos votos válidos.
Lula manteve o percentual de votos válidos da rodada anterior do Datafolha, divulgada no último dia 22. Bolsonaro tinha 35%.
Ciro Gomes (PDT) tem 6% e permanece em terceiro lugar. Simone Tebet (MDB) está em quarto lugar, com 5%.
Os candidatos Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) não atingiram 1% dos votos.
VOTOS VÁLIDOS - Diferentemente das pesquisas anteriores, nesta, o Datafolha priorizou os votos válidos, ou seja, que excluem os brancos e nulos, para apresentar um cenário mais real do pleito. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições.
A vitória em primeiro turno acontece quando um candidato tem 50% dos votos válidos mais um voto.
NÚMEROS DE VOTOS VÁLIDOS, SEGUNDO A PESQUISA DATAFOLHA
Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
SEGUNDO TURNO - Num cenário de segundo turno, ainda conforme a pesquisa Datafolha desta quinta (29), Lula tem 54% dos votos válidos e, Bolsonaro, 39%.
PESQUISA DATAFOLHA - O Datafolha ouviu 6,8 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo.
Jornalista foi convidado para participar de documentário sobre Galvão Bueno
O jornalista Tino Marcos usou as redes sociais para relatar uma situação inusitada. Nesta quinta-feira (29), ele voltou à sede da TV Globo, onde trabalhou por 35 anos, para participar da gravação de um documentário em homenagem ao narrador Galvão Bueno. Ao chegar na entrada da empresa, o repórter foi barrado na portaria.
CARREIRA NA EMISSORA - Referência no jornalismo, Tino Marcos deixou a emissora em fevereiro de 2021 e tem se dedicado a projetos pessoais. Leia a mensagem bem humorada que ele escreveu no Twitter ao relatar o momento.
"Veja você. Vou à TV Globo para dar entrevista para o documentário do Galvão. E fico 25 minutos esperando autorização para entrar pelas roletas por onde passei por 35 anos. O segurança, gentil, aguardava a assinatura de um gestor pra eu entrar. E entrei, afinal", relatou o jornalista.
Veículo saiu de Fortaleza e tinha como destino a cidade de Juazeiro do Norte
Passageira é presa transportando drogas em ônibus em Cariús
Uma passageira de 24 anos foi presa após ser flagrada transportando dois quilos de cocaína e 500 gramas de crack em um ônibus de viagem abordado pela polícia na cidade de Cariús, no interior do Ceará, na tarde da última quarta-feira (28).
A droga foi encontrada com a ajuda de um cão farejador, que localizou os entorpecentes na mochila que estava com a suspeita.
Conforme a Polícia Civil, as investigações iniciaram após os agentes do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, receberam informações de que uma mulher estaria transportando drogas em um ônibus que saiu de Fortaleza com destino a Juazeiro do Norte.
Durante a ação, os agentes abordaram o veículo no trajeto e localizaram Amanda Maria Paulino da Silva, que estava com a droga.
Diante do flagrante, Amanda foi conduzida para a unidade policial, onde foi autuada por tráfico de drogas. Agora, ela encontra-se à disposição da Justiça.
Enquanto dormia
Uma mulher identificada como Maria Vitória, 21 anos, foi morta com cerca de dez disparos de arma de fogo dentro de sua residência, nesta quinta-feira (29), na cidade de Pedro II.
De acordo com informações apuradas dois suspeitos chegaram em uma motocicleta na residência onde a vitima morava, arrombaram a porta e executaram a jovem enquanto ela dormia. Foram feitos ao menos 10 disparos de uma arma calibre .40.
Ainda segundo informações os criminosos chegaram na casa perguntando pela jovem, entraram primeiro em um quarto onde se encontrava outra mulher e uma criança após isso se direcionaram ao quarto onde a vitima estava dormindo e a executaram. Em seguida os suspeitos fugiram tomando destino ignorado.
Deputada Federal: Eliane - 5588
Deputado Estadual: Marcos Sobreira - 12333
Senadora: Erika Amorim - 555
Governador: Roberto Cláudio - 12
Presidente: Lula - 13