Web Radio Cultura Crato

sábado, 28 de janeiro de 2023

Aparecimento de escorpiões deve aumentar com o início das chuvas, alerta Zoonoses

 


Com a chegada do período chuvoso, o aparecimento de animais peçonhentos (que produzem veneno e podem injetá-lo em presas ou predadores) pode aumentar na zona urbana, conforme alerta a Unidade de Controle de Zoonoses de Sobral. Por não serem animais aquáticos, os escorpiões buscam locais quentes e secos, como vãos em paredes, tomadas e, até mesmo, frestas entre o colchão e a cama. Para prevenir, a medida mais eficaz é uma limpeza adequada.

De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, no município a tendência é de aparecimento, principalmente, de escorpiões. “Ano passado tivemos 50 acidentes notificados ocasionados por escorpiões, um caso de acidente com serpente, uma jararaca, e três por abelhas”, enumerou.

Em relação aos escorpiões, foram registrados no primeiro trimestre quatro acidentes; no segundo, 15 acidentes; no terceiro, 16; e o quarto trimestre fechou o ano com 15 casos. “Todo acidente requer investigações na área para identificação de outros possíveis exemplares, bem como repasse de informações no tocante ao manejo ambiental para o controle. Nesse contexto, foram inspecionadas 1.849 unidades domiciliares no ano de 2022 e, desse total, foram encontrados escorpiões em 217 locais, que resultou na captura de 420 escorpiões, totalizando infestação média de 13,5%”, finalizou Rafael.

Dentre os escorpiões capturados no ano passado, dois exemplares foram identificados como pertencentes à espécie Tityus serrulatus, o escorpião amarelo, que é considerado o mais venenoso da América do Sul, devido a alta toxicidade do seu veneno. “Ambos foram encontrados no bairro José Euclides, no mês de dezembro”. Apesar dos dois escorpiões amarelos encontrados em 2022, a espécie mais comum é a escorpião-do-nordeste ou escorpião amarelo do nordeste (Tityus stigmurus). Foram encontrados 389 animais.

Rafael destaca ainda que, por não existir um tratamento químico que atue na eliminação da espécie, é essencial a realização de limpeza constante nos imóveis. “Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas”. Ele destaca ainda que, em Sobral, escorpiões são encontrados de maneira generalizada em todo o município, pois existem diversos ambientes propícios para a proliferação do animal.

“Nas áreas mais periféricas, podemos identificar terrenos baldios e que acumulam lixo. Também tem o caso de residências que armazenam restos de construção e, na área mais central, podemos apontar áreas próximas a restaurantes, onde normalmente aparecem mais baratas, alimento preferido dos escorpiões”, explicou.

É importante que em casos de qualquer acidente ocasionado por animais peçonhentos as pessoas procurem imediatamente uma unidades de saúde para avaliação. Além disso, sempre que possível, comunicar a ocorrência da presença desses seres nas suas residências à Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo número 3614-9039 ou pelo e-mail zoonosesobral@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário