Web Radio Cultura Crato

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Moradora de Noronha viaja para fazer surpresa de aniversário ao filho e morre de Covid-19

                     

 Uma moradora de Fernando de Noronha morreu na quinta-feira (25), com diagnóstico de Covid-19. Emanuele Teixeira da Costa, de 36 anos, viajou para o Recife em 5 de fevereiro para fazer uma surpresa ao filho, que fazia 16 anos. Ao desembarcar no continente, teve dificuldade para subir a escada do apartamento da família, ficou com falta de ar e passou mal.


Ela foi socorrida para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, onde foi feito o teste que deu positivo para o novo coronavírus. O atestado de óbito indicou como causa da morte a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).


“Emanuele viajou com sintomas de gripe, não sabia que estava com Covid-19. Ela queria fazer uma surpresa para o filho, que fazia aniversário de 16 anos, mas nem conseguiu entrar em casa porque se sentiu mal ao tentar subir a escada”, contou a assistente social Isabeth Teixeira, prima da vítima.


A prima relatou, ainda, que Emanuele foi socorrida de imediato. “Ela foi levada para a UPA e, após exame positivo de Covid-19, foi encaminhada para o Hospital Evangélico. No dia 15 de fevereiro, foi transferida para o Hospital Português, onde faleceu”, afirmou a prima.


O enterro foi realizado nesta sexta-feira (26), no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.


Em nota, a Administração da Ilha afirmou que a moradora “não procurou nenhuma das unidades de saúde de Noronha para atendimento ou testagem”.


Ainda no texto, o governo local disse que, “ao sentir qualquer sintoma de um quadro gripal, o morador deve procurar uma de nossas unidades de saúde para consulta médica e possível testagem”, além de disponibilizar dois números para contato: (81) 3619-0956 e (81) 99488-4366.


Números da pandemia na ilha


O boletim com informações da Covid-19 divulgado pelo governo local na quarta-feira (26) não incluiu a morte de Emanuele. Os dados confirmam dois óbitos de moradores, ocorridos anteriormente.


A Administração de Fernando de Noronha informou que foram registrados 533 casos da doença na ilha, desde o início da pandemia do novo coronavírus.


“Desse total, 475 pessoas estão recuperadas e dois óbitos foram confirmados. Há, ainda, um paciente internado em um hospital de referência no Recife e 55 em quarentena na ilha”, declarou o governo no boletim.


Fonte: G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário