![]() |
Foto Fabiane de Paula |
Uma onda de calor, representada pelo aumento significativo das temperaturas em diversas cidades cearenses desde o último domingo (23), pode permanecer em curso no estado até esta terça-feira (25), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão é de que municípios da Faixa Litorânea e do Centro-Sul apresentem temperaturas cerca de 1°C acima da normalidade, com possibilidade de variações de 2 °C a 3 °C.
"Esse predomínio do tempo mais estável é por conta do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas nessa época do ano. Ela está localizada agora a cerca de 2°N e 3°N, distante do estado, favorecendo esse aumento do predomínio do tempo estável", explica o meteorologista da Funceme Lucas Fumagalli.
A ZCIT se trata de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Com o levantamento de ar quente e úmido, há o favorecimento da formação de nuvens do tipo cumulonimbus, o que pode resultar em chuvas. Esse afastamento, portanto, aponta para uma estabilidade.
Previsão de estabilidade
Durante a tarde desta segunda-feira (24), a Funceme aponta previsão de chuvas apenas na Ibiapaba, Litoral Norte e norte do Sertão Central e Inhamuns. Elas estão, inclusive, associadas à formação de áreas de instabilidade e à "influência de fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade".
Em Fortaleza e na Região Metropolitana, o esperado para o início desta semana é de que haja um predomínio de estabilidade, com pouca nebulosidade e aumento das temperaturas. Na terça-feira, por exemplo, o prognóstico é de que apenas chuvas isoladas sejam registradas.
Ainda conforme a previsão da Funceme, as temperaturas devem variar entre 31 °C e 33 °C, com ventos de intensidade moderada, de 10 km/h a 25 km/h.
Nas macrorregiões como Litoral de Fortaleza, litoral da Jaguaribana, Cariri e Centro-Sul do Sertão Central e Inhamuns, a tendência será de temperaturas acima do normal. "Essas temperaturas à tarde podem subir bastante", reforçou Fumagalli.
Com informações do Diário do Nordeste.
Avó e neta são encontradas mortas dentro de casa, no Paraná
![]() |
Foto Reprodução/Redes Sociais |
Uma mulher de 53 anos e sua neta, de 11, foram encontradas mortas dentro de casa, em Jataizinho, no norte do Paraná, no último sábado (22). Segundo a Polícia Militar, Marley Gomes de Almeida e Ana Carolina Almeida Anacleto estavam deitadas em uma cama, com sinais de violência.
Um bilhete com um pedido de desculpas foi escrito com sangue na parede ao lado dos corpos. "Deculpa mae [sic]", dizia a mensagem, que tinha uma assinatura.
Segundo o g1, avó e neta foram encontradas pelo filho de Marley, quando foi à casa da mãe para uma visita. As duas estavam com lenços amarrados no pescoço e foram cobertas por um edredom.
Investigação
Dois suspeitos prestaram depoimento na delegacia sobre o caso, mas foram liberados depois. Celulares de familiares das vítimas foram apreendidos e devem ser periciados.
Em nota, a Polícia Civil informou que a investigação está sob sigilo para "garantir a coleta segura e eficaz das provas". Não se sabe ainda as hipóteses que os investigadores estão considerando como motivação para o crime.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário