Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Ceará ocupa 4° lugar nos índices nacionais de letalidade; feminicídios e estupros aumentaram

 




Foto: Mateus Dantas/Zimel Press/Folhapress

A edição especial das Eleições do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 aponta que o Ceará é o quarto estado com mais crimes letais violentos do Brasil. A constatação surge após 3.418 pessoas serem vítimas de mortes violentas intencionais em 2021, quantidade considerada “muito elevada” pelo documento.

Em outras categorias, destaca-se o aumento de 1,4% dos casos de feminicídios e de 5,8% nos casos de estupros e estupros de vulnerável. Já sobre casos de violência contra a mulher, o Anuário afirmou que o Ceará não forneceu dados, o que caracteriza um “descaso”, especialmente após o período de pandemia, onde a tendência é de que tenha um aumento resultante do isolamento social.

Redução na letalidade

Apesar disso, o estado apresenta uma redução nas estatísticas de crimes de letalidade no quadriênio de 2018 e 2021. O estado estava na terceira posição no ranking feito anteriormente pelo Anuário. Sobre a redução, o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, afirma que as estratégias traçadas para conter a violência no estado têm funcionado. “Acho que as polícias do Ceará conseguiram fazer um combate efetivo ao crime organizado e às organizações criminosas”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário