Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 7 de abril de 2025

TAUÁ - Homem Morre Vítima de Acidente na CE 187.

 

 

Um homem identificado como Edileudo Gomes da Silva, morador da comunidade de Massapê, distrito do Tricí, morreu agora há poucos instantes vítima de uma acidente de moto quando retornava do distrito de Santa Teresa.

O mesmo pilotava uma motocicleta quando teria  adentrado na contra mão de direção e colidido no meio fio da rodovia CE 187, onde caiu e infelizmente não resistiu aos ferimentos.

Os órgãos de segurança já foram acionados para o local do ocorrido, que fica próximo a conhecida Curva da Morte.



Por Flaviano Oliveira - repórter.
Web TV REGIONAL.


Crato perde nos pênaltis, permanece na segunda divisão, e Cearense Série A de 2026 não terá representantes do Cariri

 

Por João Marcelo

Neste domingo (6), a equipe do Quixadá venceu o Crato por 2 a 0, no estádio Abilhão, em Quixadá, na segunda partida da semifinal do Campeonato Cearense Série B 2025. Paulo Junior e Rodrigo fizeram os gols para o time mandante.

No jogo de ida, na Arena Romeirão, o Crato havia vencido por 3 a 1. Ontem, com o 2 a 0 para o Canarinho do Sertão, a classificação para a grande final foi decidida nas penalidades máximas. O Quixadá levou a melhor após converter 7 cobranças, contra 6 da equipe cratense.

Com o resultado, o Crato não consegue se classificar para o Cearense Série A de 2026. No ano que vem, todos os clubes representantes da região caririense estarão na Série B do estadual: Barbalha e Cariri, que foram rebaixadas nesta temporada, junto com as equipes do Crato, Guarani de Juazeiro e Icasa, que permaneceram na segunda divisão.

Industriário e entregador morreram no Crato em acidentes com motos na manhã deste domingo

Cícero morreu no bairro Pimenta e Sávio no Lameiro ambos em Crato 
 Demontier Tenório site miséria
*

Duas mortes em acidentes de trânsito registradas num mesmo horário na manhã deste domingo em Crato e as vítimas pilotavam motos. Por volta das 07h30min o industriário Cícero Diogo de Oliveira Carvalho, de 29 anos, morreu na Rua Major José Gonçalves (Bairro Pimenta) em Crato. Ele residia na Rua Edite Araújo Teles na Vila Lobo e trabalhava como ajudante de produção. O mesmo pilotava sua moto Honda CG 160 Star vermelha quando bateu e caiu na via por trás do Parque da ExpoCrato morrendo no local.

No mesmo horário, porém na Avenida Etelvina Maria Gomes perto do Lagarta Pintada Buffet (Bairro Lameiro) em Crato, houve outro acidente com vítima fatal. O entregador Sávio José Tavares de Almeida Filho, que completaria 21 anos no próximo domingo (13), também morreu no local. Ele residia na Avenida Júlio Matias de Oliveira da Vila São Bento, pilotava uma moto quando tentou ultrapassar um caminhão batendo na traseira do mesmo e caiu ao lado de sua moto Honda de cor vermelha.

Homens mortos a facadas em Campos Sales e Farias Brito neste domingo


Dois homicídios à faca foram registrados no Cariri no intervalo de uma hora entre a tarde e noite deste domingo (06).
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)   https://www.miseria.com.br/

Cláudio foi morto a facadas em Campos Sales na tarde deste domingo

Dois homicídios à faca foram registrados no Cariri no intervalo de uma hora entre a tarde e noite deste domingo (06). Por volta das 17 horas, na Avenida Francisco das Chagas Arrais em Campos Sales, foi assassinado a golpes de faca o autônomo Cláudio Araújo do Nascimento, de 51 anos, que era apelidado por “Arana”. Ele residia na Antonio Lúcio de Alencar (Barro Aparecida) em Campos Sales, onde tinha montado há alguns meses, uma loja passando a trabalhar com serviços de adesivagem.

Era natural de Juazeiro, não respondia procedimentos criminais e foi morto em frente ao seu estabelecimento onde morava. A polícia diligenciou e prendeu Mike Douglas Rodrigues, de 18, na “Cacimba dos Bodes” na saída para o bairro Batalhão, e José Alan de Carvalho Negreiros, de 20 anos, na entrada do Sítio Caldeirão. Eles disseram que estavam numa bebedeira na casa da vítima quando “Arana” discutiu com Mike e disse que ía pegar uma cerveja na geladeira. Segundo acrescentaram, teria retornado com uma faca investindo contra Mike.

Na versão dos acusados, houve luta corporal entre os dois quando Alan tentou apartar sofrendo corte no braço. Mike conseguiu teria tomado a faca e desfechou golpe contra a vítima que, lesionada, correu pela escada e, na calçada, sofreu novo golpe alegando legítima defesa. Foi o segundo homicídio do ano em Campos Sales ou 25% em relação aos oito do ano passado. O outro deste ano tinha ocorrido dia 18 de março quando José Evaldo de Souza, de 61 anos, o “Zé Bebinho”, foi morto a tiros perto de casa o qual respondia por homicídio.

FARIAS BRITO – Já por volta das 18 horas, ainda neste domingo, foi morto a facadas Igor Rodrigo Alves, de 30 anos, que residia na Vila Lagoa Seca (Distrito de Quincuncá) na zona rural de Farias Brito. O crime aconteceu perto do campo de futebol da Vila Lamaju naquele município, onde entrou em conflito e luta corporal com um homem que o esfaqueou e fugiu. Ele não respondia procedimentos criminais e ainda foi socorrido ao hospital local após os golpes, mas não resistiu.

Este foi o terceiro homicídio do ano em Farias Brito ou 200% a mais em relação a apenas um registrado ano passado. O último deste ano tinha ocorrido dia 8 de fevereiro tendo sido um caso de confronto com militares do BEPI. O entregador Jonas Lima Almeida, de 33 anos, o “Castelo”, morreu no hospital após ser baleado quando tentaram prendê-lo e o mesmo esboçou reação com arma de fogo. Ele respondia procedimentos por danos, desacato, assaltos, arrombamento e tráfico de drogas a maioria em Fortaleza.

Lula venceria Bolsonaro e demais candidatos da direita nas eleições de 2026 no Brasil

O levantamento testou diversos cenários, incluindo o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que está inelegível


A pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado (5), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os possíveis adversários do campo da direita na eleição presidencial de 2026, caso o pleito fosse realizado hoje.
O levantamento testou diversos cenários, incluindo o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - que está inelegível, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que não poderá disputar o pleito do ano que vem. Também foram pesquisados cenários com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo).
Na hipótese de disputa entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 36% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Outros candidatos, como Ciro Gomes (PDT), aparecem com 12%, enquanto Pablo Marçal (PRTB) e Eduardo Leite (PSDB) registram 7% e 5%, respectivamente. Brancos e nulos somam 9%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.
A pesquisa também incluiu nomes como Ratinho Junior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite. Todos aparecem com intenções de voto entre 2% e 5%.

Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

 


Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados neste sábado (5), Dia das Telecomunicações. 

De acordo com o levantamento, a maior parte da população brasileira com acesso à telefonia móvel reside em capitais e regiões metropolitanas.

Os dados indicam também que 4.363 municípios brasileiros contam com infraestrutura de fibra óptica — o que proporciona mais velocidade, estabilidade e eficiência energética em serviços de telecomunicações.

A Anatel aponta também a chegada da tecnologia 5G a 1,3 mil municípios brasileiros, e aposta no avanço do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a implantação do 5G nos mais 5,5 mil municípios do país.

O Novo PAC também inclui a expansão da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais distantes dos grandes centros urbanos.

Em nota, o secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, destaca que a expansão dos serviços de comunicação no Brasil enfrenta desafios devido à extensão territorial do Brasil e às áreas de difícil acesso. “Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, declarou.

Com informações da Agência Brasil.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 7

FotoTânia Rêgo/ Agência Brasil
A campanha nacional de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (7). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes.

Segundo a pasta, o imunizante distribuído na rede pública protege contra três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Foram adquiridas um total de 73,6 milhões de doses para a vacinação deste ano. No primeiro semestre, 67,6 milhões de doses devem ser distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões serão enviadas para o Norte.

A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença, segundo o MS. Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, segundo o ministério, pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

O Ministério da Saúde ressalta que imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores. “A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas”, ressaltou a pasta.

Quem podem receber a dose:

trabalhadores da saúde;

puérperas;

professores dos ensinos básico e superior;

povos indígenas;

pessoas em situação de rua;

profissionais das forças de segurança e de salvamento;

profissionais das Forças Armadas;

pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

pessoas com deficiência permanente;

caminhoneiros;

trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

trabalhadores portuários

funcionários do sistema de privação de liberdade;

população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).


Com informações da Agência Brasil

Morre o cantor e compositor paraibano Antônio Barros, autor de 'Bate Coração' e 'É Proibido Cochilar', aos 95 anos

 


Foto Reprodução/YouTube
Morreu o cantor e compositor Antônio Barros, 95, em João Pessoa (PB), neste domingo (6), por complicações causadas pelo Parkinson. Nascido em 1930 em Queimadas (PB), Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Vinte anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu, com quem compôs clássicos da música brasileira.

Desde o começo do ano, ele enfrentava uma longa internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Neves, pelo estado avançado da doença de Parkinson. 

Autor de grandes clássicos do forró

Antônio Barros, acompanhado da esposa e também compositora Cecéu, é conhecido por vários hits de forró. Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como "É Proibido Cochilar", “Homem com H”, “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo”.

A obra do casal de cantores e compositores paraibanos Antônio Barros e Cecéu foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. A lei com o reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) do dia 24 de junho de 2021, dia de São João

Nomes como Fagner, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil gravaram letras do paraibano. No período junino, "Brincadeira na Fogueira", "Naquele São João", "Por Debaixo Dos Panos", "Bate Coração", "Casamento Da Maria", "Sou O Estopim, "Amor Com Café", entre outras letras, são destaques.

Com informações do Diário do Nordeste.

Assembleia Legislativa doa aproximadamente duas toneladas de alimentos ao programa Ceará Sem Fome

Foto Divulgação/Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta última sexta-feira (4), a doação dos alimentos arrecadados através das inscrições para a “Corrida Alece 190 Anos”. Aproximadamente duas toneladas de alimentos foram doadas. A entrega dos produtos foi realizada ao Programa Ceará Sem Fome, iniciativa do Governo do Estado do Ceará que disponibiliza 150 mil refeições gratuitas diárias aos beneficiários do programa.

Flávia Vasconselos, técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, acompanhou o momento e ressaltou a preocupação da Casa em se associar a pautas sociais. “Mais uma vez, o Parlamento Cearense e a gestão Romeu Aldigueri (PSB) demonstram sua preocupação com a questão social. 

Quando se pensou na corrida, pensou em associar também a essa pauta ligada ao Programa Ceará Sem Fome”, afirmou. Ainda de acordo com Flávia, a quantidade de alimentos doados atingiu a meta pré-estabelecida pela Casa.

“Nós conseguimos, sim, atingir [a meta]. Eu acredito que hoje a gente tenha, aproximadamente, duas toneladas, que é o que a gente estava se propondo com as inscrições de mil servidores da Casa. Uma ou outra pessoa preferiu fazer uma doação simbólica através do pix do Programa”, frisou.

No início da próxima semana, a equipe do Ceará Sem Fome realiza a triagem dos alimentos. Finalizado este momento inicial, as cestas serão confeccionadas, para depois avaliar quais comunidades serão beneficiadas com as doações.

Com informações do Site Opinião CE.

Quixadá vence o Crato nos pênaltis e conquista acesso para a Série A do Campeonato Cearense 2026

 


Foto @lucasemanuelfotografo / FCF
O Quixadá voltou para Série A do Campeonato Cearense após 10 anos. O Canarinho do Sertão é o novo integrante da elite em 2026 ao superar o Crato na tarde deste domingo (6), no Abilhão.

O Quixadá venceu no tempo normal por 2 a 0, igualando a vantagem do Crato na ida, que havia vencido por 3 a 1 no Romeirão. Paulo Junior e Rodrigo marcaram os gols do Canarinho do Sertão no tempo normal.

Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis, e o Quixinha venceu por 7 a 6, fazendo a festa da torcida no estádio Abilhão. O goleiro Kerven foi o herói, defendendo a última cobrança do Crato.

Tradicional

O Quixadá disputou a Série A Cearense em 45 oportunidades. A estreia dele foi em 1968, e a última participação na elite foi em 2016.

Chuvas no Ceará nos meses de abril, maio e junho devem estar dentro da normalidade, prevê Funceme

Foto Rain and roof
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o prognóstico climático para o trimestre que compreende os meses de abril, maio e junho de 2025 no Ceará, indica que a maior probabilidade é de que o estado registre chuvas dentro da média histórica no período, segundo os resultados obtidos a partir de modelos climáticos. 

De acordo com os dados, há 50% de probabilidade para a categoria em torno da normal, 25% para a categoria abaixo da normal, e 25% para a categoria acima da normal. Esses números indicam um cenário de maior equilíbrio, com tendência para volumes de precipitação compatíveis com os padrões climatológicos do trimestre.

Apesar disso, a Funceme destaca que os modelos ainda apontam para uma alta variabilidade temporal e espacial das chuvas entre os meses de abril e maio. Isso significa que, mesmo com a expectativa de chuvas dentro da média, os eventos pluviométricos podem ocorrer de forma irregular, tanto no tempo quanto na distribuição geográfica.

Os modelos climáticos de previsão de TSM, processados em março de 2025, apontam, para o trimestre abril, maio e junho (AMJ) de 2025, anomalias dentro da neutralidade no oceano Pacífico equatorial e tendência de dipolo entre neutro a ligeiramente negativo no Atlântico tropical.

Com informações do Ceará Agora.

Nordestinos são os mais engajados com o trabalho no Brasil

 

O Nordeste é a região mais engajada do Brasil, com 49% dos trabalhadores demonstrando alto nível de envolvimento com suas atividades profissionais, superando a média nacional de 44%. A conclusão é da 2ª edição do Engaja S/A, índice nacional de engajamento desenvolvido pela FGV, Flash e Grupo Talenses.

Enquanto os nordestinos lideram o ranking, o Sul registra o maior índice de desengajamento, com 60%.Foto: Kid Junior/SVM

No recorte estadual, a Bahia aparece em primeiro lugar na região, com um engajamento de 56,5%, seguida por Alagoas (52%) e Paraíba (50%). Veja o ranking abaixo:

Bahia: 56,5%

Paraíba: 52,5%

Alagoas: 52%

Ceará: 48,5%

Pernambuco: 48,5%

Sergipe: 41%

Rio Grande do Norte: 34,5%

Maranhão: 24%

O estudo avalia seis dimensões como determinantes para o engajamento: ambiente de trabalho positivo, significado no trabalho, confiança na liderança, boas práticas de gestão, crescimento e desenvolvimento, além de remuneração e benefícios.

Confiança nos líderes

No Nordeste, os principais impulsionadores do engajamento foram a confiança na liderança (60%) e as boas práticas de gestão (58%). Por outro lado, o maior fator de insatisfação é a remuneração e benefícios, citado por 51% dos trabalhadores desengajados.

O levantamento também revela uma mudança na percepção dos trabalhadores. Em 2023, o fator mais relevante para o engajamento no Nordeste era o ambiente de trabalho positivo. Já em 2024, a confiança na liderança e as boas práticas de gestão assumiram protagonismo.
Insatisfação

A insatisfação com remuneração e benefícios, por sua vez, aumentou de 44% em 2023 para 51% em 2024. Isso mostra que, apesar dos avanços na cultura organizacional e na qualidade da liderança, a questão financeira permanece como principal desafio para a retenção de talentos na região.

O estudo sugere que o sucesso do engajamento no Nordeste reflete aspectos culturais e econômicos, com destaque para a valorização da liderança transparente e da gestão eficiente. No entanto, o aprimoramento de políticas salariais e benefícios é considerado essencial para manter e expandir os índices de engajamento na região.

Com informações do Diário do Nordeste.

Tadalafila, remédio para disfunção erétil, triplica vendas no Ceará em meio a uso em academias

Foto Tima Miroshnichenko/Pexels
Um medicamento destinado ao tratamento da disfunção erétil em homens tem ganhado repercussão nas redes sociais (e também fora delas). A tadalafila vem sendo atrelada à prática de exercícios físicos por, supostamente, contribuir para os ganhos de desempenho, embora não haja evidências científicas disso. 

Em paralelo, as vendas – que deveriam ser feitas com receita médica – triplicaram nos últimos cinco anos, no Ceará.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) feito a pedido do Diário do Nordeste, a aquisição de tadalafila no Estado passou de quase 500 mil caixas, em 2020, para cerca de 1,5 milhão, no ano passado. Veja a série:

2020 - 478.056

2021 - 559.516

2022 - 690.178

2023 - 981.357

2024 - 1.461.155

Agindo como vasodilatador, o tadalafila ajuda no tratamento da dificuldade de obtenção e/ou manutenção da ereção do pênis ao aumentar o fluxo de sangue no órgão. Assim, homens com disfunção erétil (também conhecida como impotência) podem obter e manter uma ereção satisfatória para a atividade sexual.

Contudo, vale ressaltar: o homem não tem ereção apenas por tomar um comprimido de tadalafila. Para o medicamento funcionar, é necessário haver desejo e excitação sexual. Essa exigência é um dos motivos que explicam sua popularização em academias, aliada ao preço baixo (a caixa com 30 comprimidos chega a ser vendida por R$25).

Um professor cearense de 35 anos, que prefere não ser identificado, conta que iniciou o uso da tadalafila por indicação de um colega fisiculturista. Segundo esse amigo, o remédio (na versão com menos miligramas) iria “dar um ânimo a mais no momento do treino”, bem como ajudar na vasodilatação.

As vantagens, porém, não foram sentidas durante a prática. “Nunca percebi os benefícios que me foram ‘prometidos’ e, depois de três meses, em 2024, parei de fazer o uso”, relata. “Eu não sentia nada, na real. Cafeína é muito mais eficaz”.

Nas redes sociais, centenas de comentários relatam aumento do consumo da “tadala”, como foi apelidada, entre o público mais jovem frequentador de academias. “Dia desses, estava no vestiário e tinha um grupo de 16 anos falando as experiências de tomar tadala misturado com pré-treino pra ir malhar”, escreveu uma pessoa.

O uso também virou meme e rende várias piadas. Contudo, também há relatos de pessoas que tomaram o medicamento sem saber, ao compartilhar shakes com colegas, e outras que se sentem “culpadas” por tomarem porque, mesmo contra a própria vontade, “tá todo mundo acreditando”.

Com informações do Diário do Nordeste.