O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, realizou a primeira cirurgia de mudança vocal em uma mulher trans do Ceará. O procedimento agora faz parte do catálogo de cirurgias da unidade.
Também conhecida como cirurgia de feminização da voz, a glotoplastia de Wendler permite que mulheres trans tenham uma voz mais compatível com sua identidade de gênero, ajudando a reduzir a disforia e melhorando a qualidade de vida.
De acordo com a coordenadora médica do Serviço de Otorrinolaringologia do Helv, Débora Lima, a cirurgia é realizada sem a necessidade de cortes externos, sendo complementada por sessões de fonoterapia antes e após o procedimento. “Com o auxílio de instrumentos especiais, como o microscópio, o comprimento da prega vocal é reduzido. São dados dois pontos para aumentar a tensão, diminuindo o comprimento e a massa das cordas vocais”, explica a médica.
Solicitação
O encaminhamento para as cirurgias de feminização da voz é realizado por meio da Central de Regulação do Estado. O serviço da Sesa oferece suporte de uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, endocrinologistas, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras.
Para marcar a cirurgia, é necessário que as pacientes estejam em uso de hormonioterapia há pelo menos seis meses e em acompanhamento psicológico há pelo menos dois anos.
Mulher grávida achada morta após marcar encontro em Fortaleza - O que se sabe sobre o crime
Um homem de 20 anos, suspeito do crime, foi preso em flagrante pela Polícia
Mulher é achada morta após sair para encontro em Fortaleza
Uma mulher de 30 anos que estava grávida foi encontrada morta no bairro Varjota, em Fortaleza, no último dia 26 de outubro. Um homem de 20 anos foi preso suspeito do crime. Veja o que se sabe e falta saber sobre o crime.
1. Quem era a vítima - Bruna Gonçalves tinha 30 anos, era mãe de três filhos (com idades de 2, 3 e 7 anos) e estava grávida de quatro meses, de acordo com o pai de uma das crianças. Ela trabalhava como diarista em casas e restaurantes.
2. Quem é o suspeito - O suspeito é um homem de 20 anos, que não teve a identidade divulgada.
3. Como o crime aconteceu - Bruna saiu para um encontro com o suspeito, na casa dele, no bairro Varjota — onde ela foi encontrada morta. O corpo da vítima tinha marcas de perfurações de faca.
4. Quando ela foi encontrada - Ela foi encontrada morta no dia 26 de outubro, três dias após o encontro. A família, no entanto, só foi avisada que o corpo foi encontrado e estava na Perícia Forense no último dia 1º de novembro.
5. Como vítima e suspeito se conheceram - O pai de um dos filhos de Bruna e da criança que ela estava gestando, informou que, conforme relato do próprio suspeito, o encontro foi marcado através de um site de acompanhante adulto. No entanto, ele não foi confirmou se Bruna trabalhava como acompanhante.
6. O que diz a Polícia - Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi investigado pelo 9º Departamento Policial, "que concluiu o fato e remeteu o inquérito ao Poder Judiciário". O suspeito teve a prisão em flagrante convertida para preventiva pela Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário