Web Radio Cultura Crato

domingo, 23 de janeiro de 2022

Procura por remédios para síndromes gripais aumenta 400% nas farmácias do Ceará


A procura por remédios para sintomas gripais registrou um aumento de 400% nas farmácias do Ceará entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado Ceará (Sincofarma). A alta procura pelos medicamentos justificada pelo aumento de casos de gripe e Covid tem causado falta nas prateleiras das farmácias. O coach Rondinelli Palhares sentiu na pele a escassez de remédios nos estabelecimentos quando precisou comprar um medicamento para a filha de sete anos, acometida por bronquite.

"Minha filha teve um episódio de bronquite, fazia um tempo que ela tossia bastante. Eu e minha mulher optamos por levá-la a uma emergência e em seguida começou essa saga por medicamentos. Procurei o remédio em oito farmácias e nenhuma possuía", disse.

De acordo com o presidente da Sincofarma, Paulo Timbó, o estoque foi vendido rapidamente com a chegada dos novos casos de gripe e de Covid-19, principalmente no mês de dezembro. "A demanda por esses medicamentos estava diminuindo paulatinamente na proporção do aumento da vacinação. Com esse surto significativo, essa demanda extraordinária no mês de dezembro, o que tinha no estoque foi vendido, as farmácias solicitaram a reposição para as distribuidoras, apareceu essa dificuldade", afirmou.

Ceará deve ter chuvas neste fim de semana em todas as macrorregiões, diz Funceme


Algumas regiões de Fortaleza amanheceram com chuva neste sábado (22) e a previsão para o fim de semana é de cenário chuvoso em todas as macrorregiões do Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A previsão da Funceme é que todas as regiões devem apresentar de 40% a 70% de chances de receber precipitações, principalmente durante o período da madrugada e manhã do sábado com céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

As chuvas previstas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Ainda, as precipitações tendem a ser com intensidade variando de fraca a moderada, ocasionalmente forte, à princípio.

No domingo, a probabilidade de chuvas é menor, entre 20% e 40%, mas em todas as macrorregiões deve ocorrer registros de precipitação. O céu vai variar de parcialmente nublado a poucas nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário