Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 2 de julho de 2024

Aiuaba registra 13,7ºC - A menor temperatura do ano no Ceará

 Durante toda a madrugada houve mínimas em torno de 14°C

O município de Aiuaba, localizado no Sertão Central e Inhamuns, registrou, na manhã desta segunda-feira (1º), 13,7ºC, a menor temperatura do ano no Ceará. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o valor extremo foi registrado às 6h da manhã. Porém, durante toda a madrugada houve mínimas em torno de 14°C.
De acordo com a Funceme, a situação é comum neste período, pois o Hemisfério Sul encontra-se sob o inverno, que teve início no dia 20 de junho. Tecnicamente, o eixo de rotação do planeta Terra tem uma inclinação de 23° em relação à incidência solar. Com isso, cada hemisfério recebe mais ou menos luz solar dependendo da época do ano. Isso define as estações: primavera, verão, outono e inverno.
Dessa forma, há menos aquecimento, uma vez que as noites são mais longas (período sem sol) do que os dias (período com sol). A perda radiativa maior durante a noite e madrugada devido a ausência de nebulosidade faz baixar a temperatura mínima, que é registrada por volta das 6h da manhã, geralmente. Entre outras palavras, o que se observa é que, quando você não tem um ‘tampão’ no fim do dia, todo o calor se dissipa e o tempo esfria-se com maior facilidade.
Quando há maior nebulosidade no Ceará, as temperaturas máximas, que são registradas em torno das 14h, costumam ser ligeiramente mais baixas porque as nuvens reduzem a entrada de radiação solar e por consequência, a radiação de onda longa também sofre redução e a temperatura do ar fica relativamente mais baixa. Por outro lado, a variação diurna de temperatura é também fortemente influenciada pela cobertura de nuvens.
Além dos 13,7ºC em Aiuaba na manhã desta segunda, o Ceará apresentou os valores extremos de 14,5ºC em Parambu; 16,2ºC em Tianguá; e 17,3ºC em São Benedito.

Amigos morrem em acidente de trânsito a caminho do trabalho, no Ceará

 

Dois amigos morreram em um acidente de trânsito na BR-020, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (1º).

Eles saíram de suas casas, em Canindé, e estavam de moto indo ao trabalho, na Capital cearense, quando se envolveram em uma colisão frontal com um carro Hilux, por volta de 5h.

Conforme apuração do Sistema Verdes Mares no local, eles foram identificados como Francisco José do Nascimento Filho, 36 anos, e Francisco Joéliton, 37.

Ambos trabalhavam em uma empresa de transporte em Messejana, mas moravam em Canindé, na localidade de Bonito.

O impacto da batida fez as vítimas serem arremessadas da motocicleta. Eles morreram ainda no local, antes de serem socorridos.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência e acredita que um buraco na rodovia pode ter causado o acidente. Ainda serão feitos os trabalhos de perícia.

"Existe um buraco próximo ao local onde aconteceu a colisão, mas é muito precoce afirmar que tem alguma relação com o acidente. É só mais uma evidência que vai ser é constatada nos laudos periciais para que de forma conclusiva possa ter ou não relação", informou o agente da PRF, Lemos Borges.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário