Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 5 de julho de 2022

Ceará confirma 2º caso de varíola dos macacos no estado


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, neste sábado (2), que há um segundo caso confirmado de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. O paciente com a doença tem 43 anos, mora em Russas e é do sexo masculino. Não há informações sobre deslocamento recente em viagens.

O primeiro paciente com a enfermidade no estado tem 35 anos, mora em Fortaleza, é brasileiro e tem histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, onde já há casos confirmados.

Até o momento, foram notificados 18 casos suspeitos, dos quais oito foram descartados após exames laboratoriais. Os casos descartados foram apontados em Fortaleza, com dois registros, Caucaia, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Caridade, Cedro e Ocara.

Os outros oito casos seguem em investigação. Dos pacientes ainda com a suspeita, seis residem em Fortaleza, enquanto os outros dois são de Juazeiro do Norte e Guaramiranga, na qual houve um novo caso suspeito.

A Sesa informou que, em todas as notificações, houve aplicação das medidas recomendadas contra a doença, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e diagnóstico diferencial para outras doenças. Os exames estão em processamento.

Fonte: G1

Papa nega rumores sobre possível renúncia

Nas últimas semanas, as fortes dores no joelho direito obrigaram o papa a adiar uma viagem ao continente africano

Papa Francisco

O papa Francisco desmentiu os rumores sobre a possibilidade de renunciar ao cargo devido aos problemas de saúde e afirmou que em breve poderia visitar a Ucrânia e a Rússia, em uma entrevista divulgada nesta segunda-feira (4).
"Nunca passou pela minha cabeça. No momento não", declarou o pontífice a respeito da renúncia durante uma entrevista concedida à agência de notícias Reuters no sábado em sua residência no Vaticano.
Nas últimas semanas, as fortes dores no joelho direito obrigaram o papa a adiar uma viagem ao continente africano, prevista para o início de julho, o que aumentou as especulações sobre uma possível renúncia, como fez seu antecessor Bento XVI em 2013, alegando falta de forças para desempenhar a função.
Francisco reiterou que renunciaria se a saúde o impedisse um dia de liderar a Igreja.
Questionado exatamente sobre isto, o pontífice respondeu: "Não sabemos. Deus vai dizer".
O pontífice argentino explicou que sofreu uma "pequena fratura" no joelho, que foi tratada com laser e terapia magnética.
O chefe da Igreja Católica também negou os boatos de que um câncer foi diagnosticado durante a operação para remover parte do cólon em julho de 2021 e denunciou o que chamou de "fofocas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário