Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cariri e Litoral de Fortaleza são as regiões com mais chuvas em janeiro no Ceará

 

Foto Fabiane de Paula
As macrorregiões do Cariri e do Litoral de Fortaleza apresentam as maiores médias de precipitações para este mês de janeiro no Ceará. Dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que as regiões receberam, respectivamente, 193,2 milímetros (mm) e 132,9 mm de chuvas. 

Os totais observados colocam o Cariri na categoria de chuvas acima da média para o mês. Faltando ainda os registros de chuvas a partir das 7 horas desta segunda-feira, 30, e os registros do último dia de janeiro, os volumes ainda podem variar.

Já o Litoral de Fortaleza segue, até o momento, com chuvas em torno da média. A região marca um desvio positivo de 36,7% em relação ao esperado para o mês e está no limiar de terminar janeiro com chuvas acima da média.

No outro extremo, a Ibiapaba é a região com menor média de chuvas: 80,1 mm. O volume é 26% abaixo do esperado para a área durante o mês. A média esperada pela Funceme é de 108,5 mm.

Com informações do O Povo.

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem taxa adicional na conta de luz

Foto Antonio Rodrigues/ SVM
O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em fevereiro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário