Web Radio Cultura Crato

sábado, 28 de janeiro de 2023

Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria

 


                             © Divulgação/Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).

Golpistas
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.

De acordo com a Polícia Federal, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

Investigações permanentes
A Operação Lesa Pátria passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, informou a PF.

Acrescentou que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

 

Agência Brasil

Canadá anuncia envio de tanques de guerra à Ucrânia

Mais um país se juntou ao grupo que enviará tanques de guerra para auxiliar a Ucrânia na guerra contra a Rússia. Além de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Noruega, o Canadá também deve disponibilizar veículos ao país de Zelensky.


De acordo com a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, seu país enviará quatro tanques do tipo Leopard 2, que tem fabricação alemã. Nesta semana, a Alemanha autorizou o envio dos tanques Leopard 2 de outros países, assim como também anunciou que enviaria veículos de seus próprios estoques.

Através de vídeo, o presidente ucraniano, Zelensky, agradeceu a ajuda que já vinha sendo requisitada pela Ucrânia há alguns meses. Para ele, a “agressão russa pode e deve ser cessada somente com as armas adequadas”. Também é importante ressaltar que o ministério de Defesa do Reino Unido revelou que a maior parte das unidades militares russas já havia retornado para casa após a conclusão de um treinamento em Belarus.

A notícia coloca a Ucrânia em alerta máximo, uma vez que há a possibilidade que tais forças voltem a engajar nas operações que estão acontecendo na Ucrânia. Além disso, segundo o Reino Unido, a Rússia deve continuar recebendo treinamento em Belarus para “regenerar e preparar unidades para manter sua força na Ucrânia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário