![]() |
| Foto Divulgação/Prefeitura de Fortaleza |
A vacina da gripe para crianças de 6 meses a menores de 6 anos do Ceará, que antes estava disponível apenas em campanhas sazonais, agora entrou para o Calendário Nacional de Vacinação, conforme anunciou o Ministério da Saúde nesta última quarta-feira (12).
A decisão também abrange, além das crianças, gestantes e idosos (a partir de 60 anos), tornando permanente a proteção para esses públicos.
Segundo a Pasta, a vacinação contra a influenza estará disponível em todas as salas de vacina do Estado a partir da 2ª quinzena de março, e se estenderá ao longo do ano, não somente em períodos específicos.
Ao buscar um posto de saúde para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança, como RG, CPF ou certidão de nascimento, além de um documento original do responsável.
De acordo com dados do órgão, cerca de 295,2 mil crianças já haviam sido vacinadas contra influenza no estado do Ceará em 2024.
Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
Imunização
O Ministério da Saúde ainda informou que, além da ampliação da vacinação contra a gripe, será estendido o período para aplicação da vacina contra o rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.
"No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado: agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias", esclarece a nota do órgão.
Com informações do Diário do Nordeste.
Ceará encerra fevereiro com redução de 26,5% no número de roubos
![]() |
| Foto Site Opinião CE |
O mês de fevereiro de 2025 teve uma redução de 26,5% nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no Ceará em comparação com o mesmo período do ano passado. A diminuição do indicador criminal ocorreu em Fortaleza e em todas as regiões do Ceará.
Ainda conforme os dados, o período mensal teve o melhor resultado de CVP no Ceará e em Fortaleza de toda a série histórica, iniciada em 2009. A Capital apresentou a maior redução do estado, de 31%.
Os dados foram organizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O mês de fevereiro de 2025 finalizou com 792 roubos a menos registrados no Ceará no comparativo com o mesmo mês em 2024. No segundo mês do ano, foram registrados 2.202 crimes no Estado contra 2.994 ocorrências no mesmo mês do ano anterior.
Outro investimento no combate à criminalidade do Governo do Estado é o programa Ceará Contra o Crime. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o impacto das ações e do trabalho dos profissionais.
“O governo estadual tem investido fortemente na segurança, através do Programa Ceará Contra o Crime, por meio de tecnologias, do aumento de recursos humanos e materiais e com a implementação de serviços estratégicos como o ‘Meu Celular’, o ‘Moto Segura’ e o ‘Segurança no Ponto’. Além disso, a metodologia de gestão por resultados, com as Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), tem sido uma aposta bem-sucedida”, destacou.
Com informações do Site Opinião CE.


Nenhum comentário:
Postar um comentário