Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Donald Trump anuncia taxação de 10% em produtos brasileiros

 


Foto Brendan Smialowski / AFP
“Esse é o dia da libertação que estamos esperando há muito tempo”, começou o presidente americano Donald Trump nos jardins da Casa Branca, em Washington, durante anúncio da lista dos 185 países afetados pelo "tarifaço global", que começa a valer a partir desta quinta-feira (3) com cobranças de 10% a 50%. 

O Brasil figura na lista com 10% de tarifas em todos os produtos nacionais que são importados para o território norte-americano.

A China integra o grupo de nações com 34% de taxação, como também a União Europeia com 20%. Mas quem lidera entre os mais de 100 países é a comunidade ultramar Saint-Pierre e Miquelon, que tem controle francês, e que serão tarifados em 50% assim como o Lesoto, que vem em segundo lugar. “Por décadas, nosso país vem sendo roubado por países amigos e inimigos. (...) Isso não vai mais acontecer”, disse Trump.

Para Trump, o anúncio será “lembrado como o dia em que a indústria americana renasceu”.

"Finalmente conseguir fazer com que os Estados Unidos sejam grandes de novo, maiores do que jamais foram. Vamos reforçar nossa indústria doméstica, vamos abrir outros mercados no exterior”, e que “isso vai significar maior competição e preços mais baixos para os consumidores [americanos]”.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará recebe seis novos equipamentos para diagnósticos de tuberculose, hepatites e dosagem de carga viral de HIV

Foto Divulgação/ Medx International
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou a aquisição de seis novas máquinas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Os equipamentos, chamados de “GeneXpert”, possibilitam diagnósticos de tuberculose, hepatites B e C, além de dosagem de carga viral de HIV. A compra dos aparelhos foi financiada pelo Ministério da Saúde (MS), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e investimento de R$ 1.108.380,06. 

Conforme a titular da pasta, Tânia Mara Coelho, as máquinas trarão mais agilidade para os diagnósticos da população. “Os aparelhos utilizam a técnica de biologia molecular, que identifica o material genético do agente infeccioso causador da doença, possibilitando um diagnóstico mais rápido e preciso”, explica. Ao lado dos profissionais que compõem o Lacen, os equipamentos devem ampliar modernização da saúde do Estado.

“Ao todo, serão cerca de 200 amostras analisadas por dia. A tecnologia somada ao trabalho de farmacêuticos bioquímicos do Lacen fortalece as respostas da saúde pública a doenças de interesse epidemiológico e a emergências sanitárias. Modernizar a saúde do Estado e proporcionar um atendimento cada vez melhor à população cearense são prioridades do governador Elmano de Freitas”, pontuou a secretária.

De acordo com o diretor-geral do Lacen, Ítalo Mesquita, a possibilidade de detecção em poucas horas do bacilo da tuberculose é um dos ganhos para a população com essas máquinas. “Será possível um diagnóstico mais preciso, mesmo em amostras com pouquíssimas bactérias”, complementou;

REGIONALIZAÇÃO

A partir da aquisição, a rede de laboratórios do Lacen passa agora a contar com 10 equipamentos do tipo funcionando, sendo dois em Juazeiro do Norte, sete em Fortaleza e um em Tauá, na Região de Saúde do Sertão Central. Tauá, que recebe pela primeira vez a máquina, iniciou a análise de amostras já na última segunda-feira (31), para testagem de tuberculose.

“A intenção da Sesa é levar ações de promoção à saúde para mais perto da população. Esperamos poder atender à população dos municípios de Parambu, Arneiroz, Aiuaba e Ipueiras, Nova Russas, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Poranga e Ipaporanga, Crateús, Independência, Novo Oriente e Quiteranópolis, disponibilizando um equipamento de alta tecnologia agregada”, destacou Ítalo Mesquita.

Além de em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Tauá, existem Laboratórios Regionais de Saúde Pública nos municípios de Crato, Icó e Senador Pompeu.

Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário