Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 3 de abril de 2025

As 10 cidades do Ceará que mais geraram empregos neste início de 2025

 


Foto Natinho Rodrigues
Cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) iniciaram o ano de 2025 mais aceleradas quando o assunto é geração de empregos. Dos 5 municípios que mais criaram vagas de carteira assinada no primeiro bimestre, quatro são da RMF.

Naturalmente, a Capital lidera o ranking estadual com margem folgada, acumulando um saldo de 5,9 mil oportunidades criadas na soma de janeiro e fevereiro.

Na segunda posição, está Horizonte, com mais de 700 postos CLT criados. Em seguida, Juazeiro do Norte, a única do interior no Top 5.

Aquiraz e Itaitinga também se destacam, ocupando a quarta e quinta posições, respectivamente.

Ranking da geração de empregos (1º bimestre)

Fortaleza: 5.915
Horizonte: 717
Juazeiro do Norte: 571
Aquiraz: 209
Itaitinga: 160
Russas: 158
Morada Nova: 129
Pacatuba: 125
Quixadá: 116
Tianguá: 115

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

No período, o Ceará criou 6.057 novos empregos, o segundo melhor resultado do Nordeste, abaixo da Bahia (27,6 mil

Com informações do Diário do Nordeste.

Porto Seco de Quixeramobim deve receber licença ambiental até o fim de abril

Foto Divulgação/ TLSA
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), afirmou que o projeto do Porto Seco de Quixeramobim deve receber a licença ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) até o fim de abril. Com a permissão do órgão ambiental, será permitido iniciar o desmatamento e a terraplanagem do terreno. “Está bem encaminhado”, disse Cirilo, ao Opinião CE. 

Conforme o gestor municipal, o investimento do setor privado ao projeto é de R$ 700 milhões.

Ainda conforme ele, demais tratativas com empresários também estão encaminhadas. “À medida que se aproxima a chegada do empreendimento em Quixeramobim, estamos também à procura de mais empresários para se instalar na área e movimentar sua mercadoria tanto ao nível do Ceará como fora do Estado e do País”, afirmou.

Segundo o prefeito, já houve conversa entre o CEO da Value Global, Ricardo Azevedo, e o governador Elmano de Freitas (PT). A empresa será a responsável pelo Porto Seco. Cirilo também destacou que os encaminhamentos necessários para o licenciamento já estão com a Semace. No órgão, aliás, foi confirmada a troca do comando nesta quarta-feira (2).

O gestor municipal ressaltou ainda que, na semana passada, houve uma reunião com cerca de 30 empresários, ocasião em que conheceram o projeto, que prevê o fortalecimento de setores como a bacia leiteira, a indústria de calçados e a mineração.

No último 16 de janeiro, aliás, prefeitos da região, empresários e autoridades estaduais se reuniram no Encontro de Prefeitos da Região do Sertão Central, no qual houve discussão sobre o Porto Seco. Estiveram presentes gestores de Madalena, Piquet Carneiro, Banabuiú, Milhã, Pedra Branca, Ibaretama, Senador Pompeu e Solonópole.

Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário