Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Maioria de votos de Lula no Ceará foi exatamente a mesma que garantiu vitória no País - 2,1 milhões

Petistas mostraram hegemonia ao elegerem o governador do Estado, o senador e o presidente da República

Camilo Santana, eleito ao Senado, lançou Elmano de Freitas ao governo e venceu a campanha no primeiro turno

A campanha do ex-presidente Lula não só manteve a ampla margem de votos para o petista como elevou a votação em cerca de 229 mil votos, alta de 6,4% em relação ao resultado do primeiro turno. Ao todo, Lula obteve no Ceará 69,9% dos votos, contra 30% de Jair Bolsonaro, um resultado comemorado pela campanha petista, que fecha o ciclo eleitoral com 100% de êxito no Estado na campanha majoritária.
O PT elegeu no Ceará, Elmano de Freitas ao governo do Estado, Camilo Santana ao Senado e Lula a presidente da República.
Em números gerais, o total de 3,8 milhões de votos no segundo turno deu uma maioria a Lula de 2,1 milhões de votos em relação ao presidente Jair Bolsonaro. Esta diferença entre os dois no Ceará foi exatamente os números da maioria que deu a vitória a Lula em todo o território nacional.
Em todo o País, a maioria de 6,1 milhões de votos a favor de Lula ocorrida no primeiro turno caiu para 2,1 milhões de votos no segundo turno. Bolsonaro conseguiu crescer, mas não o suficiente para virar o placar. 
Voltando ao contexto do Ceará, mesmo o candidato do PL tendo crescido 18,6% entre o primeiro e o segundo turno, a ampla maioria petista demostrou uma hegemonia do partido no Estado, assim como nos demais estados do Nordeste, com ampla maioria de votos.
O senador eleito Camilo Santana (PT) que comandou a campanha no Ceará sai da eleição tendo conseguido êxito na disputa ao senado, ao governo do Estado com a eleição de Elmano de Freitas e, agora no segundo turno, com a vitória de Lula.

Cidade mais lulista do Ceará deu 91,4% dos votos ao candidato petista

Lula ganhou nos 184 municípios do Ceará, com maior folga na cidade de Araripe - Margem foi mais apertada em Morrinhos

Eleitores de Lula comemoram vitória do petista

As cidades de Araripe e Morrinhos, no interior do Ceará, registraram a maior e a menor diferença, respectivamente, entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Jair Bolsonaro (PL), atual ocupante do Palácio do Planalto, na disputa do segundo turno no Estado.
Lula venceu em todos os 184 municípios cearenses com um total de 69,97% dos votos válidos, contra 30,03% de Bolsonaro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em números absolutos, Lula teve 3.807.782 votos, enquanto Bolsonaro teve 1.634.473.
Em Araripe
, Lula obteve 11.860 votos, o equivalente a 91,48% do total. Jair Bolsonaro foi a escolha de 8,52% dos eleitores e recebeu 1.104 votos. Ao todo, 3,39% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para presidente.
No primeiro turno Lula também venceu na cidade, com 11.229 votos (87,88%) contra 866 votos (6,78%) de Bolsonaro. Nesse pleito, ambos os candidatos aumentaram o número de votos em relação ao anterior.

Disputa mais acirrada - Já Morrinhos, foi o município com a disputa mais acirrada no Estado, com 52,13% votos, o que corresponde a 7.180 eleitores que escolheram Lula. Em contrapartida, 47,87%, equivalente a 6.594 eleitores, que optaram por Bolsonaro. Uma diferença de 586 eleitores que garantiram a vitória de Lula na cidade.
Do total de eleitores, 3,04% votaram branco ou nulo. A abstenção no município foi de 18,26%.
A disputa em Morrinhos seguiu o cenário já visto no primeiro turno, em que Lula teve 51,52% (7.110 votos) e Bolsonaro registrou 42,55% (5.872 votos). Do primeiro para o segundo turno, os dois candidatos aumentaram o número de votos na cidade.

Doze horas após resultado, Bolsonaro mantém silêncio sobre vitória de Lula na eleição

 


Doze horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter confirmado neste domingo (30) a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, Jair Bolsonaro, candidato derrotado do PL à reeleição, ainda não se manifestou sobre o resultado.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela hora, Lula, tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17% de votos válidos.

Ao todo, com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, e Bolsonaro, 58,2 milhões de votos.

A agenda de Bolsonaro para esta segunda-feira (31) não prevê compromissos oficiais. Pela manhã, o ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Cid, se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Tradicionalmente, candidatos derrotados ligam para o adversário e fazem uma declaração pública reconhecendo a vitória do oponente. Em 2018, por exemplo, o então candidato do PT Fernando Haddad reconheceu a vitória de Bolsonaro ainda no domingo à noite.

Durante discurso a apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula contou que até as 23h45 não havia recebido telefonema de Jair Bolsonaro.

"Vocês sabem que a gente vai ter que ter um governo para conversar com muita gente que está com raiva. Em qualquer lugar do mundo, o presidente derrotado já teria ligado para mim reconhecendo a derrota. Ele, até agora, não ligou, não sei se vai ligar e não sei se vai reconhecer", disse.

Assim que o TSE declarou a vitória de Lula sobre Bolsonaro, diversos líderes mundiais reconheceram a vitória do petista, entre os quais: Joe Biden (Estados Unidos), Rishi Sunak (Reino Unido), Alberto Fernández (Argentina), Vladimir Putin (Rússia), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Olaf Scholz (Alemanha) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia).

Em silêncio após resultado, Jair Bolsonaro e Michelle param de se seguir no Instagram e web repercute


O silêncio de Jair Bolsonaro e de sua família após a derrota no segundo turno das eleições presidenciais deixou muitos internautas curiosos. E numa dessas tentativas de saber o que o atual presidente anda fazendo, descobriu-se que ele e a primeira-dama Michelle Bolsonaro não se seguem mais no Instagram.

A troca de unfollow entre o casal gerou repercussão nas redes, afinal, Michelle Bolsonaro foi participante ativa da campanha do presidente à reeleição. E já que nenhum dos Bolsonaro se pronunciou após a derrota, o assunto virou meme e alvo de diversas teorias na web.

"Michelle e Bolsonaro pararam de seguir no instagram. O Lula nem assumiu ainda e já ta destruindo a familia tradicional brasileira", brincou um internauta.

"Já quero Michelle e Bolsonaro confirmados no De Férias com Ex 2023", escrevou outro.

As fotos com o presidente continuam nas redes da primeira-dama, mas a piada de que no fim de um relacionamento as fotos são apagadas também surgiu "Oi Micheque, vi que você apagou as fotos com seu ex... aconteceu alguma coisa?"

Fonte: Extra

Bolsonaro acorda, chega ao Planalto e mantém silêncio sobre derrota para Lula

 


No dia seguinte à derrota nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou por volta das 9h30 desta segunda-feira (31) o Palácio da Alvorada e se dirigiu para o Palácio do Planalto. Bolsonaro não deu declarações.

O mandatário está há 13 horas sem reconhecer a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pela manhã, chegaram logo cedo ao Alvorada o seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ministro Célio Faria (Secretaria de Governo) e o vice em sua chapa, general Walter Braga Netto.

Neste domingo, após a vitória de Lula, aliados do presidente disseram não haver clima para contestação do pleito, apesar de o atual presidente ter passado o mandato lançando dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro e já ter ameaçado anteriormente não reconhecer o resultado das eleições.

O ajudante de ordem do presidente, Mauro Cesar Cid, avisou à noite a ministros do governo que tentaram falar com Bolsonaro que ele havia ido dormir. Logo depois, às 22h06, as luzes do Palácio da Alvorada foram apagadas.

Fonte: Folhapress

Bolsonaro é 1º presidente a perder reeleição e deixará cargo em 31 de dezembro


Foto: Reprodução

A vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca algo inédito desde a redemocratização: Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente a perder a disputa à reeleição. O próximo dia 31 de dezembro, data em que se encerra oficialmente o mandato, marcará sua saída do cargo, mas não da cena política.

Bolsonaro permaneceu atrás do rival nas pesquisas de intenção de voto ao longo de toda a corrida, mas demonstrou força no primeiro turno, ficando a uma diferença de apenas cinco pontos percentuais do petista em votos válidos (48,4% a 43,2%). Depois de uma campanha de segundo turno acirrada e sem grandes oscilações no humor do eleitorado, o presidente de direita não conseguiu uma virada.



Assim, Bolsonaro, um político de perfil popular e avesso às formalidades e à institucionalidade do cargo, terminará o mandato sem igualar o feito de todos os presidentes que concorreram à reeleição desde a abertura dessa possibilidade, em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Além do próprio FHC, que foi reconduzido pelos eleitores em 1998, conquistaram um segundo mandato consecutivo: Lula, em 2006, e Dilma Rousseff (PT), em 2014.

A disputa de 2022 opôs dois líderes de altíssima popularidade, que polarizaram a eleição com um enfrentamento baseado em acusações mútuas, ataques pessoais e disseminação de notícias falsas, numa guerra para além da oposição tradicional entre ideários de esquerda e direita. O clima hostil se estendeu à população, com casos de violência envolvendo apoiadores de ambos os lados.

A derrota de Bolsonaro do ponto de vista eleitoral não significa, contudo, seu fracasso em termos políticos. O presidente sai fortalecido e já é automaticamente considerado pré-candidato à sucessão de Lula, em 2026, dada a solidificação do bolsonarismo, corrente por ele iniciada.

Biden parabeniza Lula e diz que eleições foram justas



THIAGO AMÂNCIO (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória neste domingo (30). Em nota, a Casa Branca afirmou que Lula venceu "eleições justas, livres e críveis". "Espero trabalhar junto com ele para continuar a cooperação entre os dois países nos meses e anos pela frente."

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente pela terceira vez



Com 98,91% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está matematicamente eleito como o novo presidente da República do Brasil. O petista, que comandou o país entre 2003 e 2010, voltará ao Palácio do Planalto a partir de 1º de janeiro de 2023.

 

Com 50,83% dos votos, Lula não pode mais ser ultrapassado por Jair Bolsonaro (PL), que tem 49,17%. A apuração dos votos, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixou os brasileiros apreensivos. O petista começou a corrida na frente de Bolsonaro, foi ultrapassado aos 0,30% das urnas apuradas e, por volta das 18h45, com 67,76%, Lula retomou a dianteira da apuração.

 

Com 77 anos de idade — o petista fez aniversário no último dia 27 de outubro —, Lula será o presidente mais velho a assumir o comando do país desde a redemocratização, superando Michel Temer (MDB), que tinha 76 quando substituiu Dilma Rousseff (PT).

Líderes mundiais celebram vitória de Lula nas eleições


Foto: Reprodução

Apenas alguns minutos após a confirmação do resultado das eleições deste domingo (30), líderes mundiais parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no pleito.




A primeira reação foi do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que ainda antes do anúncio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) escreveu “Viva Lula” em sua conta no Twitter. Petro era, até este domingo, o último líder de esquerda a ser eleito na América Latina e, nos últimos dias, declarou abertamente seu apoio ao petista.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também se manifestaram.
*
“Viva Lula”, celebrou Gustavo Petro, presidente da Colômbia
“Lula. Alegria!”, escreveu Gabriel Boric, presidente do Chile.


“Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, declarou Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina.
“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, afirmou Alberto Fernández, presidente da Argentina.


“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente o Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, declarou António Costa, primeiro-ministro de Portugal.

Fonte: Folhapress

Garota de 16 anos morre em Crato ao ter moto abalroada por caminhonete

 

 

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na noite deste domingo na zona rural de Crato. Por volta das 19 horas, no Km 35 da CE-386 no Distrito de Ponta da Serra, uma caminhonete D-20 abalroou duas motocicletas e o motorista fugiu após o acidente sem ser localizado nas diligências feitas por policiais militares.

No local morreu a jovem estudante Mariana de Sousa Silva, de 16 anos, que residia na Rua Paulo Antonio de Sousa na Vila São Francisco em Crato. Ela trafegava numa das motos na direção de casa. Na outra moto abalroada estava um casal que foi socorrido pelo SAMU ao Hospital São Camilo. O corpo de Mariana foi recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado esta manhã na Pefoce de Juazeiro.


Fonte:-Site Miséria

Polícia Militar resgata 60 aves em comércio ilegal no interior do Ceará

A Polícia Militar apreendeu 60 aves silvestres em comércio ilegal em Itapipoca, região Norte, neste último sábado (29). Nove pessoas foram conduzidas à delegacia municipal na ocasião.

Agentes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) foram ao local, conhecido como Camelódromo, e flagraram várias pessoas com os animais presos em gaiolas e sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Entre as espécies, estavam galo de campina, graúna, laço de fita, golinha e sabiá.

Três suspeitos foram autuados pelo crime de maus-tratos, tipificados no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais. Já as demais pessoas participaram do procedimento como testemunhas.

Os animais foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI) para triagem. Posteriormente, as aves serão reinseridas no meio ambiente.

Com informações do G1 Ceará.

Em 1º discurso após eleito, Lula fala em unir o País e retomar democracia: 'não existem dois Brasis'

 

Foto Nelson Almeida / AFP
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se pronunciou, na noite deste último domingo (30), por volta das 21 horas, logo após ser anunciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como matematicamente escolhido. Seu discurso focou em restaurar a democracia brasileira e retomar a união entre as famílias e os "divergentes".

"Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade. [...] A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra", afirmou Lula.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Bolsonaro é o primeiro presidente a perder reeleição no Brasil

Foto José Dias/PR
O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro ocupante do cargo a não ser reeleito na história do Brasil. Neste último domingo (30), o atual chefe do Executivo perdeu a disputa para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

A possibilidade de reeleição passou a valer no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1998. Desde então, todos os candidatos que tentaram se manter no cargo conseguiram continuar para um segundo mandato.

Conseguiram se reeleger:Fernando Henrique Cardoso (1998);

Lula (2006);

Dilma Rousseff (2014).

Já Michel Temer (MDB) não tentou um segundo mandato em 2018.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Piauí foi o estado com maior vantagem de votos para Lula; Ceará foi o 4º

 

Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Piauí foi o estado com maior porcentagens de votos favoráveis ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste último domingo, 30. O petista teve 76,82% dos votos válidos no estado, cerca de 1.5 milhões de eleitores. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), teve pouco mais de 459 mil votos.

O dado foi contabilizado com 98,83% das seções totalizadas no estado. Em uma eleição apertada, Lula teve vantagem em todos os estado nordeste. As maiores vantagens foram, além do Piau, na Bahia (72% a 27%) e no Maranhão (70% a 29%).

Confira como ficou a votação de Lula no Nordeste:

Piauí (76% a 23%)

Bahia (72% a 27%)

Maranhão (70% a 29%)

Ceará (69% a 30%)

Sergipe (67% a 32%)

Paraíba (66% a 33%)

Pernambuco (66% a 33%)

Rio Grande do Norte (65% a 34%)

Alagoas (58% a 41%)

Com informações do O Povo.

Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez ao derrotar Bolsonaro

 É a primeira vez na história brasileira que um presidente e um ex-presidente disputam o comando do Poder Executivo nacional - Bolsonaro é o primeiro presidente a perder a reeleição e Lula será o primeiro a ter três mandatos

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidente do Brasil pela terceira vez. Ele venceu a eleição presidencial de 2022 contra o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A eleição é a mais apertada de todos os tempos.
Os dois travaram a mais apertada disputa em eleições presidenciais da história do Brasil. É a primeira vez que um presidente candidato à reeleição não é reeleito.                           

O presidente da República - Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputaram a Presidência do Brasil neste segundo turno. O eleito para o posto tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União. 

O candidato eleito teve um total de 69,97% dos votos válidos - O atual presidente Jair Bolsonaro teve 30,03% dos votos válidos

 

Todos os 184 municípios do Ceará tiveram a maioria dos votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições 2022. O Ceará chegou a 100% das urnas apuradas às 20h19 deste domingo (30). Lula teve 69,97% dos votos válidos, contra 30,03% do candidato Jair Bolsonaro (PL), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em números absolutos, Lula teve 3.807.782 votos, enquanto Bolsonaro teve 1.634.473.
O cenário no segundo turno foi similar ao registrado no dia 2 de outubro, quando os eleitores foram às urnas no primeiro turno. Anteriormente, o atual presidente teve 25,38% dos votos válidos (1.377.827) e Lula teve 65,91% dos votos válidos (3.578.355).