O Ministério da Saúde informou hoje (30) que deve receber em meados de fevereiro entre 10 e 14 milhões doses da vacina produzida pela AstraZeneca-Oxford contra a covid-19. A pasta recebeu uma carta do consórcio internacional Covax Facility com as informações sobre o repasse de doses. O grupo faz parte de uma aliança global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir acesso ao imunizante.
O Brasil é um dos 191 países que fazem parte da Covax Facility. Em setembro do ano passado, duas medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro garantiram os recursos para que o país participasse do consórcio.
O governo federal também possui parceria direta com o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de vacinas, por meio da Fundação Osvaldo Cruz, e com o Instituto Butantan, responsável pela CoronaVac.
(Agência Brasil)
Segunda-feira, Maia perde a mansão, mordomias e voos da FAB; terá que andar em meio ao povo
Segunda-feira, Rodrigo Maia, enfim, deixa o comando da Câmara de Deputados. O Parlamentar aliado à ideologia de esquerda, não poderá mais comandar a oposição contra o governo Bolsonaro.
Sem a presidência da Câmara, Maia perde direito a suntuosa mansão em Brasília, dezenas de assessores e o mais importante, os voos particulares em aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Maia terá que andar em meio ao povo em aviões de carreira. Terá que, na linguagem comum de Brasília, sentir o bafo do povo.
O cenário parece favorável ao candidato mais alinhado com o governo, Arthur Lira, porém, Rodrigo Maia garante que elegerá seu sucessor, Baleia Rossi, do MDB.
Papa Francisco institui "Dia dos Avós e dos Idosos" na igreja católica
O papa Francisco instituiu no domingo o “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos” na Igreja Católica Romana, a ser comemorado uma vez por ano para homenagear e destacar a importância desse segmento da sociedade.
Ao fazer o anúncio surpresa em seu discurso dominical, o papa disse que a data será celebrada no quarto domingo de julho pela comunidade católica em todo o mundo.
A Igreja Católica já tem um Dia Mundial da Paz, instituído pelo Papa Paulo em 1967, um Dia Mundial da Juventude, instituído pelo Papa João Paulo II em 1984, e um Dia Mundial dos Pobres, que Francisco criou em 2017.
A Igreja promove eventos especiais e serviços religiosos nessas datas para chamar a atenção para as necessidades e atributos dos grupos homenageados.
Francisco, de 84 anos, por diversas vezes já exortou a sociedade a valorizar os idosos como fonte de sabedoria e experiência e lamentou uma “cultura do descarte” que os coloca de lado por não serem mais produtivos. (Reuters/ABr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário