Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de março de 2025

STF forma maioria para tornar Bolsonaro e outros sete aliados réus por tentativa de golpe após eleições de 2022

Todos os ministros votaram a favor de receber integralmente a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Bruna Santos    https://www.miseria.com.br/
Foto: Cristiano Mariz

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quarta-feira (26), maioria para tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete acusados de tramarem um Golpe de Estado. Todos os ministros votaram a favor de receber integralmente a denúncia feita pela Procuradoria Geral da República (PGR).

A sessão iniciou com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, votaram a favor da denúncia os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Agora, o ex-presidente Bolsonaro, que já está inelegível por oito anos, e mais sete acusados do ‘núcleo 1’ do golpe, vão responder a uma ação penal no STF pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. São eles:

  • Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro; 
  • Walter Braga Netto, general  ex- ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Bolsonaro; 
  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-presidente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro; 
  • Almir Garnier, almirante de esquadra e ex-comandante da Marinha no governo de Bolsonaro; 
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro; 
  • Augusto Heleno, general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro; 
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa de Bolsonaro.

Nessa nova fase, o Supremo coletará provas e depoimentos. Após essa etapa, Bolsonaro e os demais acusados serão submetidos a outro julgamento e poderão ser condenados ou absolvidos pelos crimes cometidos.

De acordo com informações da Agência Brasil, nas próximas semanas, o STF também vai decidir se mais 26 denunciados pela trama golpista se tornarão réus.

RAIO apreende revólveres em Crato e Mauriti, pistola em Lavras e seis espingardas em Caririaçu


Dez armas de fogo foram apreendidas na região do Cariri, sendo uma pistola, dois revólveres e sete espingardas.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)   https://www.miseria.com.br/

Revólveres apreendidos em Crato e Caririaçu, pistola e espingarda recolhidas em Lavras e as espingardas de Caririaçu

Mais dez armas de fogo foram apreendidas na região do Cariri, sendo uma pistola, dois revólveres e sete espingardas. Por volta das 10 horas desta terça-feira equipe do RAIO em Crato soube que armas tinham sido enterradas perto de uma das traves no Campo Beira Rio e foi averiguar. Numa cova rasa com garrafa plástica em cima, estava um revólver calibre 38 com cinco cartuchos intactos o qual foi entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Outro revólver, porém calibre 32 com numeração suprimida e cinco munições, sendo três intactas, foi apreendido em Milagres por militares do RAIO na manhã desta terça-feira. Foi perto do Bar da Amizade na Rua Margarida Barbosa (Bairro Francisca do Socorro) naquele município. Uma pessoa jogou a arma fora ao ver os PMs e tentou fugir por um matagal, mas foi preso. Taiverton da Silva Simão, que estava completando 21 anos e tinha ainda um cigarro de maconha

Cerca de uma hora depois, equipe do RAIO de Lavras da Mangabeira soube da utilização de um imóvel por acusados de crimes e foi ao local na BR-230 no bairro Cruzeiro. Ninguém estava na residência e polícia encontrou enterradas num dos cômodos uma pistola calibre 7.65mm automática com 12 munições intactas e mais uma espingarda artesanal

Já às 18h30min desta terça-feira o RAIO de Caririaçu esteve no Sítio Bananeiras apreendendo numa casa abandonada cinco espingardas calibre 36 e quatro munições intactas em um saco. A denuncia inicial que havia uma moto Honda CG 160 Fan cor vermelha e sem placa na residência, mas esta não foi encontrada. Dias antes, “raianos” já tinham apreendido uma espingarda calibre 12 e onze munições no Sítio Valência em Caririaçu. O dono da arma fugiu por um matagal após abandonar a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário