Web Radio Cultura Crato

sábado, 5 de abril de 2025

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

 

Agência determina ainda recolhimento dos produtos
Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, determina ainda o recolhimento dos produtos.

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome científico Pereskia aculeata, não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares.

“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, destacou a agência no comunicado.

Isso significa que empresas interessadas em comercializar o produto devem comprovar, de forma científica, que ele é fonte de algum nutriente ou substância de relevância para o corpo humano.

“Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não podem alegar efeitos terapêuticos como tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.”

A medida, segundo a Anvisa, não afeta o consumo ou a comercialização da planta fresca, que tem tradição de uso na alimentação, sobretudo nos estados de Goiás e Minas Gerais.

Acidente entre van e caminhão deixa seis mortos e 11 feridos no Piauí

Foto Reprodução 
O acidente entre uma van e um caminhão deixou seis pessoas mortas nesta quinta-feira, 3, em São Braz do Piauí, no Sul do Estado. Outras 11 pessoas ficaram feridas e foram inicialmente levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato.

Das vítimas fatais, quatro foram retirados dos veículos por populares. As outras duas permaneciam presas nas ferragens da van, e foram retiradas pelos militares através dos processos de desencarceramento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os sobreviventes já haviam sido encaminhados ao atendimento médico quando os agentes chegaram ao local. 

Das 11 vítimas resgatadas com vida, três foram transferidas em estado grave para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, e uma foi levada à clínica cirúrgica da mesma unidade.

Outros seis permanecem em observação na UPA de São Raimundo Nonato. Apenas uma criança, que chegou a ser transferida para o HRSJCF, recebeu alta médica. Os condutores da van e do caminhão estão entre os sobreviventes, mas as autoridades não citaram o estado de saúde deles.

Após a chegada ao local do acidente, os militares também realizaram o isolamento da área para garantir a segurança da operação e evitar possíveis contaminações ou alterações do perímetro.

As vítimas que não resistiram foram: Rosimeire Rubens da Rocha, 61 anos; Marizete Ferreira Dias, 38; Letícia Soares Ribeiro, 25; Janete Alves de Deus, 35; Dilça Dias Torres Cavalcante, 56; e Hilda Ribeiro Dias, 50.

As seis mulheres eram de Jurema, cidade próxima a São Braz. Por meio das redes sociais, o município decretou luto oficial de seis dias e prestou solidariedade aos familiares.

Com informações do Site Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário