Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem enfrentado dificuldades após fortes chuvas. No Icaraí uma cratera foi aberta e no bairro Conjunto Metropolitano, conhecido como Picuí, houve inundações que fizeram pelo menos 26 famílias precisarem de abrigamento.
A Defesa Civil (DC) acompanha as duas ocorrências após as intensas precipitações de terça-feira, 04. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve 95,2 milímetros (mm). Não há relato de feridos.
A Prefeitura de Caucaia informou que oferece abrigo temporário na Escola Municipal Antônio Miranda de Melo, onde os familiares estão sendo assistidos por equipes de assistência social, profissionais da saúde e outros órgãos municipais.
A DC diz seguir presente nas áreas de risco, prestando suporte e orientando os atingidos pela pluviosidade.
Para conter os danos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realiza o reposicionamento da areia na encosta, enquanto a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) mantém a área isolada, visando garantir a segurança dos moradores e organizar a circulação de veículos.
Problema de uma década no Picuí
Segundo a liderança social David Santos, 29, do projeto Seja Luz, a cena se repete há pelo menos uma década no Picuí. O envolvido na assistência explica que o grupo intensifica as ações nestes períodos críticos, oferecendo suporte aos mais vulneráveis.
“A água está baixando, graças a Deus, mas muitas pessoas ainda estão ilhadas”, relata. David destaca que, diferentemente de outras ocasiões, houve uma mobilização mais ágil da Prefeitura, permitindo que o colégio fosse aberto mais cedo para acolher os desalojados.
Apesar do recuo do alagamento, o cenário é de perda total para alguns moradores. Conforme Davi, as principais necessidades no momento incluem abrigo e alimentação.
“Todo mundo que mora na área de risco perdeu tudo como roupa, móvel, documento e eletrodoméstico”, lamenta.
À medida que os moradores retornam para as residências, a prioridade passa a ser a arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal.
“Depois, a gente vai buscar doações de roupas e, quando as chuvas passarem, iniciamos a campanha por móveis”, conta. Enquanto isso, a preocupação local é evitar que novas chuvas agravem o alagamento.
Prefeitura pede ajuda
A população pode colaborar com doações de água potável, alimentos não perecíveis, vestimentas, cobertores e itens de higiene pessoal. As contribuições podem ser entregues diretamente no abrigo ou na sede da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte, localizada na Rua Coronel Correia, 2214, Centro, Caucaia.
Por Kaio Pimentel/O POVO
Homicídio a facadas e pedradas em Jardim com acusado preso e idoso morre em Aurora ao sofrer queimaduras

Duas mortes violentas registradas nesta sexta-feira no Cariri, sendo um homicídio em Jardim e vítima de queimaduras em Aurora. Em relação ao primeiro município foi o quarto homicídio do ano ou o dobro em relação aos dois registrados no decorrer do ano passado. Por volta das 7 horas o corpo do autônomo Luiz Joaquim Berto, de 49 anos, que residia no Sitio André na zona rural de Jardim, foi encontrado por populares apresentando perfuração à faca no pescoço e tinha uma pedra no rosto.
Estava perto de uma lombada às margens da CE-390 no Distrito de Corrente na zona rural do município ao lado de uma faca. Ele costumava ingerir bebidas alcoólicas e não respondia crimes, sendo que o acusado foi preso pouco tempo depois já na feira livre de Cedro (PE). Cosmo Pereira dos Santos, de 35 anos, terminou rendido numa ação reunindo policiais militares do Ceará e Pernambuco tendo à frente o Subtenente Sócrates que é o novo comandante do Destacamento de Jardim.
FOGO – Já no município de Aurora um homem morreu após sofrer queimaduras pelo corpo na madrugada desta sexta-feira. Era o idoso Francisco Clemente do Nascimento, de 88 anos de idade, que ainda foi levado de sua casa até o Hospital Geral Ignez Andreazza, mas já chegou sem vida. Segundo informações., as queimaduras foram causadas quando manuseava álcool perto de fogo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário