Várzea Alegre, na Região do Cariri, é a cidade que mais recebeu chuva no Ceará nos primeiros 25 dias de janeiro, com o volume de 303,9 milímetros. A média para o mês é de 155,7 milímetros. Um desvio positivo de 95,2%, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dados são preliminares e devem ser atualizados no decorrer do dia.
Outro município do Cariri que teve um ótimo mês com precipitações foi Nova Olinda. A cidade computou 247 milímetros, onde o esperado é 137,1 milímetros. Um desvio de 80,1%.
Em Caririaçu as chuvas também foram satisfatórias. Lá, foram observados 264,6 milímetros, quando o esperado para todo o mês é 155,5 milímetros. Um saldo positivo de 70,2%.
Macrorregiões
A Região do Cariri foi a macrorregião que mais recebeu chuvas nos 25 dias de janeiro. Conforme a Funceme foram 187 milímetros. O esperado para a macrorregião é de 148,3 milímetros, ou seja, por enquanto, um desvio negativo de 26%.
A segunda macrorregião que mais recebeu precipitações é Sertão Central e Inhamuns, com 104,1 milímetros; em seguida, o Litoral de Fortaleza, com 112,5 milímetros; e o Maciço de Baturité (112,5 milímetros). As duas macrorregiões que menos receberam chuvas foram Ibiapaba ( 63,5 milímetros) e Litoral Norte ( 95.6 milímetros).
Quinta-feira (26):
Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba, oeste do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Sexta-feira (27):
Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, com alta possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva.
Sábado (28):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade em todas as regiões.
Situação dos principais açudes
O Ceará tem 8 açudes com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,51% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 43,70%. Já o Banabuiú se encontra com 9,08%.
Fonte: g1
Acidente grave entre van e caminhão deixa pelo menos 12 mortos e 2 feridos
Um acidente grave na TO-280, próximo aos municípios de Almas e Natividade, em Tocantins, entre uma van e um caminhão deixou 12 pessoas mortas e duas feridas. O acidente aconteceu nesta quarta-feira (25), por volta das 20h40.
A van que bateu de frente com o caminhão, pertence à Secretaria de Saúde do município de Almas e retornava com os pacientes de atendimento médico em Palmas.
Entre as vítimas estão quatro homens, sete mulheres e um bebê que morreram no local da batida. Dois homens foram levados com vida para hospitais de Natividade e Porto Nacional com fraturas.
De acordo com informações preliminares, a van seria seguia sentido Natividade e teria batido de frente com o caminhão.
As vítimas, que morreram no local, foram levadas para o IML nas unidades de Gurupi, Porto Nacional e Natividade onde vão ser identificados e liberado para as famílias. Os nomes ainda não foram divulgados, mas todos são moradores de Almas, cidade que fica a cerca de 290 km da capital.
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) um casal estava no caminhão, os dois foram levados para o hospital com ferimentos leves e liberados após atendimento.
Ainda de acordo com os bombeiros, na van havia uma grande quantidade álcool etílico que estava sendo transportado para o hospital de Almas, por isso a retirada dos corpos precisou ser feita com muito cuidado.
O prefeito de Almas, Waguinho, durante uma entrevista concedida ao Bom dia Tocantins, lamentou as mortes e disse que há servidores públicos da cidade entre os mortos.
Ainda de acordo com a gestão municipal equipes foram deslocadas ao local do acidente para acompanhar a liberação dos corpos no Instituto Médico Legal (IML) de Natividade.
A prefeitura, afirma ainda que está oferecendo todo suporte e apoio necessários aos familiares das vítimas e aos pacientes que estão hospitalizados.
Fonte: Yahoo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário