Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Viradouro é a campeã do carnaval 2024 e conquista o 3º título da história com enredo sobre serpente mítica


A Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval 2024 do Rio de Janeiro! A Vermelha e Branca de Niterói mostrou as serpentes que são objeto de culto na tradição africana. Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica dos jejes.

Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.

A Viradouro, a última das 12 escolas a desfilar, já na manhã de terça-feira (13), também detalhou as crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras.

A agremiação do Barreto liderou a apuração de ponta a ponta e, nas notas válidas, gabaritou os quesitos. Terminou com 270 pontos, ou 100% de aproveitamento. A vice, a Imperatriz Leopoldinense, ficou 7 décimos atrás, com 269,3

Juazeiro do Norte deverá ter segundo turno na eleição de 2024


A população de Juazeiro do Norte - maior município do Estado fora da Região Metropolitana de Fortaleza - está prestes a passar por uma mudança significativa na escolha dos cargos de prefeito e vice-prefeito. Com 185.585 eleitores, a Terra do Padre Cícero poderá passar a ter eleição em dois turnos já em 2024. Basta que até o fechamento do cadastro eleitoral deste ano, o município complete o número mínimo determinado em lei de 200 mil eleitores. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia têm segundo turno na eleição municipal.

A possibilidade de realização de segundo turno permite que os eleitores expressem sua vontade política de forma mais precisa. No primeiro turno, as candidaturas têm a oportunidade de apresentar suas ideias de forma mais ampla. Já no segundo turno, os dois candidatos mais votados precisam apresentar um projeto que seja capaz de convencer uma parte do eleitorado que, no primeiro turno, escolheu outros nomes. Isso fortalece a democracia e eleva o nível de aprofundamento no debate sobre a cidade.

Além disso, o maior tempo de discussão e elaboração de estratégias de comunicação com o eleitorado confere ao eleito em segundo turno, mais legitimidade para o exercício do poder municipal. O caso de Juazeiro do Norte é peculiar neste sentido. Desde a aprovação da emenda constitucional que aprovou a reeleição no País, nenhum prefeito conseguiu a reeleição no comando do Executivo do Município. Alguns, inclusive, chegaram a ser afastados do cargo por denúncias de irregularidades. Um aprofundamento do debate em torno das propostas para a cidade poderá trazer benefícios para a dinâmica política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário